Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal. Tudo bem?

Estou com uma dúvida, pois hoje vi esta promoção https://www.amazon.com.br/dp/B07VFXLKNH/ref=cm_sw_r_cp_awdb_imm_G7VHY1ZD6Y74KF6RB1Z8?_encoding=UTF8&psc=1&tag=pelando-20 desta pasta térmica sempre muito recomendada e gostaria de saber se vale a pena eu trocar as pastas térmicas da minha GPU e CPU. Troquei a pasta térmica do meu processador há 3 meses, coloquei a que veio com o cooler gammax e na GPU já comprei faz 2 anos e nunca troquei a pasta térmica. 

Portanto, gostaria de saber se vale a pena comprar esta pasta térmica e efetuar a troca em ambos hardwares.

Postado

Processador você trocou a 3 meses, não precisa fazer isso. Troque de 8~8 meses que está mais do que suficiente. 

Pasta térmica da GPU é feita para durar de 3 a 5 anos facilmente. Se você tiver problemas de temperatura, talvez seja interessante. Mas saiba que a partir do momento que você abrir sua GPU você perde automaticamente a garantia. Há três pontos para você rever antes de pensar em perder a garantia:

1° está na garantia? se estiver, acione a garantia e diga que está superaquecendo

2° seu gabinete é bem ventilado? com coolers de bom CFM? 

3° já pensou em undervolt? não danifica a placa e nem perde a garantia (caso tenha)

E por último, ai sim você pense em trocar a pasta térmica de sua placa de vídeo. Caso contrário, reveja estes três conceitos que citei acima.

• Curtir 1
Postado

Troque quando notar que a temperatura, por ex. durante um teste de estresse, aumentou.

Faça um teste agora e guarde como referência - anote a temperatura ambiente para saber do delta, repita quando achar conveniente.

Postado

@Douglas Bertozzo @Otávio Furoni @IgorAlexandre
De fato, acho que todos estão muito corretos. Eu sou muito inseguro quanto esta questão de pasta térmica, porque vejo muitas opiniões alheias em fóruns e sempre fico na dúvida em quanto tempo devo trocar e coisas do tipo. Então vou aguardar, meu cartão ainda não virou, portanto não vou comprar com pressa essa pasta térmica pois logo entra outra em promoção daqui uns meses. 

Obrigado pelas respostas!

Postado

@João Paulo Menezes Spadeto GPUs atualmente vem com um adesivo térmico que dura a vida útil inteira do componente. Trocar pode acarretar em um ganho simbólico de dissipação de calor, mas também pode reduzir a vida útil da GPU e reduzir o desempenho de arrefecimento. Não indico a troca da pasta térmica da GPU a menos que haja algum problema claro que não possa ser solucionado de outra forma.

A pasta térmica de CPUs atuais é de alta qualidade e não resseca como as antigas. A vida útil delas é superior a 8 anos, sendo que geralmente não é necessário trocar mesmo depois disso. No momento de fazer uma faxina no gabinete, a cada 3 ou 4 anos (se seu gabinete for filtrado) pode ser interessante remover o cooler para limpar as barbatanas de alumínio. Nessa ocasião você seria obrigado a trocar a pasta térmica pois ela não pode ser reaproveitada. Fora isso, não recomendo troca.

Ps.: As pessoas se atém a esses vícios de décadas atrás, mas a informática já evoluiu tanto que não justifica fazer só por repetição. Não precisamos mais de estabilizadores, não precisamos mais trocar pasta térmica (até porque na época o povo usava era implastec que era errado de qualquer jeito e ressecava em dias, não meses ou anos), não precisamos nem sequer fazer faxina no interior do gabinete se soubermos escolher bem o que compramos e instalar as ventoinhas corretamente.

E ainda tem o pessoal que acha que Asus é a melhor marca de placa-mãe do mundo e que CPUs AMD são ruins por que esquentam... Isso é da era das cavernas...

