Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Moderador
Postado
Em 30/05/2021 às 19:21, Alex Red Line disse:

@flicky Se o seu processador é compatível com a placa-mãe vai sair vídeo de boa, tendo ou não vídeo integrado no processador. Só não vai ter um gráfico muito bom para jogos como você disse.

Há alguns anos as placas-mãe possuíam o vídeo integrado no chipset ponte-norte, o qual não existe mais nas placas atuais. O vídeo integrado passou a fazer parte do processador, sendo que a AMD possui suas APUs que são processadores com vídeo integrado (linha Athlon e Ryzen cuja numeração tenha também a letra G). Se o usuário possui uma placa-mãe atual (DDR4) e não possui uma placa de vídeo avulsa (offboard), então OBRIGATORIAMENTE ele deve ter um processador com vídeo integrado para gerar imagem, do contrário, o monitor não dará vídeo.

image.png

Os processadores da Intel atualmente possuem seus modelos com e sem vídeo integrado, sendo que a letra F em determinados modelos indicam que eles NÃO POSSUEM vídeo integrado, ou seja, o usuário precisará sim de uma placa de vídeo offboard para fazer com que o monitor de imagem.

image.png

Intel core i3 10100F (sem vídeo integrado): https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/203473/intel-core-i3-10100f-processor-6m-cache-up-to-4-30-ghz.html

Intel core i3 10100 (com vídeo integrado): https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/199283/intel-core-i3-10100-processor-6m-cache-up-to-4-30-ghz.html

Observe a seção "Gráficos de processador" no segundo link, ela não existe no primeiro.

Em 31/05/2021 às 20:51, Alex Red Line disse:

@Elder Nauvirth ahh para não me diga a pouco tempo atrás eu tive uma placa com gráficos no chipset e não, não é todo mundo que tem uma placa de última geração

Amigo, se você possui uma placa-mãe antiga da época em que elas TINHAM vídeo integrado, isso é uma coisa. As placas-mãe atuais não são mais assim. Simples.

Em 30/05/2021 às 21:23, flicky disse:

@gutopereira Então se a CPU não tiver placa de vídeo integrada e o PC desktop também não tiver placa de vídeo dedicada, a tela do monitor vai ficar toda preta e não irá exibir nenhuma imagem?

Exatamente. Resumindo:

Antigamente, as placas-mãe da geração DDR3 e anteriores, elas possuíam vídeo integrado no chipset. Ou seja, você não precisava de um processador com vídeo integrado ou de uma placa de vídeo avulsa para gerar imagem pois a própria placa-mãe iria gera-lo.

Hoje em dia a história é diferente, o vídeo integrado não faz mais parte da placa-mãe, ele passou a fazer parte do processador. Ou seja, você PRECISA de um processador com vídeo integrado ou de uma placa de vídeo avulsa, do contrário, o monitor não irá gerar imagem.

Os processadores AMD da linha Ryzen que possuem vídeo integrado tem a letra G na sua numeração. Exemplo: Ryzen 3 2200G, Ryzen 5 3400G, etc. Modelos sem o G NÃO POSSUEM vídeo integrado, ou seja, você precisa de uma placa de vídeo para gerar imagem.

Os processadores da Intel que possuem a letra F não possuem vídeo integrado, ou seja, você também precisará de uma placa de vídeo para que o monitor gere imagem.

• Curtir 2
Postado

@gutopereira

Eu tô pensando seriamente em pegar o Ryzen 5 3600 mesmo, cara. E depois colocar uma GPU dedicada barata qualquer, como você aconselhou, só para dar vídeo no monitor.

E depois eu coloco um pente de 8 GB de RAM (que ainda não sei o modelo e a marca: futuramente quando os preços estiverem melhores, coloco outro pente de mais 8 GB só pra agilizar mais), um SSD de 240 ou 480 GB (dependendo do preço) e um HDD barato. Fonte ainda não tenho a menor ideia de qual pôr. Gabinete também não.

você acha que a placa-mãe "ASUS PRIME B450M-GAMING/BR" é uma placa-mãe minimamente decente pro Ryzen 5 3600 e que vai dar conta do recado tranquilo pro meu uso só pra poker e navegação na net? 

Pelo que vi ela é compatível com o Ryzen 5 3600, mas tem que atualizar a BIOS dela (nem sei fazer isso, mas qualquer coisa um técnico faz pra mim se for embaçado). Parece que ela tem dissipador VRM, que você citou. Achei ela num preço razoável pelo qual posso pagar atualmente, diferente das MBs para o i5-11400F, que estão bem mais caras.

Se ela for boa mesmo e servir pra mim, já aproveitando, como eu faço pra saber quais GPUs são compatíveis com ela? Pra depois eu procurar uma GPU beem barata só pro meu monitor funcionar e dar vídeo. Tenho que entrar no site da ASUS e ver quais são? 

E você saberia me dizer se vale a pena pegar uma MB que já vem com bluetooth integrado? Ou nem compensa? Parece que essa da ASUS que citei não tem, apesar de parecer muito boa.

Postado

Além disso, alguém poderia dizer qual placa-mãe é melhor (desconsiderando o preço aqui) prum Ryzen 5 3600: uma B450M ou uma A520M? Quanto maior o número que vem depois da primeira letra do modelo da placa-mãe, mais moderna e melhor ela é?

