Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock RAM de 3200 para 3600mhz


guizzin

Posts recomendados

Olá,

estava pesquisando sobre overclock de memória e me deparei com esse video do Tito. Minhas memórias são exatamente essas do vídeo e com o mesmo chip. Minha dúvida éposso realizar os procedimentos do vídeo tranquilamente? Recomendam alguma mudanças nos timings?


Segue abaixo prints do Taiphoon Burner e do CPU-z e minha config

 

Minha config:

Ryzen 5 5600x

TUF Gaming B550m plus

Ram 16gb 3200mhz (2x8)

 

 

ram cpu-x.png

taiphoon ram.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guizzin Então está mais do que protegido, aplique as configurações do vídeo e faça alguns testes, formulas prontas não são mágicas, se adquirir um pouco mais de conhecimento vai mexendo nas voltagens e nos timings, não tenho muita experiência em overclock de RAM mas acredito que vai sair um bom resultado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, guizzin disse:

Minhas memórias são exatamente essas do vídeo e com o mesmo chip. Minha dúvida éposso realizar os procedimentos do vídeo tranquilamente? Recomendam alguma mudanças nos timings?

Eu não concordo tanto com 1.45v, e também não acho lá o mais indicado só jogar os timings assim direto... mas não é como se a gente pudesse te impedir de tentar.

 

Na real, eu tentaria ver 1.4v. E se vai tentar 3600mhz, já tente logo ir mais além ainda e chegar em 3800 ou 3866, naturalmente que ajustando os timings de acordo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, guizzin disse:

@Imakuni @Matheus de Oliveira Reis certo então, vou pesquisar mais sobre e vou tentando
valeu!

Tem alguma recomendação de guias ou tutoriais sobre o assunto? Na internet acho conteudo antigo e não sei se eles se aplicam para situações atuais

Boa sorte, OC de RAM é mais no feeling do que no guia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

fiz como o@Imakuni recomendou e tentei por 3866mhz a 1.4v e os resultados foram os seguintes

                                     ANTES                                                                                                        DEPOIS

Screenshot_1.png.87c3265c44cf0029f770bbf71964ba0a.png                  Screenshot_3.png.793e080103a36e3ffe187eab3c853909.png

 

Os timings ficaram aceitáveis? Algo que não entendi é o Uncore Frequency, o que ele significa e por que o valor ficou baixo assim?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, guizzin disse:

Os timings ficaram aceitáveis?

Se estiver estável (o que eu duvido), sim.

 

49 minutos atrás, guizzin disse:

Algo que não entendi é o Uncore Frequency, o que ele significa e por que o valor ficou baixo assim?

É a frequência do cache do processador. Normalmente ela é igual ao clock real da RAM, ou seja, deveria estar em 1933. Mas quando a frequência é muito alta, a placa-mãe decide cortar na metade e fazer o desempenho despencar: ele piora com o OC de RAM. Vá na BIOS e fixe manualmente para ficar igual e resolver isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Imakuni disse:

Se estiver estável (o que eu duvido), sim.

Estou usando o pc há umas 2 horas e me parece ok, mas mesmo assim, qual teste de memória posso fazer para testar estabilidade?

 

12 minutos atrás, Imakuni disse:

Vá na BIOS e fixe manualmente para ficar igual e resolver isso.

10 minutos atrás, Yan_ disse:

tRC tá muito alto, baixa pra pelo menos 60 - 58

 

 Certo, não consigo reiniciar o computador agora, mas daqui uns 20-30 min faço as alterações e dou um retorno aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, guizzin disse:

Estou usando o pc há umas 2 horas e me parece ok, mas mesmo assim, qual teste de memória posso fazer para testar estabilidade?

Prime95 Large e Memtest.

 

Dito isso, não adianta testar agora porque você vai ter que mexer de novo quando arrumar o problema do Fclk e Uclk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, guizzin disse:

@Imakuni O resultado foi esse:

Você fixou também Fclk? Se não, faça isso.

 

3 minutos atrás, guizzin disse:

Sobre o teste no prime95, só apertar ali em OK e deixar rodando ou devo configurar alguma coisa?

Fique de olho na temperatura do processador para não passar muito dos 80. Fora isso, deixe por algumas horas rodando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/03/2021 às 13:26, guizzin disse:

Screenshot_2.png.36c3e2520e84fbc6da09b467f6c411df.png

Opa, voltei aqui com algumas dúvidas. Até hoje, o pc não apresentou problemas depois do OC, mas fui ver o CPU-Z e me surgiu a duvida sobre o que é esse FSB:DRAM. E o valor dele? Está ok?
Além disso, fui conferir a memória no ZenTimings porém aparece esse erro

image.png.d1040f1841e2a680f886372f844ebe2c.png

 

 

e o programa fica assim. Sabe o que pode ser?

image.png.7b5f4e783a8cc06e3d67fa07614ba269.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

@Imakuni Eu tenho uma ASUS tuf B660m plus D4, i5 12600kf e memórias Netac shadow 3200 cl14, já estudei vários conteúdos na internet sobre oc de memória e bem eu fiz um oc pra 3600 cl16 1.40v porém em tudo que vi sempre falam do FCLK mas não encontro na minha placa então meio que deixo tudo no auto e mudo só a frequência(3600) a tensão e os timings(16 18 18 38) mesmo no auto o tRC é setado a 58. Usei o Testmen5 e HCI Memtest e não apresentou nenhum erro, acha que tá bom ou dá pra melhorar? 

@3200 CL14.png

@3600 CL16.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ALW3ID4 disse:

@Imakuni Eu tenho uma ASUS tuf B660m plus D4, i5 12600kf e memórias Netac shadow 3200 cl14, já estudei vários conteúdos na internet sobre oc de memória e bem eu fiz um oc pra 3600 cl16 1.40v porém em tudo que vi sempre falam do FCLK mas não encontro na minha placa então meio que deixo tudo no auto e mudo só a frequência(3600) a tensão e os timings(16 18 18 38) mesmo no auto o tRC é setado a 58. Usei o Testmen5 e HCI Memtest e não apresentou nenhum erro, acha que tá bom ou dá pra melhorar? 

Comece criando um tópico dedicado ao em vez de reviver um que não tem nada a ver com seu setup.

 

Mas já adiantando, é claro que você não vai achar FCLK na sua placa-mãe: isso é uma coisa dos Ryzen da AMD, não de processador intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Comece criando um tópico dedicado ao em vez de reviver um que não tem nada a ver com seu setup.

 

Mas já adiantando, é claro que você não vai achar FCLK na sua placa-mãe: isso é uma coisa dos Ryzen da AMD, não de processador intel.

Certo. Eu sou novo aqui, criei uma conta só pra pedir a sua ajuda, o que devo fazer para você me ajudar e me dá umas dicas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, ALW3ID4 disse:

Certo. Eu sou novo aqui, criei uma conta só pra pedir a sua ajuda, o que devo fazer para você me ajudar e me dá umas dicas?

Procure a sessão do fórum que diz respeito ao seu assunto (pode ser essa de overclock mesmo), aperte o botão de novo tópico e descreva sua situação e que tipo de ajudar você gostaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!