Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Buenos Dias

Bem

Meu PC Quem Já Está Aqui a Um Tempo Já Sabe As Configs Do Meu PC

e Como o Título Sugere Queria Um Sistema Leve Pro Meu PC

Pra Quem Não Sabe Minhas Configs Tem Embaixo Do Meu Perfil

• Membro VIP
Postado

@Pepse Tente ver um Linux Mint, ou se quiser mais leve ainda, o MXLinux ou então o Puppy Linux; esses dois últimos são bem leves, porém não têm uma interface lá muito bonita.

• Curtir 1
Postado

@Frib 2K4 eu estava olhando o Linux Mint pois achei a interface dele bem parecida com a do Windows que é um sistema que eu uso literalmente desde meus 1 ano de idade

além de que ele precisa de muita,muita,muita pouca RAM

questão de 512 MB pra poder usar e 1 GB pra usar confortávelmente

mas uma questão que me preocupava era se ele rodaria jogos como LFS (Live For Speed) que o Launcher dele precisa do Net FrameWork do 4.0 até o 4.6.2 e o Minecraft se tem crossplay com o Windows e em geral,qualquer jogo de sétima geração (ou pelo menos quase todos) se rodariam no Linux,e se rodarem creio eu que vão rodar super bem

• Membro VIP
Postado

Irá depender do seu nível de conhecimento e paciência em aprender. Se quer utilização semelhante ao Windows, Linux Mint disparado, é o mais amigável. Se já possui conhecimento em console (cmd, bash), sabe fazer as coisas na unha, recomendo distros principais e não forks (Ubuntu, Mint, etc etc e etc são todos provenientes do Debian por exemplo).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Pepse Quanto a questão de jogos não sei lhe responder pois nunca usei. O Linux Mint acho que já cai bem no seu hardware, o MX e o Puppy são mais para PC's muito antigos mesmo.

• Curtir 1
Postado

@Phoenyx cara pra criar meu próprio sistema fica difícil até por que não sei nem qual é o { / ; _ - e etc

então creio eu que o Linux Mint vai ser minha opção mesmo e quando eu aprender a programar e mexer em CMD eu talvez vá fazer meu OS

• Membro VIP
Postado

@Pepse Não é "fazer o OS" mas sim saber instalar pacotes, dependências, etc.

A maioria das distros são provenientes de outras distros mãe, onde os usuários se uniram e a montaram para aquele propósito específico.

Com 2GB de RAM não sei se dá pra rodar games aí não, somente os antigaços mesmo.

No Linux você pode instalar a Steam que inclusive traz consigo o Proton, que emula games Windows. Pode instalar tmb o Lutris que faz o mesmo procedimento.

Lembrando que emulação acarreta geralmente em perda de performance. 

Linux_Distribution_Timeline_27_02_21.svg

• Curtir 1
Postado

@Phoenyx já joguei muito jogo top nesse PC que inclusive são desconhecidos

sou feliz mesmo com um PC ruim

enfim

eu estou baixando agora mesmo o Linux Mint com interface Cinnamon pois a interface MATE e Xfce não achei praticamente nada sobre

Postado

voltei do num sei onde pra informar que consegui fazer a instalação do Linux Mint 

estou terminando de instalar os drivers agora mas gostei bastante da interface e da leveza,mesmo sem os drivers como de internet e placa de vídeo e até placa-mãe ele é um sistema muito bom,depois instalarei o Zorin OS Lite pois ele parece bem leve e bonito,o que eu mais gostar eu irei usar

Captura de tela de 2021-04-28 22-42-53.png

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
23 horas atrás, Frib 2K4 disse:

Tente ver um Linux Mint, ou se quiser mais leve ainda, o MXLinux ou então o Puppy Linux; esses dois últimos são bem leves, porém não têm uma interface lá muito bonita.

O MX Linux e o Puppy não são bonitos mesmo. Nem é o papel deles, na verdade. Conforme você mesmo disse, o foco é terem leveza. Não é a experiência mais agradável para quem está chegando ao GNU/Linux. O melhor geralmente é o Linux Mint mesmo, que é bonito, consideravelmente leve e lembra muito o Windows. Ele geralmente roda bem, a menos que a máquina seja beeeem antiguinha mesmo.

