Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen 9 5900X com temperatura elevada


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Pessoal comprei uma cpu amd ryzen 9 5900x, apenas coloquei na placa-mãe gigabyte aorus master x570. E até o momento não chegou a congelar a tela, mas o cpu chegou a 90º 91º grau com um cooler que eu coloquei por  cima, não estava preso, só liguei pra testar rodando teste de estabilidade com aida 64. As vezes acontecia do tempo rodar 33min parava e ja ia pra 45min. Mas sem congelar a tela. Utilizei qualquer cooler pra testar a cpu porque to montando esse progeto aos poucos por conta da crise. Alguém me ajuda? Sabe se o recomendavel é um water cooler mesmo? Toda vez que eu extressava a cpu o clock reduzia, mas tirando isso gostei da cpu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, se você não prendeu o cooler adqueadamante (que, aliás, você também não disse qual é), fica complicado esperar que ele faça o seu trabalho de resfriar o processador...

 

Em todo caso, se quer um water, pegue um de no mínimo 240mm. Mas considerando o processador, sugiro procurar um de 280.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni o dissipador não sei o nome, é um que é compativel com pentium 4 que eu utilizo também em teste de socket lga 2011 a temperatura ja chegou ~41 grau em stress dos intel, não sei os amd. o modelo do cooler é A825-42RB-3AN-PI COOLER MASTER https://pt.aliexpress.com/item/32714020705.html?albpd=pt32714020705&acnt=768-202-3196&aff_platform=aaf&albpg=1234649595086&netw=u&albcp=11863430619&sk=UneMJZVf&trgt=1234649595086&terminal_id=4fd611eae5194befb9512ace79e4465b&tmLog=new_Detail&needSmbHouyi=false&albbt=Google_7_shopping&src=google&crea=pt32714020705&aff_fcid=c043d100013a4fa79ec2e1cee94c737c-1623850669664-04795-UneMJZVf&gclid=CjwKCAjwwqaGBhBKEiwAMk-FtLl5ER-icCeVyN6HiVTSdcYR-ZErG-UlMFMqB80-1F8Z8cUlNk09FxoC4IgQAvD_BwE&albag=120632188052&aff_fsk=UneMJZVf&albch=shopping&isSmbAutoCall=false&aff_trace_key=c043d100013a4fa79ec2e1cee94c737c-1623850669664-04795-UneMJZVf&device=c&gclsrc=aw.ds dissipador é bem grande. O interessante é que o dissipador não ficou quente quando eu colocava a mão. É isso que não entendi, ja nos intel ficava quente o dissipador. Esqueci de falar também que sem stress o cpu fica em 50 grau a 55 grau. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, ETC9007 disse:

O interessante é que o dissipador não ficou quente quando eu colocava a mão. É isso que não entendi, ja nos intel ficava quente o dissipador. Esqueci de falar também que sem stress o cpu fica em 50 grau a 55 grau.

V

3 horas atrás, ETC9007 disse:

não estava preso

Se não há um sistema de montagem adequado, não é surpresa que o cooler não funcione direito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni eu conforme falei da pra perceber que comprei ja o processador e graças a D'us não tive problema de instabilidade de usb conforme dito pelo público do redit, mas prefiro não mexer na BIOS, vai que da problema né? Rs to na versão F30 de BIOS. O PC é bom gostei da AMD antigamente eu só usava intel. Agradeço também pela ajuda amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Imakuni Amigo ontem realizei mais teste com o PC nos programas

performance benkmark deu 35877 pontos

e estava no verde.

porém bateu 39527 no site

https://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=AMD+Ryzen+9+5900X&id=3870 

 

CPU Z

multi thread: 8969,2

single thread: 628,4

 

Benchmark 

multi thread: 17564 precionando o cooler com força a temperatura caiu pra 90 depois 91. Mas precionando deu 18020 rodando o teste pela segunda vez. em 10 min.

single thread: 1557

11.57x 

o desempenho desse processador bateu no threadripper 1950x no Benchmark com cooler qualquer.

Stress temperatura multi thread: 91ºC 194Fº a 195Fº 3,55Ghz

Stress temperatura single thread: 83º ~ 91ºC 194Fº a 195Fº 4,64Ghz

 

Concluindo: O processador está de fato bom e precisa de um water cooler? Concorda comigo?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, ETC9007 disse:

Concluindo: O processador está de fato bom e precisa de um water cooler? Concorda comigo?

