Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul ou travamento total


Brendow
Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

A situação é a seguinte, meu PC por volta de 1 semana fica dando ou tela azul ou trava por completo, após isso fica uns meses sem apresentar esse problema e volta indefinidamente e vivo esse ciclo aleatóriamente , a maioria dos jogos apresentam problemas/fecham sozinho sem apresentar erro (isso quando não ocorre a tela azul ou o travamento). Não faço ideia do que pode ser , a única pista que tenho quanto a hardware é processador/memória/placa-mãe, quanto as memórias fiz testes de estresse e apenas testes por meio de software o que pode talvez descartá-las como problema,quanto a SSDs/discos rígidos descarto a possibilidade devido a mesmo formatando o sistema o problema persiste,a placa de vídeo é nova e ocorria mesmo como a antiga o que também a descarta como problema. Qualquer ajuda ou solução para meu problema estarei agradecendo.
PC Espec:
Processador:I7-7700k (4.20 Ghz)
Placa de vídeo:RTX 3070
placa-mãe: Sabertooth Z170 Mark 1
Memórias: 2 Memoria DDR4 de 8 Gb  (Corsair Vengeance LPX)
Ssd/Hd: 1 Ssd de 480 Gb + 3 HD de 1 Tb
Fonte : Smart BX1 de 650W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Sistema Operacional: Windows 10 64 Bits (o mais importante esqueci de mencionar)
As temperaturas estão ok e dentro do normal de cada produto até então (poderia sugerir algum programa de monitoramento apenas de temperatura?)
Recentemente descartei um HD problemático que inclusive graças ao HD TunePro, achei que resolveria o problema mas não resolveu mas resolveu um problema que estava causando lentidao no PC, estou trabalhando apenas com o SSD na esperança de resolver meu problema com a tela azul/travamento.
Não sei se isso ajuda mas isso não acontecia no meu PC antigo antes da troca de fonte e placa de vídeo (mas o problema da tela azul e travamento acontecia mesmo assim) mas ao ligar meu PC emite 1 bipe longo ( sei todos os outros significados dos bipes mas não achei o significado de um único longo)
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, Brendow disse:

Recentemente descartei um HD problemático que inclusive graças ao HD TunePro, achei que resolveria o problema mas não resolveu mas resolveu um problema que estava causando lentidao no PC

O HDTune serve para analisar o HD e não para resolver problemas.

 

 

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV
Sobre o HD Tune Pro eu resolvi o problema descartando literalmente o HD, apresentava problemas de setor... 

Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);

Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
A fonte é da Thermaltake modelo Smart BX1 , uso o computador no estabilizador

 

Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);

Uso alguns adpatores para reconhecimento bluetooth de controle de xbox e extensor de usb

 

Você faz overclock no seu PC?

Não faço overclock e nunca fiz (nem arrisco)

 

Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

Utilizei o driver booster para "facilitar" após uma formatação.

 

image.png.3b8f9203544c28689145049f4c7d4519.png

LogsColetados.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
Em 08/03/2021 às 11:14, Brendow disse:

A fonte é da Thermaltake modelo Smart BX1 , uso o computador no estabilizador

Descarte-o. Estabilizadores são um dos maiores geradores de problemas em computadores pois não cumprem o que prometem e prejudicam o bom funcionamento da fonte (além de gerarem outros problemas). Estabilizadores são mania brasileira, só no Brasil essa tralha é vendida. O brasileiro tem todos seus aparelhos domésticos ligados diretamente na tomada sem nenhum problema, mas quando se trata de computador, ele teima em achar que precisa de estabilizador. Estabilizadores JAMAIS devem ser utilizados não importa a ocasião, MUITO MENOS em uma fonte com PC Ativo.

 

Veja este artigo para entender mais sobre o assunto:

 

https://www.oficinadanet.com.br/post/10701-porque-parar-de-usar-o-estabilizador

 

Veja estes vídeos para entender mais sobre o assunto:

 

 

 

 

 

-----------

 

Em 08/03/2021 às 11:14, Brendow disse:

Utilizei o driver booster para "facilitar" após uma formatação.

Como eu disse, esses programas geralmente são os responsáveis por gerarem problemas no Windows. Esqueça a "facilidade" pois drivers devem obrigatoriamente ser baixados do site do fabricante e não de programas de terceiros. Remova esse software do seu PC.

 

image.png

Existem alguns logs no visualizador de eventos indicando para um erro ou instalação corrompida no "nvlddmkm", que é um driver de vídeo da Nvidia.

 

image.png

Diversos erros de disco, provavelmente pararam após você remover o HD defeituoso.

 

image.png

Além de existirem alguns erros apontando para falhas graves de hardware (porém, datadas do mês passado). Não sei dizer se elas também estão apontando para o disco rígido defeituoso ou para outra peça.

 

--------

 

Primeiramente, desinstale seu driver de vídeo:

Baixe o DDU, esse programa serve para desinstalar drivers específicos.

https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

 

Faça o seguinte:

1- Baixe o programa

2- Entre no modo de segurança:

Vá em iniciar > msconfig > inicialização do sistema > marque a opção inicialização segura > OK e reinicie o PC.

3- Utilize o DDU para remover o driver de vídeo, utilizando a opção "Limpar e reiniciar".

4- Refaça o procedimento 2, dessa vez desmarcando a opção de inicialização segura e reinicie o computador.

Dessa forma, o DDU irá remover o driver de vídeo enquanto está no modo de segurança e então basta refazer o procedimento para sair deste modo.

 

Após isso, baixe e instale o seguinte driver: https://www.nvidia.com/pt-br/drivers/results/170467/

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Eu me equivoquei sobre a questão do estabilizador na verdade utilizo de um nobreak apc 1600...
Fiz os procedimentos recomendados relacionados ao driver da nvidia e farei testes , se caso resolver meu problema voltarei com uma resposta e marcarei o tópico como solucionado. Obrigado e desde já agradeço.

@GabrielLV Aparentemente o problema foi resolvido sem mais telas azuis ou jogos fechando... obrigado pela ajuda, resolveu um problema de meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!