E qual seria a diferença entre as placa-mães da ASUS A520M-E e a A520M-K? Não entendo o que querem dizer essas letras que iniciam e terminam o nome das placas-mães também rs. É possível achar GPU bem barata compatível com essas placas-mães também (por menos de 400 reais)?

Postado
agora, flicky disse:

diferente das MBs para o i5-11400F, que estão bem mais caras.

O 11400F tem um desempenho a mais, a es placas não custam tão mais caras assim, ou você que está pegando exemplos bem absurdos mesmo

Você nem sequer disse o que quer fazer com o pc

Postado
2 horas atrás, flicky disse:

Além disso, alguém poderia dizer qual placa-mãe é melhor (desconsiderando o preço aqui) prum Ryzen 5 3600: uma B450M ou uma A520M? Quanto maior o número que vem depois da primeira letra do modelo da placa-mãe, mais moderna e melhor ela é?

B450 é melhor, ou B550.

A520 seria a mais de entrada na atualidade, é como uma A320, só que atual.

Na melhor opção, uma B450 com dissipador de fases está ótimo.

• Curtir 1
Postado

17 horas atrás, Normal user disse:

O 11400F tem um desempenho a mais, a es placas não custam tão mais caras assim, ou você que está pegando exemplos bem absurdos mesmo

Você nem sequer disse o que quer fazer com o pc

Qual seria a MB minimamente boa mais barata pro 11400F e o valor? Sobre o que fazer com o PC, falei nos posts anteriores. Seria só pra jogar poker online e navegação na internet mesmo, nada desses outros jogos.

15 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

B450 é melhor, ou B550.

A520 seria a mais de entrada na atualidade, é como uma A320, só que atual.

Valeu. Então no caso quanto "maior" a primeira letra que inicia o modelo, mais atual e melhor ela é? Por isso que uma placa que inicia com "B" é melhor que uma que inicia com "A"?

E quanto maior o número que vem após a primeira letra, mais moderna e atual é?

Tem essa lógica ou não é assim que funciona?

Esse dissipador de fases tem nas placas que possuem VRM?

E qual seria a real diferença entre uma MB ASUS A520M-E e a A520M-K, além do nome? A última letra nos modelos delas (E e K) indica algo sempre que estão no fim do nome de uma MB?

Postado
agora, flicky disse:

Qual seria a MB minimamente boa mais barata pro 11400F e o valor? Sobre o que fazer com o PC, falei nos posts anteriores. Seria só pra jogar poker online e navegação na internet mesmo, nada desses outros jogos.

B560M-HDV mas a B560M-K tiraria os limites da primeira citada

A B560M-K como mais cara custa cerca de 800 reais

Apesar das placas-mãe AMD serem mais baratas o 11400F tem uma certa vantagem quanto ao 3600 como eu já disse várias vezes

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, flicky disse:

Valeu. Então no caso quanto "maior" a primeira letra que inicia o modelo, mais atual e melhor ela é? Por isso que uma placa que inicia com "B" é melhor que uma que inicia com "A"?

E quanto maior o número que vem após a primeira letra, mais moderna e atual é?

Não afirmo sobre isso de "maior melhor".

Quando começou a sair as placas-mãe para AMD veio as A320 que era as mais de entrada e depois surgiu as B350 que era melhor.

Pra saber se é mais moderna é melhor que olhe as especificações da placa, ver o que ela suporta e que não suporta, só de dizer que é B350 ou B450 não dá pra dizer isso, seria como querer ver uma placa de vídeo nos tempos antigos onde o pessoal empurrava alguma com 2gb e empurra a taxa de bits pra dizer que era boa.

Esse dissipador de fases tem nas placas que possuem VRM?

Até onde sei, toda placa tem VRM, não funciona se não tiver.

E qual seria a real diferença entre uma MB ASUS A520M-E e a A520M-K, além do nome? A última letra nos modelos delas (E e K) indica algo sempre que estão no fim do nome de uma MB?

A A520M-E tem mais USB e conta com saída DVI na placa, que será inútil caso use processador sem vídeo integrado.

0hdz0jfsm8pqz9wr_setting_xxx_0_90_end_10

https://www.asus.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-A520M-E/

p3jbrwz1qhktvcdz_setting_xxx_0_90_end_10

https://www.asus.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-A520M-K/

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

De toda forma presisa de uma placa de vdeo para fazer a configuração inicial depois de tudo isto se você tiver que (trocar, vender ou rma ) você pode virtualisar uma placa de vídeo com um programa que serve para espelhar a tela do seu pc em Android ou outro pc (espacedesk) que funciona da seguinte maneira você intala em um dispositivo sua preferência e no pc sem vídeo integrado pronto pode retirar a placa de vídeo e usar ps(não da para jogar ) tendo em vista que navegação e uso de programas que não usa uma gpu tudo tranquilo eu to usando a 10 dias com um sansumgue s8 e epelhando a tela na tv ( dica eu comprei um smartephone da linha s da samsung que tem suporte a samsung dex para fazer ito dar certo e um hub usb c para tranferir o vídeo tudo custou menos de 400 reais pois o smartphone tava com a tela quebrada e um preço bom tenha em mente  que da linha s a compatibilidade para espelhar vídeo vai do s8 para cima tem outras marcas como motorola tambem mas nunca usei

resumindo da sim para usar um procxessador com final F sem placa de vídeo mas tem limitações no funcionamento tirei a ideia do canal do fafa .

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...