Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá á todos, queria saber qual desses SSDs cairia melhor no meu pc, e se vale a pena mil reais a mais por ser um NVME e ter dissipador, vou usar apenas pra games e dia-a-dia.

SSD 1: SSD XPG GAMMMIX S50G Lite 2TB, M.2 2280 NVMe, Leitura 3900MBs e Gravação 3200MBs, AGAMMIXS50L-2T-C (R$ 2.769,90)                                SSD 2: SSD Samsung 860 QVO, 2TB, Sata III, Leitura 550MBs e Gravação 520MBs, MZ-76Q2T0B-AM (R$ 1.669,53)

PC Config:

Navi RX 5700 XT Be Pulse, 8GB

Ryzen 7 3700x 3.6GHz

placa-mãe ASUS TUF Gaming X570-Plus

Kingston DDR4 HyperX Fury, 2x ou 4x 8GB 3600MHz (ainda nao decidi entre 16 ou 32)

Fonte Cooler Master MWE V2 750W, 80 Plus Gold, PFC Ativo

Gabinete Gamer Cooler Master Masterbox MB511, Mid Tower

x5 Cooler para Gabinete Pcyes Calafrio Rings 120MM FCAL120ANC

Postado

@AragornTheKing pegue um SSD sata Para games de 2tb tipo esse:

1499,00

https://m.kabum.com.br/produto/111638/ssd-crucial-bx500-2tb-sata-leituras-540mb-s-e-grava-es-500mb-s-ct2000bx500ssd1

com o resto da grana, coloque um ssd m2 menor pra sistema operacional:

https://m.kabum.com.br/produto/98941/ssd-corsair-force-series-mp510-240gb-m-2-nvme-leitura-3100mb-s-grava-o-1050mb-s-cssd-f240gbmp510

Assim você fica garantido muito espaço e fica com um ssd pra Windows, o que facilita na hora de formatar etc...

dissipador em m2 é necessário se você vai mover grandes arquivos por grande quantidade de tempo. Se o ssd for apenas pra Windows não é necessário não. Se você olhar os benchmarks e vídeos do YouTube que dizem que vale a pena ter dissipador em m2, você verá que eles fazem os testes movendo e usando o ssd de maneira muito mais intensiva do que um m2 apenas para Windows.  Meu ssd m2 sem dissipador que uso pra windows chega a apenas 38c jogando warzone.

A diferença dos tempos de boot e loading de jogos entre m2 e sata é quase insignificante...

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Ambos são boas opções, com cache de dram. Samsung tem um cache maior. Mas não sei até onde influenciaria isso. As velocidades nem precisa mencionar. Por ser NVMe, o Adata leva ampla vantagem. Adata é um TLC, enquanto o Samsung é um QLC. Teoricamente, a vida útil da memória TLC é maior. Isso você pode notar nos TBW informado no datasheet, além da garantia maior no modelo TLC.

https://webapi3.adata.com/storage/downloadfile/datasheet_xpg_gammix_s50_lite_en_20210414.pdf

https://www.samsung.com/semiconductor/global.semi.static/Samsung SSD 860 QVO Data Sheet_Rev1.pdf

Na área de armazenamento, tem um tópico comparativo entre vários modelos de SSDs, com especificações até dos chips.

Um que eu gosto é o Corsair MP510. Mas acho que só acha até 1TB (2TB sempre indisponível).  

@Brc Ruim do BX500 é ser dramless. Pra quem pode pegar um decente, descartaria essa opção. 

Talvez combinado com um MP510 (mesmo que seja de 1TB), pode valer a pena, pelo armazenamento que terá.

• Obrigado 1
Postado

@AragornTheKing Hoje tem muitas opções NVMe com preço próximo ou, em alguns casos, até abaixo do preço de SATA. Se encontrar com bom preço das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG, ótimo, caso contrário recomendo SATA. Entenda que o desempenho teórico de SSDs não é explorado no uso doméstico. Entre um SSD com 500 MB/s de velocidade e um de 3000 MB/s, a diferença no uso diário seria de um a três segundos no tempo de carregamento do sistema e programas. Isso comparando modelos que tenham DRAM com modelos que também tenham, ou DRAM-less com outro similarmente DRAM-less, claro.

Dito isso, recomendo que compre o NVMe mais barato das marcas que citei. 1TB, por sinal, é mais do que suficiente para a maioria das pessoas e eu optaria por um desses agora que o custo está tão elevado pela escassez de silício.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!