23 horas atrás, Pepse disse:

mas uma questão que me preocupava era se ele rodaria jogos como LFS (Live For Speed) que o Launcher dele precisa do Net FrameWork do 4.0 até o 4.6.2 e o Minecraft se tem crossplay com o Windows e em geral,qualquer jogo de sétima geração (ou pelo menos quase todos) se rodariam no Linux,e se rodarem creio eu que vão rodar super bem

Esse Live for Speed eu não conheço, mas pesquisei no Lutris e parece ter um script de instalação prontinho para ele: https://lutris.net/games/live-for-speed/. O Minecraft tem client nativo para GNU/Linux (você encontra no próprio repositório da distro, na loja de apps) e, sim, tem crossplay com a versão de Windows. Eu jogo bastante, inclusive.

A maioria dos jogos de Windows funcionam no GNU/Linux e é fácil instalar pelo Steam (só ativar o Steam Play nas configurações e clicar em jogar) e pelo Lutris (o Lutris tem uma quantidade insana de scripts de instalação para uma variedade de jogos, bastando clicar em instalar também). O Steam você baixa direto da loja de apps da distro. O Lutris tem que ver se tem nos repositórios da distro. No Pop!_OS tem, no Linux Mint acho que não. Aí basta abrir um terminal e digitar estes três comandos:

sudo add-apt-repository ppa:lutris-team/lutris
sudo apt update
sudo apt install lutris

Os jogos de Windows que não funcionam geralmente são online e falham porque existe algum tipo de anti-cheat invasivo que depende do kernel do Windows. Para verificar o status de jogos presentes no Steam, você pode usar este site: https://www.protondb.com/. Para outros, pesquise no link do Lutris que enviei acima (ou faça uma busca na Internet escrevendo "nome do jogo + WINE Linux"). O site do WineHQ também tem muitas informações: https://www.winehq.org/

A questão dos jogos no GNU/Linux evoluiu muito de uns 3 a 5 anos para cá. Antigamente era inviável usar GNU/Linux para jogos. Atualmente é bem viável (eu mesmo sou jogador assíduo e tenho apenas o Pop!_OS instalado no meu computador).

23 horas atrás, Phoenyx disse:

No Linux você pode instalar a Steam que inclusive traz consigo o Proton, que emula games Windows. Pode instalar tmb o Lutris que faz o mesmo procedimento.

Lembrando que emulação acarreta geralmente em perda de performance.

O Proton é uma implementação do WINE (Wine Is Not an Emulator). Se você usou a palavra "emulador" no sentido de dizer que ele faz algo que relacionamos aos emuladores (executar programas de um sistema em outro), então faz sentido. Contudo, em termos de funcionamento, o Proton é um tradutor. Ele não executa uma virtualização de Windows para abrir os jogos, e sim traduz os comandos para uma linguagem que o GNU/Linux consiga entender.

Por isso a perda de desempenho tende a ser bem pequena na maior parte dos casos (o impacto da tradução é mínimo se comparado com emulação). Em alguns casos, o impacto poderá ser grande. Em alguns outros, o desempenho poderá ser até melhor que no Windows.

8 horas atrás, Pepse disse:

estou terminando de instalar os drivers agora mas gostei bastante da interface e da leveza,mesmo sem os drivers como de internet e placa de vídeo e até placa-mãe...

Seus drivers foram instalados, senão os componentes nem estariam funcionando. :P

O GNU/Linux tem algumas diferenças de comportamento em relação ao Windows. Essa é uma delas. Os drivers são instalados durante a própria formatação do sistema operacional. As distros mais "fáceis" instalam inclusive drivers proprietários, como os da Nvidia e de rede (quando necessários), automaticamente. Usuários de GNU/Linux não saem procurando drivers pela Internet afora. O que exatamente você instalou manualmente?

Para instalar programas, geralmente não saímos procurando na Internet também. Usamos lojas de aplicativos ou o terminal (ambos conectados a repositórios). Dê uma explorada na loja do Mint, tem bastante coisa legal lá e é só clicar em instalar. Ele inclusive já vem com o Flatpak habilitado.

