Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Dúvida em qual placa-mãe comprar para Ryzen, já estou decidido de pensar em uma b450 que vai ter suporte para a próxima geração, mas qual melhor custo benefício? Porque não quero gastar muito, mas também não quero ter que troca-la daqui uns anos, a melhor seria a Steel legend? Que está 750 reais. Tem da gigabyte b450 dsh3 por 540 é muito mais fraca em dissipação? Da pra colocar um Ryzen 5600x de boas futuramente? Qual indicam

Postado

Tendo dissipador nos VRM e não sendo Colorful / BIOSTAR, já serve e não vai ter tanta diferença entre elas assim.

Eu particularmente gosto das placas-mãe MSI, e você deve evitar placas da Gigabyte que tenham a porcaria da DualBios; eu também não sou tão fã das bios da Asrock. Mas aí já é preferência.

Postado

@Danimar 96 Tem que ver se elas já vem com o BIOS atualizado para aceitar a série 5000, senão você vai ter que colocar um processador da série 3000 para poder dar update no BIOS primeiro.

Eu recomendo seriamente você pegar uma B550 para combinar com esse 5600X.

Postado

@Danimar 96Depende de qual é sua CPU atual. B450 é universalmente compatível (de 1ª a 5ª geração, ela suporta quase tudo), mas se você tiver uma CPU de 3ª geração sem vídeo integrado ou de 4ª ou 5ª gerações, então uma B550 é mais interessante. Se quiser economizar e comprar bem, as melhores opções são a B450M DS3H para chipset B450 e B550M DS3H ou Asus TUF Gaming B550M-Plus para B550. Todas elas suportam bem o 5600X e tem boa capacidade de arrefecimento se instaladas em um gabinete bem ventilado, o que é importante com qualquer placa-mãe. Se quer fazer OC, aí a coisa já muda de figura, pois dependendo do quanto quer investir em OC aí a placa-mãe tem que ser mais robusta, apesar de ser sempre MUITO melhor gastar a grana de uma MB mais cara em uma CPU mais potente.

6 minutos atrás, Imakuni disse:

e você deve evitar placas da Gigabyte que tenham a porcaria da DualBios

O que há de errado com a DualBios? As que tenho usado para montar PCs não me deram nenhuma dor de cabeça. Há algum problema generalizado com essas BIOS?

Postado
2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Danimar 96Depende de qual é sua CPU atual. B450 é universalmente compatível (de 1ª a 5ª geração, ela suporta quase tudo), mas se você tiver uma CPU de 3ª geração sem vídeo integrado ou de 4ª ou 5ª gerações, então uma B550 é mais interessante. Se quiser economizar e comprar bem, as melhores opções são a B450M DS3H para chipset B450 e B550M DS3H ou Asus TUF Gaming B550M-Plus para B550. Todas elas suportam bem o 5600X e tem boa capacidade de arrefecimento se instaladas em um gabinete bem ventilado, o que é importante com qualquer placa-mãe. Se quer fazer OC, aí a coisa já muda de figura, pois dependendo do quanto quer investir em OC aí a placa-mãe tem que ser mais robusta, apesar de ser sempre MUITO melhor gastar a grana de uma MB mais cara em uma CPU mais potente.

O que há de errado com a DualBios? As que tenho usado para montar PCs não me deram nenhuma dor de cabeça. Há algum problema generalizado com essas BIOS?

Se funcionasse como deveria, seria ótimo. O problema é que você não tem controle e a placa ativa aleatoriamente. Por exemplo, o PC falhou em dar boot algumas vezes por causa de overclock de RAM? Ooops, dual bios troca de bios sem você saber. Caiu luz e o PC ficou piscando? Ooops, lá vai dual bios colocar na secundária, que não está atualizada e por isso não suporta seu processador, fazendo com que o PC não ligue até que a placa-mãe decida voltar para a principal. Deixou o PC delisgado por 2 meses? Adivinha, a placa-mãe decidiu trocar a BIOS para você.

Eu posso te falar com propriedade: todas essas situações já ocorreram comigo. DualBIOS = lixo, não custava nada colocar uma chave seletora e transformar isso em um recurso que diferencia a gigabyte da concorrência ao em vez de um detrimento que incentiva o consumidor a não comprar.

