Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, espero que estejam todos bem. Possuo o notebook Inspiron 15 Gaming 7567 e tenho tido problemas quanto ao uso da GPU. 

Config: gtx 1050 ti - i7 7700hq - 16gbram - 120gb ssd + 1tb hd

Aparentemente isso acontece em todos os jogos. Quando estou num ambiente fechado, com pouco detalhamento, a porcentagem de uso da GPU fica acima de 90% e entrega ótimas taxas de quadros, no entanto, quando vou para um ambiente com nível de detalhamento superior, essa % chega a cair para 40%, 30% e os quadros também são reduzidos drasticamente. 

Nessa imagem estou dentro de um prédio no PUBG 
 image.png.de091357cc480d30389637f39a3735cb.png

Já nessa segunda, estou no mesmo prédio, porém virado para a cidade.

image.png.bd3dc7d45992e7c25d963260db0c9ad4.png

Como vocês podem ver, também não se trata de um problema de gargalo, uma vez que o processador se mantém constante na faixa dos 50%... O que não faz sentido pra mim é essa GPU reduzir mais de 35% ao mudar de cenário, na minha concepção o ideal seria ela manter os 90%+ anteriores e ate aumentar, caso seja necessário para processamento dos pixels.

Alguém já passou por isso? Fizeram algo que os ajudaram? 

Postado

você já olhou as temperaturas? e qual é a resolução e gráficos do jogo? estão no mínimo? se estiverem no mínimo tente aumentar, e cheque as temperaturas de novo também

Postado

As temperaturas não batem 70 graus, como mostrado nas imagens. Rodo em full hd e já tentei aumentar os gráficos, porém a situação não muda. 

Se eu aumento demais, colocando no ultra por exemplo, a porcentagem fica alta, porém o computador não consegue entregar 60 quadros. Achei que poderia ser problema na placa, então fiz testes de benchmark e ela trabalhou em 99% durante todo o procedimento e a pontuação foi condizente. 

Postado

@dragonhear Já viu testes no YouTube no mesmo jogo o desempenho de sua CPU e gpu? Tenho quase certeza que isso é o driver de video desatualizado, se for atualizar remova o drive atual pelo ddu e instale o novo driver direto do site da fabricante (Nvidia no seu caso). Jamais atualize drivers de vídeo pelo Windows.

Postado

@Pepse já sim, estou com os drivers mais atuais. 

@Danimar 96 vi testes sim, era pra rodar tranquilamente. Testei no GTA V e também tenho o mesmo problema... sendo que é um jogo leve para a configuração desse notebook. Sobre os drivers, eu atualizei direto pelo geforce experience, isso pode ser um problema? Não fiz nenhum procedimento pelo windows. 

Postado

Bom glr, desinstalei os drivers tanto da GTX 1050ti quanto do Intel HD Graphics 630 por meio do DDU. Estou reinstalando pelo site da Nvidia e deixarei a placa da Intel desabilitada por hora, rodando o sistema todo na GTX. 

Assim que concluir os downloads e testes, volto aqui para comentar com vocês com prints dos resultados obtidos. 

Opa, terminei os testes aqui e infelizmente não tive sucesso. 

Quando deixei desabilitado o Intel HD Graphics, não conseguia rodar em Tela Cheia, ou rodava e pegava 0%-5% de uso da GPU.
image.png.dbb700667001c35f25de559378bc23e1.png

Quando o habilitei, passei a conseguir rodar em full screen, porém com o mesmo desempenho de antes.

image.png.9af5fa7ad1fa764619ef0c9332f05c2f.png

Não acredito que o GTA V ou PUBG estejam rodando os jogos na Intel HD Graphics, pois isso com certeza causaria um gargalo no processador, no entanto, a placa da intel está definida como UEFI, isso deveria ser modificado? Não encontrei informações de como realizar tal procedimento na BIOS da Dell.

Algumas imagens do gpuz:

image.png.035525f888b83c15c7e8dbe981eeb9a0.png

image.png.c54efb4bb44070ca5184ad8be8b24e56.png

image.png.303162ebe099ab79f863ffdaabd94b98.png

Que problema chato, galera! A placa consegue rodar em 100% mas tem algo a limitando... Seria talvez o próprio Windows? Porque a temperatura não é, gargalo não é, então... não tenho ideia. 

• Membro VIP
Postado

O App da NVIDIA reconheceu o jogo?

Configurou o Windows para usar a GPU para o jogo?

image.png

Escolher o executável e fixar a performance desejada.

image.png

No meu caso foi o contrário, o Windows sempre assumia que o Brave deveria usar a GPU Externa, então se via um vídeo o fan ficava no máximo.

Postado

Olá dwatashi, obrigado pela mensagem! No entanto, já inicializei o GTA V por aí também e infelizmente não tive mudança.

Sobre o app da NVIDIA, ele reconhece os jogos sim, tanto o painel de controle da NVIDIA quanto o geforce experience.

image.png.9a69fdf94a43a22f1e0721a33f224af6.pngimage.png.c87a6ef4b312dd24593cef116f80995d.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!