Por exemplo, se você quiser instalar o Spotify, o GIMP, o Skype, o Microsoft Teams ou o Discord, basta abrir a loja de aplicativos (ou o site do Flathub) e pesquisar por eles. Ou então, se quiser experimentar o terminal, basta digitar:

flatpak install <nome do programa>

e ver a mágica acontecer. Em poucos segundos o programa aparecerá instalado no seu sistema. Para instalar programas em formato .deb, este é o comando:

sudo apt install <nome do programa>

Mas, repetindo, você só usa o terminal se quiser. Dá para encontrar tudo na loja de aplicativos. E os programas são atualizados junto com o sistema operacional (de tempos em tempos ele vai mostrar uma lista e perguntar se você deseja atualizar, ou então você pode forçar as atualizações no aplicativo destinado a isso).

8 horas atrás, Pepse disse:

...depois instalarei o Zorin OS Lite pois ele parece bem leve e bonito,o que eu mais gostar eu irei usar

Essa é a beleza do GNU/Linux: experimentar. Isso pode ser até bem divertido. Você pode baixar vários sistemas e sair testando (talvez até sem instalar, rodando direto no pendrive só para ver a "cara" do sistema). Contudo, eu evitaria os que usam o GNOME como interface (nada te impede de testar, mas o GNOME é mais pesadinho para 2GB de RAM).

• Curtir 2
Postado
22 minutos atrás, KairanD disse:

Esse Live for Speed eu não conheço, mas pesquisei no Lutris e parece ter um script de instalação prontinho para ele: https://lutris.net/games/live-for-speed/. O Minecraft tem client nativo para GNU/Linux (você encontra no próprio repositório da distro, na loja de apps) e, sim, tem crossplay com a versão de Windows. Eu jogo bastante, inclusive.

é um jogo de simulação de carro,jogo ele pra fazer dorifto e drag

enfim coisa de carro é bem divertido quando se aprende

24 minutos atrás, KairanD disse:

O GNU/Linux tem algumas diferenças de comportamento em relação ao Windows. Essa é uma delas. Os drivers são instalados durante a própria formatação do sistema operacional. As distros mais "fáceis" instalam inclusive drivers proprietários, como os da Nvidia e de rede (quando necessários), automaticamente. Usuários de GNU/Linux não saem procurando drivers pela Internet afora. O que exatamente você instalou manualmente?

cara por enquanto nada

mas eu queria instalar os drivers por causa do minecraft que estava apresentando mal desempenho no máximo coisa que no windows nem faz diferença os gráficos apenas os chunks por conta do processador ser muito fraco,e também que na parte de "shaders" do optfine estava "Open GL 3.3" ao invés de "GeForce 210",o que me faz achar que o Linux reconhece minha placa sim mas não instalou os drivers corretos apenas "provisórios" mas pro resto o Linux tá servindo muito inclusive pra assistir vídeos em 1080P coisa que a GT 210 não fazia no Windows kkj

27 minutos atrás, KairanD disse:

Para instalar programas, geralmente não saímos procurando na Internet também. Usamos lojas de aplicativos ou o terminal (ambos conectados a repositórios). Dê uma explorada na loja do Mint, tem bastante coisa legal lá e é só clicar em instalar. Ele inclusive já vem com o Flatpak habilitado.

Por exemplo, se você quiser instalar o Skype, o Microsoft Teams ou o Discord, basta abrir a loja de aplicativos (ou o site do Flathub) e pesquisar por eles. Ou então, se quiser experimentar o terminal, basta digitar:

flatpak install <nome do programa>

e ver a mágica acontecer. Em poucos segundos o programa aparecerá instalado no seu sistema.

interessante saber disso

Linux é muito mais simples que Windows

30 minutos atrás, KairanD disse:

Essa é a beleza do GNU/Linux: experimentar. Isso pode ser até bem divertido. Você pode baixar vários sistemas e sair testando (talvez até sem instalar, rodando direto no pendrive só para ver a "cara" do sistema). Contudo, eu evitaria os que usam o GNOME como interface (nada te impede de testar, mas o GNOME é mais pesadinho para 2GB de RAM).

eu tinha visto uns sistema Linux GNOME e achei uns bem bonitos,mas as configurações mínimas eram bem absurdas pra um sistema operacional,algumas distros pareciam Windows 10 (em questão de leveza) ou seja 0

agora uma coisa que tá me incomodando nesse meu tempo de uso é que as vezes a internet desconecta e não reconecta de novo,só desligando o Wi-Fi e ligando de novo e a internet liga igual mágica