@IgorAlexandre Evito indicar sequer desmontar GPU porque é bem comum a pessoa não ter a perícia necessária e acabar matando a GPU por um erro bobo. Numa época onde não existe GPU para comprar sem ter que vender um RIM, isso seria realmente trágico. Todas as GPUs de clientes meus em sistemas bem vendilados (sempre monto PCs bem ventilados) tem a mesma temperatura do dia da montagem ao dia da aposentadoria, e isso ao longo de pelo menos uns 15 anos que venho montando PCs com GPUs de maior qualidade (antes disso tinha muita porcaria no mercado). Só quando há superaquecimento que não pode ser atribuído a outra coisa, como você disse, que eu faço manutenção, mas raramente vejo a temperatura melhorar mesmo com a melhor pasta térmica. O problema geralmente está nas ventoinhas que desgastam e perdem eficiência com o tempo, bem como no bloco que acumula poeira. Quando quero melhorar o arrefecimento da GPU e esses não são os motivos do aquecimento anormal, geralmente adicionar uma ventoinha diretamente sobre a GPU reduz até 10° (mais se as ventoinhas originais estiverem realmente ruins) e isso faz diferença de verdade.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

@João Paulo Menezes Spadeto Pasta térmica só se troca quando as temperaturas dos componentes começarem a aumentar de forma anormal, ou seja, quando elas começarem a ficarem mais altas que o normal em situações parecidas. Uma pasta térmica de qualidade tem que durar mais que 5 anos.

Trocar antes disso não vale a pena, o risco de danificar o componente como o desmonte dele desmotiva a troca antecipada.

• Curtir 3
Postado

@fabkinder Cara, PCs são delicados. Vemos todo dia gente aqui no fórum que trocou uma memória, um cooler, uma GPU e alguma coisa deu errado e o PC não ligou mais. Aí lá vai a novela do troubleshooting e de substituição de peças. Se o povo acompanhasse o drama dos tópicos não iria indicar esse tipo de peripécia tão facilmente. Como técnico já tive tantos e tantos casos de PCs que pararam de funcionar por que algum componente foi trocado. Pelo menos eu tenho meu laboratório e consigo diagnosticar, mas para quem não tem aí vira drama.

• Curtir 2
Postado

Só dois anos de GPU e três meses de CPU? Não vale a pena trocar de nenhum dos dois.

A época de trocar a pasta depende bastante do regime de uso, já que o que mais estressa esse componente são as mudanças de temperatura. Se você é um utilizador atento vai perceber a condutividade térmica da pasta se degradando e as temperaturas lentamente aumentando com o passar do tempo.

As placas de vídeo normalmente vêm com dissipadores que exercem uma boa pressão nos componentes, logo é muito mais fácil conseguir abaixar a temperatura com uma substituição de pasta térmica. Apesar desse ponto positivo, é necessário um cuidado muito maior no procedimento. As placas mais complexas vêm com dezenas de parafusos de tamanhos diferentes e os que retêm o dissipador em cima do chip gráfico devem ser usados com um torque limitado, já que, semelhante a um processador móvel, não há um espalhador de calor integrado em cima do chip. Sem falar no risco de rasgar algum dos adesivos térmicos, que são chatos de achar na altura correta para a placa.

Nos processadores a melhora na substituição também depende da pressão que o cooler exerce. Como consequência, aqueles coolers box Intel que praticamente repousam em cima do processador usando clipes plásticos diminuem bastante os benefícios de uma boa pasta térmica, diferentemente de um cooler de boa qualidade oferecido no mercado.

Nos sistemas que troquei a pasta térmica só houve uma diferença de temperatura  naqueles que estavam com o composto térmico muito deteriorado, parecendo um cimento seco.

• Curtir 1
Postado

@João Paulo Menezes Spadeto Um detalhe que não vi os colegas citarem, de nada adianta comprar a melhor pasta térmica do mundo e usar o sistema de refrigeração original do processador (Ou mesmo da Gpu), vai estar jogando dinheiro fora. Terá uma troca de calor mais eficiente entre a base do CPU (ou GPU) e a base do cooler, mas não terá desempenho pra dissipar todo o calor. É o mesmo que comprar um Water Cooler de 360mm ou um Aircooler gigantesco e colocar uma pasta térmica de baixa qualidade, terá muito potencial de dissipação mas pouco aproveitamento.
A única vantagem real de uma pasta térmica mais cara é o tempo de duração, que pode chegar fácil a 2 anos, de resto ela deve se encaixar no restante do kit.
Cuide do sistema de refrigeração do gabinete, leia as especificações técnicas do seu seu hardware (Como temperatura máxima por exemplo), monitore esses valores e tenha hábito de limpar seu equipamento e não deixar que ele fique sobre 2 dedos de terra.

Fazendo isso você nunca será pego de surpresa por um problema ou pela opinião equivocada de algum "sabichão" dos fóruns na internet.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...