Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

comprei um placa pci x1 com porta USB 3.0 para assim ter usb 3.0 no meu contudo ele veio com a peço solta, alguém qual o nome dessa peça e como se faz a solda, isso se tiver que soldar né.

abaixo tem 2 fotos, a primeira é da placa boa que peguei direito do site, a segunda é a placa boa com destaque para peça e as fotos seguintes são que eu tirei da minha placa mostrando a mesma sem essa peça

placa.thumb.png.4bd978f48fad3cfdf829a1a03b499448.png

1562242293_placa2.thumb.png.b6fa00c2fafd2e3e3f2d23bbdede5ae7.png

WP_20210523_06_11_22_Pro.thumb.jpg.dc6d4cf7f27a1906f95a69e4f11af527.jpg

WP_20210523_06_11_26_Pro.thumb.jpg.629dbf4e7a8b6eafaaa2a0b0a7db3c5e.jpg

WP_20210523_06_11_42_Pro.thumb.jpg.8baab5d3dbfa4faed4a0e2914eb8797b.jpg

WP_20210523_06_12_13_Pro.thumb.jpg.9a2524cec681c1bfb78d630daca5460f.jpg

WP_20210523_06_12_32_Pro.thumb.jpg.bccc0ce3f3a9ae1a640ab2eace7abdde.jpg

• Membro VIP
Postado

... e sim, tem como soldar.

Me permita observar: como o próprio nome diz, isso daí é [construído com] cristal e cristal literalmente quebra com facilidade. Se a pancada foi capaz de removê-lo do lugar... conclua e boa sorte.

Postado
3 horas atrás, .if disse:

... e sim, tem como soldar.

Me permita observar: como o próprio nome diz, isso daí é [construído com] cristal e cristal literalmente quebra com facilidade. Se a pancada foi capaz de removê-lo do lugar... conclua e boa sorte.

6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

"cristal de clock"

11 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Isso é um cristal. O número indica a frequência.

então não sou técnico, contudo sei faço solda em capacitor de placa-mãe , nela normalmente tenho que tirar o capacitor velho ( que vai até a parte debaixo da placa)  e depois abro o buraco na placa-mãe (com agulha)  para enfiar a perna do capacitor e soldar essa perna no lado de baixo da placa-mãe 

nesse caso do cristal não é assim pois olhando a parte de baixo da placa (onde fica o cristal) não tem nenhuma solda , para soldar esse cristal eu teria que derreter fio de estanho em cima do contato da placa e logo após colar o cristal nela né ? ou seja o fio de estanho derretido na placa funcionaria igual uma cola correto ?

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, kapiel10 disse:

o fio de estanho derretido na placa funcionaria igual uma cola correto ?

Correto. Isso daí é cristal SMD (clique) O contato é só em cima mesmo.

2 horas atrás, kapiel10 disse:

a parte de baixo da placa (onde fica o cristal) não tem nenhuma solda

• Curtir 1
Postado

Não vi marca de quebrado, eu aposto em erro de fabricação mesmo. Tente colocar um pouco de estanho nos pads da pcb, coloque o cristal com uma pinça e esquente aquele cantinho de metal da peça para ver se solda no pad.

Acredito que a ferramenta ideal para este caso seria aqueles sopradores de ar quente de estações de solda.

7 horas atrás, .if disse:

3 horas atrás, kapiel10 disse:

então não sou técnico, contudo sei faço solda em capacitor de placa-mãe , nela normalmente tenho que tirar o capacitor velho ( que vai até a parte debaixo da placa)  e depois abro o buraco na placa-mãe (com agulha)  para enfiar a perna do capacitor e soldar essa perna no lado de baixo da placa-mãe 

nesse caso do cristal não é assim pois olhando a parte de baixo da placa (onde fica o cristal) não tem nenhuma solda , para soldar esse cristal eu teria que derreter fio de estanho em cima do contato da placa e logo após colar o cristal nela né ? ou seja o fio de estanho derretido na placa funcionaria igual uma cola correto ?

Se não funcionar, você pode comprar um cristal novo. Eu compraria um pth - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1513349500-cristal-25000mhz-pacote-com-10-pecas-6116-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=097d60f0-6241-4610-913e-743a909d2d42.

Antes de soldar, faça um "pé" 90 graus, com 2 alicates de bico fino, que fique dentro do pad disponível para solda. Creio que será a forma mais fácil de soldar o componente com  o ferramental que você possui.