• Coordenador
Postado
1 hora atrás, Pepse disse:

mas eu queria instalar os drivers por causa do minecraft que estava apresentando mal desempenho no máximo coisa que no windows nem faz diferença os gráficos apenas os chunks por conta do processador ser muito fraco

Você baixou o Minecraft direto da loja de aplicativos? E tem certeza que está usando exatamente as mesmas opções gráficas? O Minecraft é uma implementação nativa do Java, então é esperado que tenha o mesmo desempenho.

e também que na parte de "shaders" do optfine estava "Open GL 3.3" ao invés de "GeForce 210",o que me faz achar que o Linux reconhece minha placa sim mas não instalou os drivers corretos apenas "provisórios"

Não há "drivers provisórios".

Sua placa de vídeo é bem antiga. Dependendo da placa, pode compensar mais usar os drivers open source que os proprietários, pois já não existe suporte da Nvidia há algum tempo e o open source consegue até mais desempenho. O sistema pode ter instalado o driver open source. Dependendo do caso, isso pode também ter sido necessário para manter a compatibilidade com o kernel mais atualizado.

Você marcou as opções de instalar drivers proprietários e instalar codecs multimídia durante a instalação do sistema?

Abra o gerenciador de drivers do sistema e envie uma captura de tela. Assim poderemos checar qual versão foi instalada e quais estão disponíveis.

image.png

Linux é muito mais simples que Windows

Mais simples em alguns aspectos, mais complicado em outros. Enfim, é questão de se acostumar. Qualquer mudança exige uma curva de aprendizado.

eu tinha visto uns sistema Linux GNOME e achei uns bem bonitos,mas as configurações mínimas eram bem absurdas pra um sistema operacional,algumas distros pareciam Windows 10 (em questão de leveza) ou seja 0

GNOME é a interface mais popular em sistemas GNU/Linux. É bem bonito, mas não é leve. Eu aqui uso o Pop!_OS. Com alguma customização, deixei ele assim:

image.png

O Pop!_OS só funciona em sistemas de 64 bits. O mínimo de memória RAM exigido é 2GB e o recomendado é 4GB. O Ubuntu fica mais ou menos na mesma.

Dá para rodar em sistemas com 2GB de RAM, mas você fica restrito a uso bem básico. Tem que tomar bastante cuidado até com abas abertas no navegador.

agora uma coisa que tá me incomodando nesse meu tempo de uso é que as vezes a internet desconecta e não reconecta de novo,só desligando o Wi-Fi e ligando de novo e a internet liga igual mágica

Você está usando um daqueles adaptadores USB? Já tentou trocar ele de porta?

Postado
8 minutos atrás, KairanD disse:

Você baixou o Minecraft direto da loja de aplicativos? E tem certeza que está usando exatamente as mesmas opções gráficas? O Minecraft é uma implementação nativa do Java, então é esperado que tenha o mesmo desempenho.

sim,testei tanto o da loja quanto o TLauncher,ambos tiveram o mesmo desempenho

9 minutos atrás, KairanD disse:

Você marcou as opções de instalar drivers proprietários e instalar codecs multimídia durante a instalação do sistema?

sim

9 minutos atrás, KairanD disse:

Abra o gerenciador de drivers do sistema e envie uma captura de tela. Assim poderemos checar qual versão foi instalada e quais estão disponíveis.

Captura de tela de 2021-04-29 09-36-53.png

11 minutos atrás, KairanD disse:

Você está usando um daqueles adaptadores USB? Já tentou trocar ele de porta?

estou usando uma placa de rede PCI,bem antiga,lá pra 2009 ou 2010,2012... é uma placa Wi-Fi PCI bem antiga mas que no Windows ficava de boa e sem dar problema quando os drivers foram instalados

• Coordenador
Postado

@Pepse Ali no menu do driver está "aplicando mudanças". Estava no open source e você trocou para o da Nvidia?

20 minutos atrás, Pepse disse:

estou usando uma placa de rede PCI,bem antiga,lá pra 2009 ou 2010,2012... é uma placa Wi-Fi PCI bem antiga mas que no Windows ficava de boa e sem dar problema quando os drivers foram instalados

Sabe o modelo dessa placa?

