Ir ao conteúdo

Bios travando na logo

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera,

Tive problemsa com o boot do meu SSD e mudei a configuração de boot na bios para teste - estava no modo Legacy e mudei para EFI (creio que seja esse nome mesmo, não era UEFI). Após fazer isto, reiniciei o PC e ele travou: não sai mais da primeira tela, que é da logo da bios. Não consigo fazer mais nada, nem acessar o setup (tecla delete), menu do boot (tecla F8), nem o CTRL+ALT+DEL, que reiniciava, funciona mais. O PC faz o barulho de beep normal quando inicia, os coolers ligam, fica tudo normal, só não sai da tela da logo.

O problema ocorre mesmo sem ter qualquer HD/SSD conectado. Quando conecto meu HD que tem um SO instalado, depois de um tempo, vai pra uma tela preta com um traço piscando e não sai dessa tela; as teclas de atalho continuam sem funcionar.

Minha placa-mãe: Asus p8h67-m pro.

• Solução
Postado

@Alissonrr Desligue o PC da tomada, abra o gabinete, ache o jumper CLR_CMOS (tem no manual), encoste uma chave de fenda nos dois pinos desse jumper e mantenha a chave encostada nos dois por pelo menos 10 segundos.

Quando for configurar sua BIOS novamente para a instalação do sistema, não mexa em "EFI". Desligue o CSM apenas, bem como o Secure Mode, mude o sistema de armazenamento para AHCI e inicie pelo pendrive para instalar o sistema. Crie seu disco de instalação do windows usando esta ferramenta oficial da microsoft: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Ela baixa a ISO automaticamente, então é só instalar e usar a ferramenta para criar o pendrive. Aproveite para ler o tópico abaixo para configurar seu sistema da melhor forma possível.

Se essa correção falhar por algum motivo, teste ligar o PC sem o SSD conectado.

Outra coisa importantíssima: desconecte qualquer HD que tiver no PC antes de instalar o windows no SSD. Instale com apenas o SSD conectado para o windows não reaproveitar partições de boot de outros HDs.

E o correto era fazer boot por UEFI. EFI é outra coisa e não tem nada a ver com instalar sistema.

Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Alissonrr Desligue o PC da tomada, abra o gabinete, ache o jumper CLR_CMOS (tem no manual), encoste uma chave de fenda nos dois pinos desse jumper e mantenha a chave encostada nos dois por pelo menos 10 segundos.

Só para confimar (pra não cometer nenhum erro). Achei esta informação no manual, não tá escrito do mesmo jeito que você informou. Seria essa o jumper CLR_CMOS? 

Jumper.jpg

Outra coisa, eu tenho aqueles pininhos de plasticos de jumpers:

419_1_H.png

Seria melhor usá-los ao invés da chave de fenda?

Postado

@Alissonrr É esse jumper sim. Use a chave de fenda, é a mesma coisa que usar um jumper cap. Se esquecer esse jumper cap ou a alma de metal dele ficar para trás e você tentar ligar a MB, tchau placa-mãe. A chave de fenda não tem como esquecer.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!