Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD M.2 não é reconhecido com Processador Athlon 3000G?


Ir à solução Resolvido por Kotori,

Posts recomendados

Estou com um SSD m.2 da XPG 256G, mas ele não é reconhecido quando eu ponho o processador Athlon 3000G, simplesmente não aparece na BIOS, ou em outro lugar, mas quando eu troco o Athlon 3000G pelo meu Ryzen 5 1600AF, detecta normalmente, tem alguma incompatibilidade entre m.2 e processador? se sim, nao deveria ter, qual sentido do processador n reconhecer uma unidade de armazenamento, era pra ser padrão á todos os CPUs.

Meu Setup:

Athlon 3000G/Ryzen5 1600AF

8G RAM ddr4 2666Mhz

Rx 580 8g

placa-mãe EX-a320M-gaming

fonte 650w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/06/2021 às 00:40, Kotori disse:

Boa noite, @Muryllo Wallace Silva Reis! Como você está? Infelizmente você não pode utilizar, confira no site da fabricante da sua placa-mãe, na seção de armazenamento. Ele não suporta a utilização de um SSD M.2 NVME, apenas um SSD SATA.

entao se eu trocar o meu Atlhon 3000G por um ryzen 3 3200G eu poderia usar o grafico integrado e o SSD m.2 NVME normalmente certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • mês depois...

@Clamus já teve algum problema de estabilidade ou falha usando o adaptador NVMe? Faz boot por ele? A minha dúvida é se utilizando o NVMe com adaptador pode estressar de alguma forma o processador ou o NVMe? Tenho uma placa ASUS a320m k/br, Athlom 3000g e um NVMe XPG SX6000 pro de 256gb e consegui fazer funcionar uma vez no slot da placa, mas só por um tempo curto. Depois de alguns dias usando deu tela azul no Windows e não consegui mais reiniciar e nem formatar. Ele nem aparecia mais na BIOS, ficou inacessível. Como o SSD parou de funcionar, então consegui trocar por um novo. Somente depois disso, por ser leigo no assunto, percebi que o Athlom não suporta NVMe e decidi não arriscar conectar ele novamente e ter o risco de danifica-lo. Agora, não sei se o SSD anterior deu problema pela conexão indevida ou por defeito de fábrica mesmo. Me corrija se estiver errado, mas vi também que o Athlom trabalha com 8 pistas Pcie, mas no slot M.2 ele utiliza apenas 2 e por isso reconhece apenas SSD Sata. Já no slot pcie ele pode trabalhar com 4 pistas, que é o suficiente para o NVMe. Sabendo disso passei um email para a ASUS e obtive a seguinte resposta:

 

"Sem um CPU da série Ryzen conectado realmente não é possível usar um SSD M.2 NVMe pois esses CPUs de outras séries permitem que o slot M.2 trabalhe em PCIe (barramento que os NVMe trabalha), a conexão fica limitada a trabalhar em modo SATA somente (onde os dispositivos NVMe não são reconhecidos).

Esses usuários que informaram conseguir fazer o SSD M.2 ser reconhecido através de um adaptador é porque o próprio slot PCIe não tem como trabalhar de outra forma fora o modo PCie, e por isso o componente que trabalha nesta versão é reconhecido mesmo quando não se usa um Ryzen.

Mas isto pode impactar em problemas de configuração do dispositivo na BIOS, onde pode ser que ele não consiga ser lido para inicialização no boot.

O recomendado é utilizar as conexões nativas da motherboard, sem uso de adaptadores, e usufruir dos recursos disponíveis pelo hardware conectado."

 

Portanto, eles não indicam usar o NVMe, mesmo que ele funcione com adaptador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!