Postado

@KairanD voltei  pra dizer que depois da instalação dos drivers da placa de vídeo o Minecraft finalmente atingiu a tava de quadros esperadas de entre 30 a 60 FPS com gráfico no "ultra" 

e na opção Shaders finalmente mostrava o nome da placa (GeForce 210) e sem mais bugs gráficos

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@KairanD Já até tentei testar o Linux Mint no Virtual Box pra testar, mas a instalação dá erro e não prossegue, baixei a ISO de novo e também não funcionou, baixei somente a título de curiosidade para ver o Sistema mesmo.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Pepse Esse controlador parece ter um problema relacionado ao gerenciamento de energia que provoca essa instabilidade da conexão que você relatou. Está caindo com muita frequência?

@Frib 2K4 Isso é estranho. Você visualizou algum número referente a esse erro? Posso te ajudar com isso (em outro tópico ou conversando lá no Steam para evitarmos o desvio do assunto aqui :)).

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, KairanD disse:

@Frib 2K4 Isso é estranho. Você visualizou algum número referente a esse erro? Posso te ajudar com isso (em outro tópico ou conversando lá no Steam para evitarmos o desvio do assunto aqui :)).

Estou baixando aqui o Cinnamon x64 pra instalar na VM, qualquer coisa te mando msg lá no Steam 😛.

Postado

@Pepse

Em 28/04/2021 às 07:38, Pepse disse:

Buenos Dias

Bem

Meu PC Quem Já Está Aqui a Um Tempo Já Sabe As Configs Do Meu PC

e Como o Título Sugere Queria Um Sistema Leve Pro Meu PC

Pra Quem Não Sabe Minhas Configs Tem Embaixo Do Meu Perfil

depende se o seu objetivo for joga eu recomendo 3 sistemas windows 7 para jogos compativel com ele windows 10 para jogos so compativel com ele mais que você que joga so emuladores EX: Super Nintendo coloca Retro pi o Retro pi eu recomendo coloca ele em um prendave porque ele e um sistema so com emuladores ele não tem emulador de android e como ele o seu pc fraco Emulador de PS2 não vai roda.

As Roms você baixa em e coloca em SD ou outro pendrave

Postado

@Pedro_5316C não entendi nada mas eu entendi

eu fiz o Dual BOOT sim cara quando vou jogar eu mudo pro Windows 7,quando vou fazer tarefas básicas como assistir ou coisa do tipo utilizarei o Linux,tanto que o meu Windows 7 nem navegador tem mais,quando vou baixar algo pro Windows 7 eu passo o arquivo pra um dos meus 2 HDs pra quando chegar no Windows 7 estar lá pronto pro uso

(pelo amor de deus não é pendrave e sim Pen-Drive,Retro Pie,só isso,coloque , também,isso ajuda a entender e organiza o texto : )

Postado

@Pepse

12 minutos atrás, Pepse disse:

@Pedro_5316C não entendi nada mas eu entendi

eu fiz o Dual BOOT sim cara quando vou jogar eu mudo pro Windows 7,quando vou fazer tarefas básicas como assistir ou coisa do tipo utilizarei o Linux,tanto que o meu Windows 7 nem navegador tem mais,quando vou baixar algo pro Windows 7 eu passo o arquivo pra um dos meus 2 HDs pra quando chegar no Windows 7 estar lá pronto pro uso

(pelo amor de deus não é pendrave e sim Pen-Drive,Retro Pie,só isso,coloque , também,isso ajuda a entender e organiza o texto : )

eu nem vi antes de envia mas tá

o Retro PI ele e um sistema gratis do Raspberry PI o Raspberry PI ele tem 2 sistema  e o Raspbian e o Retro PI o Raspbian vem baixado ate Minecraft e alguns aplicativo da Microsoft como WORD

Postado

@Pedro_5316C entendi,mas aí precisaria de um RaspBerry PI pra fazer isso não? o RetroPie principalmente,e o Rasbian também precisaria de um RaspBerry Pie coisa que eu não tenho,então é enviável

Postado

@Pepse

31 minutos atrás, Pepse disse:

@Pedro_5316C entendi,mas aí precisaria de um RaspBerry PI pra fazer isso não? o RetroPie principalmente,e o Rasbian também precisaria de um RaspBerry Pie coisa que eu não tenho,então é enviável

não e necesario tem video de um cara  gringo fazendo isso video do YouTube ele usou o HD dele pra o Windows e o Pen-Drive para o Retro pi o Rasbian e um Linux

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!