Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos, tô dando uma estudada pela Internet no que o pessoal chama de "bleed resistor". Mas sabe como é, esse negócio de Internet... Então estou meio encafifado com o seguinte:

na saída da fonte tem 25v-0v-25v cc, com 2 capacitores de 4700uF, um de cada lado.

Usando esse site aqui encontrei que se botar duas R=2200 para 3w, uma entre +25v e 0v e outra entre 0v e -25v, e cortar a energia, leva 9,6 segs. para cada capacitor ficar com 9,9v, o que parece bom já que o circuito - um amplificador - desliga automaticamente abaixo de 10v.

Mas fico pensando no capacitor e no resistor: será que tá certo deixar essas resistências ali, sendo torradas o tempo todo? E o capacitor, será que não prejudica ser descarregado tão rapidamente assim? E afinal, será que esses resistores não ficam drenando energia que o certo era ir para o amplificador? É que a opção de deixar descarregar normalmente, através do amplificador também não acho - mas minha prática nisso é quase inexistente - tão seguro assim.

Poderiam dar uma ajuda, um parecer aqui, por favor?

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

o capacitor, será que não prejudica ser descarregado tão rapidamente

não pois não é o tempo todo.

3 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

esses resistores não ficam drenando energia que o certo era ir para o amplificador

ficam.

4 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

deixar descarregar normalmente, através do amplificador também não acho - mas minha prática nisso é quase inexistente - tão seguro assim

Siga a prática e não crie caso com isso. A não ser que presenciou, comprovou tecnicamente e por mais de 3 vezes em equipamentos caríssimos diferentes que a descarga lenta provocou dano.

Em tempo: circuito rabo quente tem mesmo um R em paralelo pra descarregar cap. É norma. E já tomei choque por não descarregar.

• Curtir 1
Postado

O que aconteceu, @.if, é que fui testar se a PCB funciona (funcionou) e, para descarregar esses capacitores antes de seguir com a montagem, uma vez fui curto-circuitar com um pequeno alicate através dos terminais de dois caps de 100nF que estão em paralelo com o 4700uF, os únicos que estão expostos, e o estalo que deu foi tão violento que a faísca comeu metade do terminal, deixando-o fininho. Troquei e, testando de novo, descarreguei tocando as trilhas, que são bem gordas, fez um buraco no cobre, do lado positivo. Fiquei com a impressão de que ali a coisa é forte...

20210325_101651.jpg.e7bbd0f674a49477fc627e2789fb6c47.jpg

O capacitorzinho perneta tá no lixo mas a trilha... olha lá.

Seguindo sua orientação, vou colocar os dois R=2200 / 3W, um de cada lado, cobrir as trilhas com estanho e pronto.

---

Não está dando certo. A PCB está bem apertada

20210325_104623.jpg.79011313322b118cf9286350eff914fa.jpg

o corpo dos resistores ficariam muito perto do corpo dos capacitores, e os dois R=2200 são reaproveitados e estão com os terminais muito curtos. Que tal colocar

1 - 1K para 1w ou

2 - 180R para 5w

3 - Como 1k tem mais de 4, pondo em paralelo, poderia ser 500R para 2w

O que parece ser melhor?

• Membro VIP
Postado

50 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

O que parece ser melhor?

O menos ruim é o que consome menos.

Se eu fosse você apenas descarregaria ao dar manutenção. Um R de 10 a 47R descarrega rapidão sem faísca.

Passado sempre presente... antigamente descarregava tubo de monitor com uns 10 resistores de 1M dentro de uma caneta bic. De um lado fio com garra jacaré, e na ponta da caneta um preguinho. Isso era pra evitar o estalo que dava... além do susto, o PEM poderia danificar componentes...

disparador4_thumb.jpg😁

• Haha 3
Postado

E que tal usando esse relé?

765455497_Semttulo.jpg.824faa213b3c3bb29f1da790003f9353.jpg

Tem esse relé filho único aqui, só que

1 - não diz nada sobre corrente contínua

2 - a bobina é para 24v

Sobre a bobina, como tem 25v aqui, um ou dois 1N4001 em série resolve, né?

Agora sobre os contatos... é um relé duplo, então dá para por 25v de cada lado, nos terminais normalmente fechados, e daí, via os 180R de 5w, para o terra, pelos terminais COM.

