Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador Liga quando quer.


Posts recomendados

Boa tarde, o computador do meu irmão está com uns sintomas estranhos.

Primeiramente a uns 3 dias atrás, ao pressionar o botão power (ou fechar contato nos pinos de power com chave de fenda para descartar problema de botão) literalmente nada acontecia. Era como se o computador estivesse fora da tomada (apesar que o led da entrada Lan ficava aceso). Não acontecia aquele clássico sintoma de curto, onde a Fan do Air cooler da uma leve tremida e para, apenas nada acontecia.

No dia seguinte o computador amanhece ligado, sem ninguém ter dado boot nele, ele sozinho ligou (ele já estava em cima da bancada de testes improvisada (forrada com material anti-estático), então desliguei e montei dentro do pc e ele voltou a funcionar normalmente (como eu havia removido a bateria da Bios, dei o set automático de Load Optimized Defaults antes de iniciar).

Depois de 1 dia utilizando, aconteceu a mesma coisa, ele voltou a não ligar, deixei para resolver no dia seguinte (hoje).
Hoje tentei ligar novamente e ele ligou normalmente, meu irmão jogou por algumas minutos e o PC parou de dar vídeo, porém continuou ligado (com as fans em funcionamento), mas sem Led do Numlock ou luz do mouse acesos. Re-iniciamos e não resolveu.
Tentei mudar a posição das memórias e tal e nada resolveu.

Fui no meu PC, peguei o Speaker para tentar diagnosticar a fonte do problema e atualmente o pc está na seguinte situação.
Ao pressionar o Power, a placa-mãe inicia, as fans giram, o Speaker (que está funcionado no outro pc) não faz som algum, as luzes de numlock do teclado não acende e claro o pc não da vídeo.

Configuração do PC dele.
placa-mãe A320M Asus K/BR
CPU Ryzen 3 2200G
GPU Integrada
Memórias 16gb (2x 8gb) 2400Mhz HyperX Fury

Fonte: Corsair CV 450W 80 Plus Bronze

SSD: 240gb Kingston A400
Windows 10


Alguma ideia do que poderia ser? Inicialmente pensei que poderia ser placa-mãe ou fonte, mas agora o PC ta ligando, então não deve ser fonte, pensei em algo na placa-mãe, por que o Speaker não faz som algum, será que atualizar ou fazer downgrade de Bios pode resolver? ou é arriscado já que o pc ta desligando?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estaria ligando a um notebreak ou estabilizador, se sim, ligue-o direto na tomada ou de preferência um bom filtro de linha, com a placa na bancada, teste com outra fonte ligando apenas placa-mãe com processador e memórias , teste um pente por vez, conecte o speak na placa e tente ligar ela sem memória. Problema continuando pode levar em uma boa assistência técnica especializada, problema ai pode ser varios fatores como capacitores do setor primário da placa-mãe, BIOS e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@FelipeMdS Boa tarde!
Pode ser a fonte sim! Por mais que "as vezes funcione e as vezes não", talvez os capacitores da fonte estejam com problema, e por isso que algumas vezes apresenta o defeito. O correto é testar com outra fonte, ou ao menos abrir a fonte para ver se não tem nenhum capacitor estufado. (Lembrando que, mesmo que o capacitor não esteja estufado, ainda assim pode estar com problema).

Mas como nosso amigo @tchagas sugeriu, pode também ser problema nos capacitores da placa-mãe. Só não sei dizer se BIOS dá esse tipo de sintoma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tchagas

16 minutos atrás, tchagas disse:

Estaria ligando a um notebreak ou estabilizador, se sim, ligue-o direto na tomada ou de preferência um bom filtro de linha, com a placa na bancada, teste com outra fonte ligando apenas placa-mãe com processador e memórias , teste um pente por vez, conecte o speak na placa e tente ligar ela sem memória. Problema continuando pode levar em uma boa assistência técnica especializada, problema ai pode ser varios fatores como capacitores do setor primário da placa-mãe, BIOS e etc.

Estabilizador ai você me ofende kkkkkkk.
Testei na tomada e com Filtro Clamper.

1 minuto atrás, Ferox Lupinabilis disse:

@FelipeMdS Boa tarde!
Pode ser a fonte sim! Por mais que "as vezes funcione e as vezes não", talvez os capacitores da fonte estejam com problema, e por isso que algumas vezes apresenta o defeito. O correto é testar com outra fonte, ou ao menos abrir a fonte para ver se não tem nenhum capacitor estufado. (Lembrando que, mesmo que o capacitor não esteja estufado, ainda assim pode estar com problema).

Mas como nosso amigo @tchagas sugeriu, pode também ser problema nos capacitores da placa-mãe. Só não sei dizer se BIOS dá esse tipo de sintoma...

Bom, ta tudo na garantia, então não posso mexer em nada, só que foram comprados em lojas diferentes, então preciso saber exatamente qual peça enviar... E também se realmente precisa enviar, porque pode ser aglum tipo de Bug também.
Eu não supeitei muito da fonte, porque o Speaker ta sem funcionar enquanto a placa ta ligada, então ficou meio estranho

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
5 minutos atrás, FelipeMdS disse:

Bom, ta tudo na garantia, então não posso mexer em nada, só que foram comprados em lojas diferentes, então preciso saber exatamente qual peça enviar...

 

Nesse caso, o ideal seria ter outra fonte para testar. O que tu pode fazer é medir a tensão das saídas com um multímetro, ou comprar um testador de fonte.
 

 

9 minutos atrás, FelipeMdS disse:

Eu não supeitei muito da fonte, porque o Speaker ta sem funcionar enquanto a placa ta ligada, então ficou meio estranho

 

Quando a fonte está fraca, pode acontecer esse tipo de sintoma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Ferox Lupinabilis disse:

Nesse caso, o ideal seria ter outra fonte para testar. O que tu pode fazer é medir a tensão das saídas com um multímetro, ou comprar um testador de fonte.
 

 

Quando a fonte está fraca, pode acontecer esse tipo de sintoma.

Interessante, vou testar com outra fonte.
Essa fonte dele é excelente, (Corsair CV 450W Bronze), Aqui temos energia solar e um filtro de linha iClamper Energia 5, acho bem pouco provável que essa fonte venha dar problema pois é nova e a marca tem ótimo histórico, porém vale sim a pena testar, afinal na informática o improvável está sempre acontecendo, afinal até problema de CPU que é bem raro eu já tive aqui em casa.
(O Fato de eu morar a 600m da praia na cidade com maior indície de Sal no ar do brasil, (Salvador), também contribui para coisas improváveis acontecerem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!