Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC dando umas "travadinhas" e jogos com uma leve queda de FPS


Posts recomendados

Boa noite!

Então, eu venho notando umas travadinhas no meu pc, umas congeladas bem de leve, coisa rápida (talvez eu esteja doida e é apenas impressão)

E estou tendo queda de fps no lol, ex: 80 fps e do nada pula pra 60.. não vai diminuindo gradualmente, sabe? Só pula de 80 p 60 (Coisa que eu nunca tive durante esses anos jogando com tudo no máximo)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Amigo, eu até compraria um novo, mas não dá.

Já que o site me permite tirar dúvidas, é a melhor opção que eu tenho no momento.

E eu não tenho ninguém de confiança por aqui, ou seja, é mais fácil eu ser lesada por esses excelentes profissionais que tentam tirar vantagem de absolutamente tudo..  Problema pode ser algo básico e me fazerem acreditar que é algo complexo, e me cobrarem uma ''fortura'' p tal coisa.

@edgy07 Temperatura tá ok e como troquei o HD, não tenho praticamente nada instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o amigo disse, as vezes você pode ter alguns programas abertos sem saber, abra o gerenciar do windows pressionando CTRL + SHIFT + ESC e veja quais programas estão abertos ou abra o menu executar tecla WINDOWS + E e veja quais programas estão iniciando com o pc que você não precise, cuidado pra não desabilitar algo que você não conheça e que possa ser do sistema. Use programas como CClenaer para fazer limpeza no HD, não use esse tipo de programa para limpar SSDHD. Caso você tenha formatado o pc por conta própria e tenha usado algum desses programas que baixam drivers automaticamente não é bom, na maioria dos casos esses programas usam drivers genéricos, que são apenas compatíveis e não extraem 100% do desempenho do dispositivo como um drive original, além disso drivers genéricos podem causar travamentos, muitas lojas formatam os computadores e instalam drivers genéricos através de programas que procuram os drivers ao invés de ir no site da fabricante para baixar o original. Seria bom saber as configurações do seu computador e qual sistema você usa, as vezes você pode estar usando um equipamente antigo em uma arquitetura de sistema que não seja suportada pelo equipamento, pode ser o caso de você estar usando um equipamento obsoleto que suporta windows 7 32bits em um windows 10 64bits, o que pode ser o causador desses travamentos repentinos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Isa-xD disse:

@Shaman93 Amigo, eu até compraria um novo, mas não dá.

Já que o site me permite tirar dúvidas, é a melhor opção que eu tenho no momento.

E eu não tenho ninguém de confiança por aqui, ou seja, é mais fácil eu ser lesada por esses excelentes profissionais que tentam tirar vantagem de absolutamente tudo..  Problema pode ser algo básico e me fazerem acreditar que é algo complexo, e me cobrarem uma ''fortura'' p tal coisa.

@edgy07 Temperatura tá ok e como troquei o HD, não tenho praticamente nada instalado.

A nova atualização do Windows 10 também veio com problemas de travamentos se esse for o caso ai seria bom esperar a Microsoft consertar.

Você reparou isso recentemente?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edgy07 Deve ter umas 2 semanas, por ai.

 

@daniel gentil Eu não formatei, eu fiz uma restauração: que apaga tudo e vem com as coisas de fábrica, acho que é isso.

E depois disso eu troquei o HD (com o antigo o problema era presente também)

e não baixei drivers de nada, to usando o que já veio ou o que ficou do HD passado.. não entendo muito, perdoe se estou sendo burra.

 

E sobre o gerenciador de tarefas voce se refere a aba ''processos''?

 

 

9 minutos atrás, Isa-xD disse:

@edgy07 Deve ter umas 2 semanas, por ai.

 

@daniel gentil Eu não formatei, eu fiz uma restauração: que apaga tudo e vem com as coisas de fábrica, acho que é isso.

E depois disso eu troquei o HD (com o antigo o problema era presente também)

e não baixei drivers de nada, to usando o que já veio ou o que ficou do HD passado.. não entendo muito, perdoe se estou sendo burra.

 

E sobre o gerenciador de tarefas voce se refere a aba ''processos''?

 

 

 

 

 

as conf dele:

 

 

2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Isa-xD disse:

@edgy07 Deve ter umas 2 semanas, por ai.