O legal é que dá para fixá-lo fora da PCB, num canto da caixa da fonte.

Será que quem aguenta 12A 277v aguenta (180ohm/25v) 0,14A 25v só que de cc? Se bem que aí seria no tranco, não seria como os resistores que ficam o tempo dodo ali...

1 hora atrás, .if disse:

Um R de 10 a 47R descarrega rapidão sem faísca.

De 10ohm/5W tem aqui, @.if. Mas aí a pancada não seria mais forte?

1 hora atrás, .if disse:

Se eu fosse você apenas descarregaria ao dar manutenção.

entendi... meu temor é forçar o também filho único e descontinuado LM4780. Se deixar ele descarregando os 4700uF, se tiver sinal, vai rapidinho, uns 2 segundos, mas sem sinal... não medi mas seguramente leva mais de 10 segundos (que depois disso deixei prá lá, parei de contar). Tem uma proteção anti-tensão baixa mas, sei lá... como é o único, quem sabe ainda dá ara usar uns anos?

• Membro VIP
Postado

Amigo a pancada é fraca se comparada ao PEM que você gerou na trilha. Aquilo pode ter ultrapassado 100A. No caso 10R vai dar mixurucos 2.5A por milésimos de segundo. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

como tem 25v aqui

Já que não consegue superar a paranóia, coloque 1K 1W (ou do gênero) em paralelo com os 4700uF. Colaborando com sua nóia, coloque led pra "ver" que descarregou MESMO. Assim que ele apagar você pode dormir em paz.

• Haha 2
Postado
1 hora atrás, .if disse:

você pode dormir em paz.

Tá, bom, led prá acalmar, rs... âmbar difuso com 2k2 antes, prá brilhar bem suave...

Mas se esse relé aí servir, tô pensando em dar uma complicada, simplificar prá quê, né?, rs...

Na verdade, quando percebi o relé ali, lembrei de um circuito de retardo trazido pelo amigo @Renato.88 e que está funcionando muito bem. Só que lá a alimentação é de 5v e ele corta a saída do amp para os alto-falantes, que é pouca tensão / corrente.

Aqui seriam 23,6v (25v - 2 diodos) e pelo contatos passariam 25v. Como o amp vai puxar uns 2A, 2,5A... será que aquele relé lá serve para essa cc? Ele diz que serve até para 227v / 12A mas de ca...

Bom, o retardo nem são tantos componentes assim. O relé e os R de "sangria" (feio, né? "bleed resistor", bah...) podem ficar fora dela...

Se o relé servir, o amp ficaria protegido até da corrente in rush, do trafo + 4700uF... Protege na entrada, protege na saída, tratado a pão-de-ló, porque não? rs...

(A Mouser ainda tem 3 desses amp em estoque, e cada um custa US$ 150! Eu comprei o meu faz tempo e paguei o que hoje é uns R$ 30...)

Enfim... dei uma rabiscada, fiquei pensando no R da base do BC548... será que precisa mudar ele? Ou alguma outra coisa... Que tal?

fonte.thumb.jpg.1e630c3c7e7dbb5e648a97482aeb7c25.jpg

• Membro VIP
Postado

Mas o cara é insistente mano... aff...

Seu caminho está semi certo. Seu relé deve atuar na ausência da rede. Pra esta façanha deve sentir a queda dos 25v. Quem pode fazer isso é um pnp acionado um relé.

fig11.png

https://www.embarcados.com.br/transistor-pnp-canal-eletronica-fácil/

Faça uma alimentação (retificação) a parte pra base dele de modo que esta caia rapidão mais rápido do que o emissor.

De fato só a R da bobina do relé já vai fazer cair bem rápido...😑

• Curtir 1
Postado

Acabei usando uma outra ponte que tem nessa placa e que retifica a partir de um dos lados do trafo e a derivação central, produzindo 25v assimétricos. Depois dessa ponte tem um pequeno capacitor, de 560uF, só prá dar uma aplainada de leve, e depois desse cap, tem um 7812, que vai a uma ventoínha (aquela que varia a velocidade em função de um termistor num LM317, lembra?).

Bom, peguei antes do 7812, diminui com os diodos e daí levei à bobina do relé, que nos contatos NF, tá descarregando os caps do amp rapidinho, via 330ohm/5A.

'brigado, @.if!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!