Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

amigos estou trabalhando em uma placa de umidificador de ar e a mesma a principio apresentou defeito no primário encontrei a ponte retificadora aberta. troquei a mesma e o capacitor também. agora encontrei o mosfet SVD 4N60F em curto. eu tenho 3 mosfet e olhei o datashet deles e estou com duvida se posso colocar na placa. são o ( 7n60b )                  ( stp6n60fi ) ( p6nk90zfp ) se aguem poder mim ajudar fico no aguardo

• Membro VIP
Postado

Não vi os d+ d.s. mas as primeiras e principais características a comparar são tensão e corrente máximas. .. óbvio d+? 🤔

UT8d.WqXUVaXXcUQpbXK.png

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, orieva disse:

o meu o final é ( B ) e não F

🤔

18 horas atrás, orieva disse:

encontrei o mosfet SVD 4N60F em curto

...e de nada.

• Coordenador
Postado

@orieva Experimente colocar o stp6n60fi que você tem ai só para testar o resto do circuito, se tiver tudo normal compre um igual ao original ou um com capacidade maior que o original...

• 2 semanas depois...
Postado

desculpa amigo a demora para retornar no tópico 

fiquei se net por um tempo. e acabei pegando informação com um amigo e ele falou que o 7n60b daria certo

amigo coloquei e aproveitei e troquei o fotoacoplador também. mais não chega no cn1 12v e cn2 36v

parei kkk vou aguardar digas de teste dos amigos mais feras. 

• Coordenador
Postado

Geralmente os fabricantes não disponibilizam os esquemas dessas placas por serem praticamente descartáveis.

Qual o defeito que o seu umidificador esta apresentando?

Postado

amigo BCP boa tarde. eu peguei ela com o fusível aberto e com dois diodos da ponte ruim. fiz a troca dos 4 diodos , fusível e o capacitor biteludo Retirei o mosfet ( svd 4n60f )   apresentou curto no teste a frio Coloquei no lugar o mosfet  ( 7 N60B )     assim o primário apareceu na placa. mais no cv1 e cn2  ( +36v e o +12v ) não aparece. então troquei o fotoacoplador e troquei o tl431 A. ( O TL ESTOU COM DUVIDA SE TÁ BOM. era da minha sucata.    

• Coordenador
Postado

Se esse regulador estiver com defeito, a tensão no secundário vai ficar alterada, verifique primeiro de não queimou também algum resistor junto ao FET e um dos diodos do secundário,

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não conheço o circuito mas geralmente tem um ci que aplica pulsos no mosfet. Se o mosfet esteve em curto, pode ter pifado tal ci também.

Verificar as condições do circuito secundário também é bom. Curto neste interfere nas medições.

• Curtir 1
Postado

( Já olhou o reed switch que é acionado com a colmeia no lugar? )

amigo Ricardo esse aparelho não usa. quem usa o rees switch é o climatizador 

mais obrigado pela dica.

BCP esse é o pro. os resistores proximo ao mosfet são SMD e a placa tá bem "feiinha"  já  que esse aparelho trabalha com evaporação da água por isso eu queria o esquema.  

@.if

valeu amigo  vou olhar se for ele, eu desisto . vira sucata kkkk 

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@orieva No site abaixo tem um esqueminha bem básico de um umidificador, os circuitos mais "sofisticados" possuem o ajuste via botões, esse do esquema é por potenciômetro...

http://blog.novaeletronica.com.br/circuito-umidificador-de-ar-ultrasonico-caseiro/

Ou esse abaixo:

https://labdegaragem.com/forum/topics/umidificador

Talvez não sirva nem como base ai para você...

Um outro componente que pode danificar e ficar "pesando" o FET é a/as bobinas...

• 6 meses depois...
Postado

boa noite amigos. hoje tive dificuldades em entrar no forum ( não sei o aconteceu) só consegui depois que mudei a senha.

sim hoje estava sem serviço então peguei a placa do umidificador.

comecei do zero troquei os 4 diodos da ponte, coloquei o fet 7n60b troquei o fotoacoplador e fiz algumas soldas no circuito. mais infelizmente continua sem apresentar os 12v e o 32v 

o capacitor biteludo apresenta 200 dcv e vai caindo ate 53 dcv. também encontrei essa mesma tensão nos pino 1 e 2 do foto acoplador. 

vou aguardar algumas dicas dos amigos.

Postado

Sabe aquele integrado que aciona o mosfet? Um dos pinos dele recebe o retorno que vem do transistor do fotoacoplador. Pelo que entendi quando liga o equipamento a tensão no capacitor vai a 200V e depois decai para 53V. Repita o teste após algumas horas de intervalo e monitore a tensão no pino que recebe o retorno do fotoacoplador. Caso se mantenha estável então a umidade estragou o fenolite da placa e as fugas estão zoando com o controle de tensão. É defeito enjoado este mas tudo indica que está com fugas de corrente na placa.

Boa sorte, vai precisar.

Postado

você ta certo amigo a placa ta bem rui de trabalhar. qualquer soldagem já pipoca as trilhas. vou desistir e tentar conseguir uma. eu ate ja tinha procurado aqui na minha cidade mais aqui nada tem e quando tem é caro kkkk. e esse aparelho eu tava olhando na olx não encontrei igual mais parecido e so valia 60,00r kkk

• 4 meses depois...
Postado

Amigos esse aparelho ficou aqui na oficina o cliente não quis gastar comprando a placa. 

estou querendo saber dos amigos mais experiente se eu pegar uma que tem 12v e 34v tinha como fazer uma adaptação para a mesma ficar 12v e 36v ? vou postar as fotos da placa do aparelho e a que eu queria comprar para adaptar.

20210302_163353.jpg

Screenshot_2022-01-16-14-55-12.png

a primeira foto é a placa +12v e + 36v ela é 170,00r 

não compeça comprar o aparelho é mais barato kkkk

e a segunda foto é da placa que tem +12v e +34v e o preço da placa é bem em conta.  

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...