 

@daniel gentil Eu não formatei, eu fiz uma restauração: que apaga tudo e vem com as coisas de fábrica, acho que é isso.

E depois disso eu troquei o HD (com o antigo o problema era presente também)

e não baixei drivers de nada, to usando o que já veio ou o que ficou do HD passado.. não entendo muito, perdoe se estou sendo burra.

 

E sobre o gerenciador de tarefas voce se refere a aba ''processos''?

 

 

 

 

 

as conf dele:

 

 

2.png

não tem problema nenhum mesmo. o processador deve esta usando quase seus 100%.

ai quando chega uma parte do jogo pesada ele tem uma queda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Isa-xD disse:

Então, eu venho notando umas travadinhas no meu pc, umas congeladas bem de leve, coisa rápida (talvez eu esteja doida e é apenas impressão)

1- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite CHKDSK /R e tecle enter, uma mensagem de confirmação irá aparecer, tecle S e tecle enter e reinicie o computador. O procedimento pode demorar algumas horas, seja paciente e não interrompa o processo.


2- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite SFC /SCANNOW e tecle enter. O procedimento pode demorar alguns minutos.

 

3- (Faça o procedimento 3 SOMENTE se o procedimento 2 emitir um aviso dizendo que existem erros que não puderam ser corrigidos, do contrário, pule para o procedimento 4).

 

Vá em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Clique em "Reiniciar Agora" para entrar na inicialização avançada.
Vá em "Solução de Problemas" > Opções Avançadas > Prompt de Comando
no Prompt de Comando, digite o comando bcdedit e tecle enter


bNrNBJb.png

 

Localize o item "osdevice" onde informa a partição que o Windows está instalado (na imagem acima, ela está na partição E:), e então utilize o seguinte comando


sfc /scannow /offbootdir=X:\ /offwindir=X:\windows


(atente-se aos espaços antes de cada / e \)


Neste comando substitua X pela letra informada no comando bcdedit.


4- Após executar o passo acima, volte para o Windows na inicialização normal, abra um CMD como administrador e digite o comando:


DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth


(atente-se aos espaços antes de cada / )
 

----------

 

2 horas atrás, Isa-xD disse:

E estou tendo queda de fps no lol, ex: 80 fps e do nada pula pra 60.. não vai diminuindo gradualmente, sabe? Só pula de 80 p 60 (Coisa que eu nunca tive durante esses anos jogando com tudo no máximo)

Isso é normal, uma queda leve de FPS assim normalmente não causa problemas. O que seria estranho mesmo é, as vezes, a imagem congelar por uma fração de segundo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Farei os procedimentos apresentados, mas eu dei uma pesquisada e achei: https://www.oficinadanet.com.br/windows/36217-atualizacao-kb5001330-do-windows-10-trouxe-problemas-para-alguns-veja-quais-sao-e-como-resolver

 

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/18204/atualizacao-do-windows-10-causa-tela-azul-e-outros-problemas#:~:text=Para quem joga no PC,habilitado como com ele desabilitado.

 

Por curiosidade, meu pc ta com esse patch

E na queda de fps dá uma leve travadinhas, sim.. coisa de milésimos. 

 

Não sei te dizer se é uma travadinha de milésimos ou um lag no momento que perde o fps, mas no caso, só deveria dar lag se o fps caísse bastante, mas não é o caso.. perco uns 15 , 20 fps, mas sempre fico acima dos 60+ fps

 

 

3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
55 minutos atrás, Isa-xD disse:

Abra um CMD como administrador e digite o seguinte comando e reinicie o PC:

wusa /uninstall /kb:5001330

 

Após reiniciar o PC, vá em Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Você irá ver o botão "Pausar atualizações por 7 dias". Clique 5 vezes nesse botão para adiar a instalação da atualização por 35 dias.

 

image.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que aquele meu HD tava ruim, né?

porém, acho que não achei nada nele p reparar, sei lá.

 

Enfim, esse ''novo'' eu usei o crystal p verificar e o HD tune pro (Error scan), e em ambos programas não mostrou erros/defeitos. Mas depois de eu ter feito o passo 1, no 2 deu ''a proteção de recursos do windows encontrou arquivos corrompidos e os reparou com êxito''

Não deveria constar no crystal e no HD tune tais erros?

 

Enfim, gerou um log, você quer? Talvez tire a dúvida se realmente era esse o problema ou não, mas de qualquer forma, amanhã irei fazer o teste in game.

