Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,esse é meu primeiro post no forum,então peço de antemão caso eu tenha postado na seção errada...Montei um computador recentemente e,por falta de money,peguei um monitor antigo daqui de casa e coloquei um adaptador VGA-HDMI nele pra usar no PC. (A placa-mãe que comprei só possui porta HDMI).

Na primeira hora de uso tava tudo bem,instalei e atualizei os drivers e os programas básicos. Porém,depois de algum tempo,a imagem começou a dar uns glitch (Vou postar alguns gifs para mostrar). De começo achei que era apenas quando eu abria algum jogo,mas depois de um tempo o problema acontecia mesmo com nada aberto no PC.

Fiz testes de estresse da CPU e da memória RAM pra ver se o motivo tava em algum hardware defeituoso,mas os programas não acusaram nada. Então um amigo meu disse que talvez o problema esteja no monitor,por ele ser antigo ou por conta do adaptador. Mas queria a ajuda e opinião de vocês sobre isso.

O monitor é um Samsung genérico e antigo,não sei ao certo as configurações dele. Usava ele como tela pro meu notebook antigo.

As configurações do PC são essas:
Placa-mãe: ASRock B450m Steel Legend;
Fonte: Corsair 750W 80 Plus Bronze CX750;
Memória: XPG Spectrix,8Gb,3000mHz;
CPU: Ryzen 3 2200g.

Desde já agradeço qualquer ajuda!

VID-20210221-WA0011.gif.44fcda4cbee8db1c745948215a56f164.gif

Postado

@Shaman93 Perdão pela demora,mas trouxe novas em relação a esse caso :D
passei o dia anterior todo tentando resolver mas ainda assim não consegui,vou explicar em resumo o que tentei:

Primeiro,eu tirei a prova definitiva sobre o monitor e,como você disse,o problema não tá nele. Tentei com um monitor praticamente novo e ainda assim aconteceu o problema.
Então partimos para os drivers. Quando montei o PC,instalei o windows 10 normalmente e atualizei os Drivers pelo Driver Booster. Pensei que talvez tenha dado algo errado nesse procedimento,então formatei o PC e reinstalei os drivers utilizando o CD que vinha com a placa-mãe e atualizei eles pelo sites das fabricantes. Porém,ainda assim o monitor continuava dando glitch e,em alguns testes em jogos,a tela do game congelava (o som permanecia,no entanto) ou até mesmo dava tela azul ( Vulgo Video_TDR_Failure ).

Após algumas mudanças de resolução (tentei deixar as coisas em 720p pra ver se algo melhorava) sem sucesso,tentei atualizar a BIOS da placa-mãe e refiz todo o procedimento: formatei,reinstalei os drivers e atualizei eles. E de novo,sem sucesso. A imagem ainda ficava zoada e o desempenho em jogos era praticamente nulo.

Depois desses testes comecei a pensar que talvez o APU tenha vindo com defeito,mas não tenho certeza.

Postado

@Mateus R. Instala os drivers diretamente do site da fabricante, tanto do chipset B450 quanto da APU...o CD da placa-mãe não vem com driver de vídeo.

Drivers do Chipset B450 https://www.amd.com/pt/support/chipsets/amd-socket-am4/b450

APU https://www.amd.com/pt/support/previous-drivers/apu/amd-ryzen-processors/amd-ryzen-3-desktop-processors-radeon-vega-graphics/amd-ryzen-3-2200g

Recomendo a instalação limpa do driver, você pode utilizar o DDU para remover o antigo, ou formatar a máquina novamente (já que foi zerada recentemente).

EDIT

Corrigi o link, eu havia colocado os drivers do Ryzen 3 3200G, agora está correto.

• Curtir 1
Postado

3 horas atrás, Leokmi disse:

@Mateus R. Instala os drivers diretamente do site da fabricante, tanto do chipset B450 quanto da APU...o CD da placa-mãe não vem com driver de vídeo.

Drivers do Chipset B450 https://www.amd.com/pt/support/chipsets/amd-socket-am4/b450

APU https://www.amd.com/pt/support/previous-drivers/apu/amd-ryzen-processors/amd-ryzen-3-desktop-processors-radeon-vega-graphics/amd-ryzen-3-2200g

Recomendo a instalação limpa do driver, você pode utilizar o DDU para remover o antigo, ou formatar a máquina novamente (já que foi zerada recentemente).

EDIT

Corrigi o link, eu havia colocado os drivers do Ryzen 3 3200G, agora está correto.

Então,fiz o procedimento pelo DDU...Baixei os drivers dos links,iniciei em modo de segurança,rodei o DDU e depois instalei os drivers. Atualizei pelo software da Radeon e aparentemente ocorreu tudo bem.
Pra tirar a prova concreta eu baixei um jogo pela Steam (Bioshock),um jogo de 2007 e deveria rodar nesse setup. (O próprio programa da Radeon mostra que o jogo é compatível e atende os requisitos)
Resultado: o jogo rodou durante aproximados dois minutos e logo depois a tela travou,ficou chuviscando (Parecido com aqueles efeitos de TV) e depois a tela ficou verde.Não consegui mexer em nada e o computador reiniciou. Nenhuma mensagem de erro apareceu quando o PC ligou novamente.

Testei o jogo pela segunda vez e por incrivel que pareça ele rodou bem liso com tudo no máximo. Porém,vez ou outra a tela começa a dar glitch (semelhante ao que mandei no primeiro post) e logo depois o glitch para.
Sinceramente n sei mais o que tentar pra solucionar isso e to quase pedindo o reembolso do APU hahah

EDIT
Inclusive notei uma coisa interessante,esse erro aparece quando tento abrir algum jogo ou até mesmo o navegador. Já fucei as opções proximas ao erro mas não tem nada de relevante. 

152757987_123053529723111_386031639741291666_n.jpg

Postado

@Mateus R. Como a memória RAM compartilha recursos para a APU funcionar como deveria, seria interessante testa-las utilizando o memtest, você já viu se a fabricante dos chips da sua memória são os mesmos nos dois módulos ? A mesma memória, mas com chip de fabricantes de diferentes também pode causar tela azul (Video_TDR_Failure).

Continuando, por teste você pode reduzir a frequência da sua memória RAM, de 3000Mhz para 2400Mhz e observar o comportamento.

Última opção, ao meu seria testar com o HDMI conectado diretamente na placa-mãe, excluindo o uso de adaptadores. Mas sinceramente, isso está me parecendo problemas de driver, de qualquer forma não iremos descartar hardware, tentaremos outros passos, do contrário melhor acionar o RMA.

• 7 meses depois...
Postado

Conseguiu resolver? Já testei outras memória e o krlh, fiz downgrade de BIOS e nada tô com o mesmo problema com a mesma placa-mãe só que com um athlon 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!