Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Tela lcd Juno G


Posts recomendados

Olá, sou novo aqui e queria uma informação… possuo um Sintetizador Roland Juno G que deu problema na tela lcd, não acha mais no mercado, até importar está difícil pois está difícil de encontrar… tem como substituir esse Display por outro lcd controlado pelo arduino? Os dados e alimentação do display original são transmitidos através de um cabo flat de 18 vias…. e o display é de 240x96. Sou leigo no assunto mas quero saber se é possível.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não conheço o produto mas já adianto que pra programar um treco pra isso tem que conhecer muito bem o esquema, princípio de funcionamento, protocolos da conversa, e alguns etc. Publique fotos, desenhos, esquemas e etc

 

 Pra não alimentar off topic, uso meus superpoderes de edição do passado

,,, mas acho que é quase ontopic.... 😁

Em 04/05/2023 às 10:58, Eduposada disse:

infelizmente em alemão...

Opte por legendas automáticas e tradução automática. O tradutor faz um excelente trabalho... acerta mais de 90%

 

Excelente contribuição amigo @Eduposada 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Trabalho com teclados, e conheço parcialmente a estrutura interna do Roland Juno G. Sei que dá pra fazer "miséria" com o Arduino, mas é necessário um estudo muito aprofundado pra entender cada pino do drive de imagem do Juno G. Até já tentei fazer algo parecido em alguns teclados da Yamaha, mas sem sucesso. A não ser que tivesse uma saída a.v. para adaptar uma tela auxiliar como os teclados da Yamaha Psr 3000, s-900, s-910 dentre outros. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio J S Marques ,

 

Eu diria que dá sim para um Arduino monitorar as linhas desse display,  ou melhor, as linhas de controle do CI driver, decodificar os comandos, e mostrar em um outro display.

Precisa de um excelente conhecimento técnico , não apenas saber programar muito bem.

Eu vou mais além, acho que mesmo aqui no CDH não tem 6 pessoas que possuem essa capacidade...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 23/06/2021 às 03:04, Flávio J S Marques disse:

Olá, sou novo aqui e queria uma informação… possuo um Sintetizador Roland Juno G que deu problema na tela lcd, não acha mais no mercado, até importar está difícil pois está difícil de encontrar… tem como substituir esse Display por outro lcd controlado pelo arduino? Os dados e alimentação do display original são transmitidos através de um cabo flat de 18 vias…. e o display é de 240x96. Sou leigo no assunto mas quero saber se é possível.

@Flávio J S Marques Olá amigo, não sei se já obteve algum sucesso na busca pela solução com arduino, mas por um acaso eu encontrei uma possível solução com Raspberry Pi Pico, você pode dar uma conferida neste artigo https://www.depieri.net/?p=104
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Amigo, venho pesquisando há anos por uma solução para esse problema, partes em sites de lojas de eletrônicos e peças pelo mundo e também soluções alternativas. Morei na China (onde eram fabricados os displays originais para a Roland), mas não achei nenhum mais em estoque.

Portanto, creio que a solução é partir para métodos alternativos mesmo. 

 

Um dos projetos promissores, que vi há 2 anos, era de um alemão que começou a mapear os sinais de saída do display e estava pensando em fazer a conversão/controle usando Raspberrry Pi. 

 

Nesta semana fui surpreendido positivamente com a informação de que ele conseguiu e postou instruções detalhadas no GitHub!!! 

 

Abaixo estão os links que consegui, com as instruções e um vídeo (infelizmente em alemão...) que demonstra o sucesso.

O link do GitHub inclui até o código de conversão, que o autor disponibilizou gratuitamente.

 

Encontrei ainda, anúncio no Mercado Livre, com o projeto pronto! Achei meio salgado o preço (1250,00), mas para quem não quiser se arriscar em tentar por si próprio, é uma solução viável. Só não garanto a eficácia, porque não testei...

 

Instruções e arquivos: https://github.com/dpeddi/LCDJunoG

 

Link no Mercado Livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3269151289-display-p-teclado-roland-juno-g-leia-a-descrico-_JM#position=3&search_layout=grid&type=item&tracking_id=6be4aafc-7d64-4c7b-bed9-cf27b3031d35

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!