Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Resolvi começar a utilizar o linux, depois de muito tempo criando resistência hehehe, e óbvio estão surgindo varias dificuldades, que para alguns com certeza serão até coisas simples ou básicas provavelmente.

Instalei a versão 20.04 do Ubuntu, mais estou tento dificuldades de como definir o meu HD todo ou uma partição especifica dele com chmod 777, para uma pasta específica eu já fiz (sudo chmod 777 htdocs -R), mais mesmo assim não consigo favoritar ela, acredito que seja porque fica mostrando a informação que não sou proprietário.

Também tive problemas em tentar abrir um arquivo que esta na partição de backup que tinha o windows, acabei tendo que copiar o arquivo para uma pasta do linux (exemplo, pasta imagens), para dai poder abrir/editar o arquivo.

image.png.ae2a660d34f866f7184fc64c6ce1856d.png

Obrigado pela ajuda de todos.

• Coordenador
Postado

@bigbossbr Opa! Bem-vindo ao mundo Linux! :)

Para ter permissões totais sobre um disco, abra um terminal e digite isto:

sudo chown kairand:kairand /mnt/sdb1

Troque "kairand" por seu nome de usuário e "/mnt/sdb1" pelo ponto de montagem da partição.

Postado

@KairanD Olá Kairan, obrigado por sua ajuda, aos poucos vou aprendendo a me virar com o linux hehehe. Deu certo as permissões.

@KairanD Desculpa, esqueci de mencionar uma situação que esta ocorrendo em alguns casos.

Quando eu tento dar o comando sudo chmod 777 htdocs -R por exemplo ele retorna com a mensagem sudo: /usr/bin/sudo deve ter como dono o uid 0 e tem definido o bit setuid, porém é estranho, porque eu já dei permissões teoricamente completas para a pasta raiz (no caso tanto a / quanto na opt), logo estas permissões não deveria se propagar para as pastas filhos?

Caramba, acredito que devo ter feito alguma .... grande, todos os comando que eu dou agora retorna a mensagem sudo: /usr/bin/sudo deve ter como dono o uid 0 e tem definido o bit setuid, um simples sudo apt update esta retornando esta mensagem

• Membro VIP
Postado

Se você criar o sistema de arquivos com a ferramenta Discos do GNOME (que pode ser instalada em outros ambientes também), o dono do diretório raiz do sistema de arquivos será automaticamente alterado para o usuário em uso.

O udisks2 oferece uma API para fazer a alteração em sistema existentes, mas pelo que vi o aplicativo Discos não implementa-a ainda, o que é uma pena.

Postado

@bigbossbr , tudo bem? Pelo que pude entender da tua mensagem, tu fizestes uma modificação nas permissões do teu diretório root (também conhecido como raiz ou "/"). Podes confirmar? Se foi isso mesmo, então deverás ter muitos problemas mesmo.

A árvore de diretórios do sistema Linux segue uma estrutura padronizada pela LSB (Linux Standard Base) e boas práticas de segurança de permissões. Elas não precisam ser alteradas. Por exemplo, o erro que o comando sudo está apresentando em seu sistema é por que o owner do executável deve ser o usuário root (cuja a UID padrão nos sistemas UNIX-like é o 0) por conta da flag setuid do arquivo. Essa flag faz com que esse comando seja executável com o UID do seu owner (que no caso é o 0 do root) em vez do UID do usuário que está efetivamente executando o programa (é por isso, entre outras coisas e de forma bastante grosseira, que o sudo consegue executar programas com privilégio de root mesmo sendo executado por um usuário comum). Esse é só um exemplo dos problemas que podem ocorrer num sistema onde as permissões de seu diretório root foram modificadas de forma arbitrária e recursivamente.

O que podes fazer para resolver? Existem três opções: recuperar um backup/imagem do sistema, modificar cada diretório e arquivo para suas permissões originais manualmente ou reinstalar o sistema. Acredito que a primeira ou última opção seja a mais indicada para um sistema recém instalado.

Sobre as permissões em si, não é necessário que realizes tais modificações no sistema inteiro, o padrão já é o bastante para o uso no dia a dia. A necessidade de modificação desses padrões dá-se apenas em ambientes bastante restritos em termos de segurança, para customização de um sistema embarcado e situações congêneres. Para teu perfil, que está aprendendo a usar o sistema ainda, será necessário que alteres as permissões apenas dos arquivos do teu diretório pessoal ou dispositivos de armazenamento móvel, e mesmo assim só quando necessário e por demanda, não de forma indiscriminada e recursiva.

Além disso, evite usar o "chmod -R 777", pois é um comando muito abrangente. Apesar de não causar erros em si mesmo, ele pode abrir brechas de segurança no seu sistema. Em um computador pessoal para aprendizado e testes, pode não fazer diferença, mas é bom já ir se acostumando com as boas práticas no começo, pois costume de casa vai à praça. 😉 Utilize o conjunto de permissões adequados para cada situação (660, 750 ou algo mais restrito). Infelizmente, uma parte considerável de sysadmins utiliza o "chmod 777" como panaceia para resolver problemas de permissão em seus sistemas justamente por não terem o costume de tentar entender as permissões em si e o que o contexto pede.

Por último, esse é um erro bastante comum no início, não se preocupe. Eu mesmo o cometi há quase 23 anos quando comecei a utilizar sistema UNIX-like (Linux e BSDs). Continue com seu empenho que ele será recompensado. Boa sorte!

• 4 meses depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 01/04/2021 às 12:07, Marcos FRM disse:

Reportei este bug: https://gitlab.gnome.org/GNOME/gnome-disk-utility/-/issues/207

Agora é só esperar uns anos para, se tudo der certo, termos uma opção na interface gráfica para tal fim. 🙈

Atualizando... até que não demorou tanto! 😲 Meu pedido foi atendido no GNOME 41 Beta! 🍺 Portanto, no aplicativo "Discos", a partir dessa versão, há um botão na interface para mudar o dono do sistema de arquivos para o usuário corrente, apenas no diretório raiz ou, opcionalmente, de modo recursivo em todos os arquivos e subdiretórios. 🎇 🎆 🧙‍♂️

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...