• Curtir 2
Postado
2 minutos atrás, Imakuni disse:

Se funcionasse como deveria, seria ótimo. O problema é que você não tem controle e a placa ativa aleatoriamente. Por exemplo, o PC falhou em dar boot algumas vezes por causa de overclock de RAM? Ooops, dual bios troca de bios sem você saber. Caiu luz e o PC ficou piscando? Ooops, lá vai dual bios colocar na secundária, que não está atualizada e por isso não suporta seu processador, fazendo com que o PC não ligue até que a placa-mãe decida voltar para a principal. Deixou o PC delisgado por 2 meses? Adivinha, a placa-mãe decidiu trocar a BIOS para você.

Já tive situação similar a que você falou de trocar de BIOS espontaneamente por causa de erro de memória. Ainda sim no manual tinha uma combinação de teclas no boot que mudava a BIOS. Todas as MBs que tem Dual Bios tem funções similares que dão controle ao usuário para mudança, reset e update da BIOS. Acho que você deu muito azar. A única vez que tive problemas similares foi com um sistema que eu estava configurando e testando para atingir seu desempenho ideal, mas depois que entreguei pronto (e já configurado e testado) não apresentou qualquer anomalia.

Ah, e quando aconteceu a mudança espontânea eu fui eventualmente no manual tentar entender a razão, pois eu achei que a BIOS primária tinha morrido (depois de vários testes). O que havia ocorrido, na verdade, foi justamente comutar para a BIOS incompatível com a CPU.

Postado
agora, WOZ Dods disse:

Já tive situação similar a que você falou de trocar de BIOS espontaneamente por causa de erro de memória. Ainda sim no manual tinha uma combinação de teclas no boot que mudava a BIOS. Todas as MBs que tem Dual Bios tem funções similares que dão controle ao usuário para mudança, reset e update da BIOS. Acho que você deu muito azar. A única vez que tive problemas similares foi com um sistema que eu estava configurando e testando para atingir seu desempenho ideal, mas depois que entreguei pronto (e já configurado e testado) não apresentou qualquer anomalia.

Justo, se você sabe que o problema é a troca de bios, tem como arrumar...

...mas se não sabe, aí fica complicado. Ninguém vê que o PC não está ligando e pensa logo de cara "minha placa-mãe trocou a bios sem eu saber". Ou então no caso em que o PC liga normalmente, mas como trocou sem você ver, você perde o seu perfil de OC de RAM ou a configuração de hot swap de portas satas e quando vai fazer isso o PC dá BSOD porque não estava esperando. São casos raros, concordo, mas eu não fico feliz em pagar ou recomendar que uma pessoa com pouco conhecimento pague centenas de R$ em um produto que pode ter esse problema por simples incompetência do fabricante.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni Concordo, mas acho que toda tecnologia nova tem seu período de adaptação. Tem muita gente literalmente traumatizada até hoje por causa das portas SATA (que davam muito problema em BIOS antigas na época que SATA II foi implementado), de dual channel, todo mundo morrendo de medo de comprar memórias e não funcionar como acontecia na época das DDR2 e um pouquinho na DDR3... As tecnologias novas sempre causam esse tipo de impacto, por isso é importante saber fazer troubleshooting (ou ter um técnico que sabe, :D). Concordo que passar por esse tipo de experiência pode ser muito chato, mas eu já passei por tanta coisa mais simples que me deu tanta dor de cabeça que penso ser meio que ossos do ofício. Faz parte da modularidade, que é justamente o grande atrativo do PC tipo desktop. 

Agora que chegou a tal smart access memory vamos ver uma infinidade de problemas surgirem (mentira, já estão bem visíveis casos bizarros na internet), fora tantas outras tecnologias que a Nvidia, por exemplo, andou implementando prematuramente e causando todo tipo de problema. Enfim, acho que é normal, e saber consultar fóruns e procurar a ajuda dos colegas, ou até mesmo dos fabricantes, é o que nos salva de uma infinidade de frustrações.

Postado

@Imakuni Qual MSI você tem? A maioria é 1k

@fabkinder Na verdade eu não tenho o 5600x né, só dei um exemplo se a placa suportaria tal processador tranquilamente. Mas b550 seria também uma boa opção já que o preço não muda muito

@WOZ Dods Cara minha cpu atual é DDR3 am3/am3+. E ainda tenho um processador am3 kk, mas acredito que vocês vão concordar comigo ao ver que o upgrade para um Fx6300 ou FX 8300 em pleno 2021 não vale mais a pena. Portanto a ideia é mudar de plataforma, e dos Ryzen no meu ver é aquela que nos dá muito mais opções de upgrade. Mas você tem toda razão em falar que devemos investir em uma placa melhor que um processador. Mas escolher a placa-mãe agora é um pouco complicado e os preços subiram muito. 