Não precisa necessariamente de um WC, mas precisa de resfriamento adequado (e isso inclui montagem correta). A princípio, parece tudo bem, só estando com menos desempenho por limitação térmica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/06/2021 às 12:18, ETC9007 disse:

@Imakuni Amigo ontem realizei mais teste com o PC nos programas

performance benkmark deu 35877 pontos

e estava no verde.

porém bateu 39527 no site

https://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=AMD+Ryzen+9+5900X&id=3870 

 

CPU Z

multi thread: 8969,2

single thread: 628,4

 

Benchmark 

multi thread: 17564 precionando o cooler com força a temperatura caiu pra 90 depois 91. Mas precionando deu 18020 rodando o teste pela segunda vez. em 10 min.

single thread: 1557

11.57x 

o desempenho desse processador bateu no threadripper 1950x no Benchmark com cooler qualquer.

Stress temperatura multi thread: 91ºC 194Fº a 195Fº 3,55Ghz

Stress temperatura single thread: 83º ~ 91ºC 194Fº a 195Fº 4,64Ghz

 

Concluindo: O processador está de fato bom e precisa de um water cooler? Concorda comigo?

 

 

Cara, não sei o seu uso, mas tenho um Ryzen 9 3900X, e não consegui ficar 1 mês sem water cooler. Tive que pegar um Corsair H150i Pro XT 360mm, mas eu uso o PC para renderização, e com o OC que fiz, ficou até mais frio do que stock. Geralmente flutua entre 73° e 80° enquanto renderiza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, ETC9007 disse:

@JoMpAvip sem oc fica em qual temperatura?

Sem OC ele travava os núcleos em 3.8GHz na renderização, batendo 88°C facilmente. Já chegou a passar de 90°C algumas vezes.

Fiz o OC no intuito de baixar a tensão do processador, e casou bem com uma frequência maior (4.3GHz) e uma temperatura menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, ETC9007 disse:

@JoMpAvip Poderia dizer qual sua placa-mãe? E só entrou nas tensões? Ou utilizou outras coisas? Porque eu queria utilizar ele assim de fábrica sem mexer em nada, e me diz como assim travava? você não coseguia renderizar? 

ASUS TUF X-570.

Fiz o undervolt seguindo tutoriais no youtube. Como sustentou o clock do processador stock com uma tensão muito baixa, eu subi um pouco a tensão e aproveitei pra subir o clock também.

Acabou que ficou mais frio, com uma tensão menor e clock maior que em stock.

 

Em stock o clock ficava travado em 3.8GHz na renderização. Não passava disso com os núcleos em full load e batia 88°C ou mais facilmente.

Já com esse over que eu fiz, fica de boa em 4.3GHz em full load, e bem mais frio.

Ainda tenho uma margem pra subir, mas preferi manter assim, pois não vejo necessidade de ir ao extremo do extremo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ETC9007 disse:

@JoMpAvip Mas fazer overclock não reduz a vida útil do cpu?

Cara, como eu expliquei antes: meu overclock causou uma melhor performance com uma temperatura mais baixa, devido à tensão do processador que ficou menor.

Não fui até o limite do hardware, como muitos fazem. Provavelmente eu deva conseguir ir até uns 4.5 ou 4.6GHz, mas a diferença de performance vai ser mínima para o aumento de tensão que eu precisaria fazer.

Nesse caso, provavelmente reduziria a vida útil, mas sinceramente, um processador trabalha tranquilo uns 15, 20 anos. Sem exageros, eu vou reduzir pra o que? 12 anos? Daqui a 12 anos já tem o Ryzen 20 rodando a 15GHz, e meu computador vai ser tão obsoleto quanto um Pentium 4 é hoje, com overclock ou sem overclock.

 

Busque no YouTube por vídeos relacionados a undervolting CPU. Assista vários vídeos que você vai começar a entender que nem sempre o overclock é prejudicial. Após isso, veja se vale a pena fazer para o seu uso, ou não.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, ETC9007 disse:

@JoMpAvip Mas se eu colocar um water cooler e ter temperatura em 89 grau ou até 90? Por deixar padrão seguindo esse pensamento, reduziria a vida útil? 

@Imakuni E eu queria te fazer essa pergunta, se com water cooler reduzir 1 grau ou 2 grau? O cpu estaria com defeito?

Entenda isso: seu processador não está com defeito. Compre o melhor cooler que puder para obter o maior desempenho possível.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resfriamento nunca é demais, preserva os componentes e a estabilidade da máquina. Se é pra comprar um cooler, veja qual o melhor custo benefício para o teu caso. Para um processador destes eu indicaria um WaterCooler de no mínimo 240mm e, se o gabinete suportar, um de 360mm. Querendo ou não, os WaterCoolers geralmente apresentam um desempenho melhor se comparados com os AirCoolers.

Vai muito do uso da máquina também, do tipo de tarefa que irá trabalhar. Eu tenho um i7-11700k, coloquei um WaterCooler de 120mm e pra mim foi o suficiente, a temperatura fica normalmente abaixo dos 40º.

 

image.png.ae95a06bcedee0a6023a7bc59462c1ca.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!