Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VAN ou CAN: a conversa entre carro e rádio


Posts recomendados

  • Membro VIP

Alguém pode fazer uma breve introdução sobre o quê o automóvel precisa falar com um aparelho de som?

 

No Mercado Livre encontramos que o seguinte é um "plugue fêmea de 16 vias conector universal para multimídia/rádio".

 

plug16.jpg.91c0cf9bb931d286fa2bd7b356d50d70.jpg

 

Eu encontro esse mesmo par de conectores plásticos na pré-instalação (cabeamento) de som de um Citroën C3 antigo, "bolinha", 2012, que veio sem som, sem nada além do cabeamento. Mas eu duvido que a pinagem seja a mesma!

 

Eu pensava que bastava ligar os alto-falantes e alimentar, um aparelho qualquer. Não é assim?!

 

Eu sei: existem os modelos de carro com controle de som em volante e coisa e tal. Daí uma necessidade de conexão ao BUS.

 

Bom... eu acho que acabo de encontrar uma resposta: o BUS, seja VAN ou CAN, não precisa ser conectado. Mas vai ter energia?

 

Update

 

Eu estava a perguntar:

 

O que exatamente é o tal do pós-chave? Apenas jargão para dizer que o carro já está ligado?

 

O fabricante Roadstar respondeu:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm o pos chave o radio so ligar quando rodar a chave, eu gosto de deixar desativado.

 

 

normalmente o roxo, o cinza e o verde eo branco são os autos falantes, vermelho e positivo, preto negativo, azul é 12v antena, amarelo liga junto com o vermelho.

 

Verde e verde/preto – alto-falante traseiro esquerdo

❖ Branco e branco/preto – alto-falante dianteiro esquerdo

❖ Roxo e roxo/preto – alto-falante traseiro direito

❖ Cinza e cinza/preto – alto-falante dianteiro direito

❖ Preto – Aterramento, deve ser ligado no chassi do carro ou no pólo negativo da bateria.

❖ Amarelo – Memória, deve ser ligado no 12V direto, nunca no pós chave (se este fio não estiver no 12V direto, causará problemas de perda de memória, Ex.: não guarda equalização, rádios não ficam salvas quando volto a ligar o aparelho, relógio desprograma sozinho).

❖ Vermelho – Ignição, deve ser ligado ao pós chave do carro (fio que fornece 12V somente com a chave virada ou simplesmente no contato). Se esse fio for ligado diretamente ao 12V do carro, poderá ocorrer o que chamamos de roubo de carga, e isso irá afetar a vida útil da bateria. Com a ligação correta, é normal ao tirarmos a chave do contato o som se desligar.

❖ Azul ou Laranja - Deve ser ligado ao fio de acionamento da antena do veiculo. Esse fio fornece 12v apenas na função rádio em alguns aparelhos.|

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, K3RBUS04 disse:

qual as cores do chicote original do seu carro pode encaminhar?

 

Eu não tenho carro. Esse C3 é da minha mãe.

 

IMG_20210504_064603.thumb.jpg.5aca9d64841157ec29debb1a34f86699.jpg

 

Um verde grosso e outro fino.

 

IMG_20210504_064534.thumb.jpg.f4775e38a3c6025d915702901bddd497.jpg

 

O primeiro é vermelho. O segundo é marrom.

 

IMG_20210504_064345.thumb.jpg.f0c717fa6e7e191c07293f01541f3ae4.jpg

 

IMG_20210504_064322.thumb.jpg.b92276b0863a96265bb9498a8156d970.jpg

 

Totalmente diferente...

 

Depois eu terei de olhar as pontas em cada porta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Alguém pode fazer uma breve introdução sobre o quê o automóvel precisa falar com um aparelho de som?

Depende... 

Quando o radio é original ele pode interagir com outras funções do automóvel. 

Além dos controles de volume no volante tem outras coisas como regulagem da luminosidade do painel ou mesmo funções relacionadas ao computador de bordo. 

 

Nos rádios genéricos que a gente compra por fora não tem isso, é só alimentação, antena e alto-falantes mesmo. 

7 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Eu encontro esse mesmo par de conectores plásticos na pré-instalação (cabeamento) de som de um Citroën C3 antigo, "bolinha", 2012, que veio sem som, sem nada além do cabeamento. Mas eu duvido que a pinagem seja a mesma!

No soquete marrom ali a pinagem é dos alto-falantes, é sempre a mesma. 

No preto vem a alimentação e o fio para antena (algumas tem uma espécie de amplificador pra melhorar o sinal, daí a razão de ter alimentação) 

Algumas vezes os fios amarelo e vermelho são invertidos. Cabe a olhar no manual do rádio e medir no carro quem é o pós chave e quem é o direto da bateria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!