 

Na opção 4 deu: Operação de restauração concluída com êxito. 

 

@GabrielLV

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isa-xD disse:

É que aquele meu HD tava ruim, né?

porém, acho que não achei nada nele p reparar, sei lá.

 

Enfim, esse ''novo'' eu usei o crystal p verificar e o HD tune pro (Error scan), e em ambos programas não mostrou erros/defeitos. Mas depois de eu ter feito o passo 1, no 2 deu ''a proteção de recursos do windows encontrou arquivos corrompidos e os reparou com êxito''

Não deveria constar no crystal e no HD tune tais erros?

 

Enfim, gerou um log, você quer? Talvez tire a dúvida se realmente era esse o problema ou não, mas de qualquer forma, amanhã irei fazer o teste in game.

 

Na opção 4 deu: Operação de restauração concluída com êxito. 

 

@GabrielLV

 

 

att: Senti que deu uma melhoradinha, mas ainda continua.

Tem alguma coisa que eu possa fazer?

O que cê acha que pode ser? Pensei no processador.. Meu medo é ser a placa-mãe ou placa vídeo, sei lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Isa-xD disse:

O que cê acha que pode ser? Pensei no processador.. Meu medo é ser a placa-mãe ou placa vídeo, sei lá

Olha, sinceramente não faço a menor ideia.

 

5 horas atrás, Isa-xD disse:

@GabrielLV Tem a probabilidade de ser a versão do win?

Não.

 

5 horas atrás, Isa-xD disse:

conflito de drivers? drivers desatualizados (mesmo você dizendo que o sistema baixa automaticamente)

"Conflito" não. Driver desatualizado sim, pois os drivers (de vídeo, mais especificamente) quase sempre trazem melhorias de desempenho gráfico, sendo que por você estar utilizando uma plataforma antiga, provavelmente não existem drivers recentes, e nesses casos, geralmente utilizar os drivers baixados pelo próprio Windows é o suficiente.

 

1- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

 

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

Vamos verificar se as peças do seu computador possuem algum driver para ser atualizado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Isa-xD disse:

Alias, eu baixei um tal de Driver Easy (não sei se é recomendado) e nele consta drivers para atualizar, segue a imagem: 

Eles devem ser utilizados somente em último caso. Pesquisei pelo modelo de sua placa-mãe e não existem drivers para o Windows 10, portanto, teremos que utilizar este software. Primeiramente crie um ponto de restauração:

 

Iniciar > Digite "ponto" (sem aspas) e clique em "Criar ponto de restauração" > Clique em "criar > Coloque um nome qualquer > OK.

 

image.png

 

Após criado, vá no Driver Easy e localize algum driver que contenha as palavras: "VGA", "VIDEO", "GRAPHICS" ou "GRAPHICS CARD" e instale-o. Caso dê algum problema, utilize o ponto de restauração que criamos anteriormente para restaurar seu computador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Então, deu uma melhoradinha, mas ainda não é o normal, sabe?

Os drivers "VGA", "VIDEO", "GRAPHICS" e "GRAPHICS CARD" deveriam tá no aqui, não é? Não é errado não tá?

 

Não temos mais o que fazer, né? Única coisa é aqueles drivers do driver easy p atualizar.

tava pensando em baixar algum programa p verificar as % do cpu, disco e memoria (que fique na minha tela in game p eu tentar ver o que chega próximo a 100% ou que chegue nele quando ocorre essa queda de fps)

41 minutos atrás, Isa-xD disse:

@GabrielLV Então, deu uma melhoradinha, mas ainda não é o normal, sabe?

Os drivers "VGA", "VIDEO", "GRAPHICS" e "GRAPHICS CARD" deveriam tá no aqui, não é? Não é errado não tá?

 

Não temos mais o que fazer, né? Única coisa é aqueles drivers do driver easy p atualizar.

tava pensando em baixar algum programa p verificar as % do cpu, disco e memoria (que fique na minha tela in game p eu tentar ver o que chega próximo a 100% ou que chegue nele quando ocorre essa queda de fps)

 

E não sei se você se recorda, mas disse tá dando um lag no ytb quando ta 1080p (em movimentos bruscos - chrome)

e na netflix também (assisto pelo microsoft edge, ou seja 1080p)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!