• Curtir 2
Postado
11 horas atrás, Danimar 96 disse:

Cara minha cpu atual é DDR3 am3/am3+. E ainda tenho um processador am3 kk, mas acredito que vocês vão concordar comigo ao ver que o upgrade para um Fx6300 ou FX 8300 em pleno 2021 não vale mais a pena. Portanto a ideia é mudar de plataforma, e dos Ryzen no meu ver é aquela que nos dá muito mais opções de upgrade. Mas você tem toda razão em falar que devemos investir em uma placa melhor que um processador. Mas escolher a placa-mãe agora é um pouco complicado e os preços subiram muito. 

Entendo sobre sua CPU atual. Esse seu FX ainda dá um caldo, então se preferir só pegar uma GPU agora ainda vai ter tempo para observar os preços e comprar tudo quando encontrar promoções, que por sinal considero o cenário ideal.

Sobre a MB, eu mencionei que penso justamente o contrário. Acho desperdício quando pessoas gastam com MBs de alto custo quando não vão fazer uso dos recursos que elas dispõe. A grande verdade é que a grande maioria dos recursos adicionais não são utilizados pelo usuário mesmo ao longo de toda a vida útil de um computador. Coisas que considero essenciais hoje são que a MB tenha 4 slots de memória (memória, você deve concordar, é quase garantido fazer upgrade ao longo da vida útil de um PC), que tenha dissipador no VRM (importante para os Ryzen de maior TDP), que seja de boa marca (considero Gigabyte, Asus e MSI as mais duráveis), e que tenha pelo menos um slot M.2 NVMe/SATA. Todo o restante, todos os demais recursos, podem ser úteis ou não, mas fazer questão deles sem ter a certeza da necessidade geralmente significa jogar dinheiro fora. Lembro da época que as pessoas faziam questão de ter 10 portas SATA, mas só utilizaram duas até dispensarem o PC. Hoje temos WIFI e BT integrados, o que encarece uma MB 1000+ reais, mas custaria 400 para ter os dois recursos com qualidade superior aos integrados, dentre tantas outras coisinhas do tipo.

Enfim, recomendo muito que avalie se terá mesmo necessidade de fazer OC e se será algo realmente sério, pois OC toda MB faz, só que para OC pesado é necessário uma MB mais robusta, como disse acima, o que também acaba sendo um desperdício de dinheiro pois esse mesmo valor poderia ser empregado em outros componentes (inclusive a CPU) para aumentar o desempenho efetivo da máquina. Gastar pesado em OC é algo que considero interessante só para quem tem muito dinheiro, ou pouco juízo, ou muita empolgação ou os três.

Postado

@WOZ Dods Não penso em fazer OC em processador, até porque na maioria das vezes o que se limita antes é a GPU então porque fazer OC em um processador que usa no máximo 60%. Falo um exemplo como uma GTX 1650 com um simples R5 2600. Ou um R7 2700 o processador vai ser o limitador em uma Gpu muito boa como 2060 pra cima. o que nos valores de hoje pouca gente compraria. Essa CPU atual que tenho é uma MB Gigabyte que tenho a uns 8 anos, nunca se quer me deu um problema e funciona de boas até hoje. Então pra mim essas marca é muito confiável. Sobre os preços não dá pra saber, vou aguardar, mas vi um anúncio de um R7 1700x por 500 eu vou comprar a mesma coisa kk. E deixo guardado ou a venda por 750 +-

@WOZ Dods Esse anúncio será que é verídico? O preço está bom 

https://m.extra.com.br/placa-de-video-power-color-radeon-rx-580-8gb-red-14419583/p/14419583?utm_medium=cpc&utm_source=GP_PLA&IdSku=14419583&idLojista=12231&utm_campaign=prod_shopping_3p&gclid=Cj0KCQiA-aGCBhCwARIsAHDl5x9LvMva_T6EKCoamJIej4gNtDKv36J_wEVKvwTgkN00Buxb-9Mn1VUaAiuHEALw_wcB

Já que na Kabum uma rx 570 já está 2k

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Danimar 96 disse:

Sobre os preços não dá pra saber, vou aguardar, mas vi um anúncio de um R7 1700x por 500 eu vou comprar a mesma coisa

Me fala onde viu que passo lá pra comprar agora! 1700X é muita CPU para esse valor.

7 minutos atrás, Danimar 96 disse:

"Vendido e entregue por Olist"

Olhe essa loja no reclameaqui antes de comprar e cobre a NF. Não sou fã de powercolor, mas por esse preço é difícil de resistir.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!