• Membro VIP
Postado
53 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Não vi marca de quebrado

Se tivesse visão de raio-x = eu, veria😁

ampops-osciladores-56-728.jpg?cb=1340884

maxresdefault.jpg

De fato este pequeno nunca quebrei pra ver o que tem dentro mas é a lesma lerda: uma moedinha vítrea da espessura de uma folha de papel. Bem frutinha

Ah sim.. num tô dizendo que quebrou. só estou expondo o fato que é sujeito a quebra interna devido à pancada e à sua natureza construtiva ok? O autor do tópico pode tentar ressoldar com boa chance de sucesso. Detalhe 1/2 bobo: placa multicamadas: dissipa o calor bem rápido. O ferro pode ter que estar um pouco + quente ou um pouco + potente.

• Haha 2
Postado

A corrente elétrica que passa no componente é muito pequena. tem uma ponta bem pequena quer fica exposta em cada um dos terminais. Conseguindo fazer uma pequena soldagem em cada uma dessas pontas resolve o problema.

• Curtir 1
Postado
37 minutos atrás, .if disse:

Se tivesse visão de raio-x = eu, veria

😁😁

Eu quis falar da solda. Acho que é mais provável que houve falha de fabricação do que que houve uma pancada que arrancou o cristal.

• 2 semanas depois...
Postado

Em 28/05/2021 às 16:15, Thiago Miotto disse:

😁😁

Eu quis falar da solda. Acho que é mais provável que houve falha de fabricação do que que houve uma pancada que arrancou o cristal.

Em 28/05/2021 às 15:55, Sérgio Lembo disse:

A corrente elétrica que passa no componente é muito pequena. tem uma ponta bem pequena quer fica exposta em cada um dos terminais. Conseguindo fazer uma pequena soldagem em cada uma dessas pontas resolve o problema.

Em 28/05/2021 às 15:35, .if disse:

Se tivesse visão de raio-x = eu, veria😁

ampops-osciladores-56-728.jpg?cb=1340884

maxresdefault.jpg

De fato este pequeno nunca quebrei pra ver o que tem dentro mas é a lesma lerda: uma moedinha vítrea da espessura de uma folha de papel. Bem frutinha

Ah sim.. num tô dizendo que quebrou. só estou expondo o fato que é sujeito a quebra interna devido à pancada e à sua natureza construtiva ok? O autor do tópico pode tentar ressoldar com boa chance de sucesso. Detalhe 1/2 bobo: placa multicamadas: dissipa o calor bem rápido. O ferro pode ter que estar um pouco + quente ou um pouco + potente.

Em 28/05/2021 às 15:09, alexandre.mbm disse:

@kapiel10 , o canal de Youtube Eletrônica Fácil tem uns vídeos interessantes ensinando a prática da soldagem de SMD.

Em 28/05/2021 às 13:51, .if disse:

Correto. Isso daí é cristal SMD (clique) O contato é só em cima mesmo.

fui soldar hoje a placa  e tinha esquecido de um detalhe importante do meu ferro de solda, ele não consegue derreter a fita , eu tenho que deixar alguns segundos do ferro na fita para ela derreter e o pior é que a fita já cai firme no formato de uma bola, ela não cai de forma liquida igual nos videos que eu vejo no youtube 

será que meu ferro de solda é uma ***** ou a fita que é ruim ? aqui uma foto do momento exato que o ferro derrete a fita e uma foto do meu ferro de solda que é de 40w

ajuda.thumb.png.b535245b3f8e659e5e1e5cd47caf12ef.png

WP_20210531_23_14_37_Pro.thumb.jpg.c5f05e766c2ce7e8f724e11614cc5f04.jpg

• Membro VIP
Postado
53 minutos atrás, kapiel10 disse:

será que meu ferro de solda é uma ***** ou a fita que é ruim?

A resposta é a mensagem #8. Você não está usando a técnica correta.

Postado
Em 05/06/2021 às 17:35, alexandre.mbm disse:

A resposta é a mensagem #8. Você não está usando a técnica correta.

mesmo formando as bolhas resolvi fazer, botei 1 bolota de solda de cada lado do cristal, depois grudei essas bolotas na placa jogando o estanho por cima , desde modo grudando a bolota do cristal na placa , o cristal na placa ficou deitado e no final deu certo, a placa voltou a pegar.

agradeço a todos pela ajuda ,

foto abaixo de como ficou:

WP_20210601_10_56_45_Pro.thumb.jpg.441d962fa31203ac55c0cf451b0323b1.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@kapiel10 , limpeza e aquecimento conjunto são as duas principais coisas que fazem "pegar".

Update

@kapiel10, mas é verdade, tem essa outra doutrina:

Cada uma cobra seu preço. "Imagino" que nessa a solda fria rola solta!

Não obstante, conhecer as práticas variadas e suas nuances convém.

Boa sorte!

@.if, você participou e não está seguindo. Então vai desculpando a menção aí. É possível que você tenha uma opinião e eu gostaria de recebê-la.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...