Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
2 minutos atrás, Rodrigo Lazarotto disse:

@Tiago_lago É bom sim, eu tenho no meu gabinete e gosto bastante, meu gabinete é um pouco pequeno porém os cooles conseguem segurar bem a temperatura.

Valeu!

você usa essa hub? Acho que fica de boas se ligar todos em uma única porta sys_fan ?

Postado

@Tiago_lago Refrigerar ele não refrigera, para isso é necessário uma geladeira. Arrefecer ou ventilar certamente eles fazem bem. Deepcool é boa marca para ventoinhas e são bem duráveis. Só não gostei do padrão multi colorido (sem ser RGB por sinal), mas pelo preço e especificações está até bom. Na Kabum você compra o basicão da marca por 21,90 salvo engano. O HUB que escolheu é muito bom, mas se tiver mais de uma saída de ventoinhas na sua placa-mãe lembre-se que a melhor opção é usar uma controladora para cada 4 ventoinhas. A FH-04 da deepcool custa 29 reais e permite o uso de 4 ventoinhas, sai mais barato e dá para dividir as ventoinhas de entrada das de saída. A propósito, separe três ventoinhas para entrada (sempre no painel frontal) e três para saída (atrás e em cima) do seu gabinete, é a melhor forma de arrefecer qualquer sistema.

Ah, e a vantagem de separar o controle das ventoinhas de entrada das de saída é por que se o fluxo de ar ficar negativo (se o painel frontal for fechado é provável que isso aconteça) dá para você reduzir um pouco a velocidade das ventoinhas de saída para evitar que o gabinete aspire poeira por frestas não filtradas.

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Refrigerar ele não refrigera, para isso é necessário uma geladeira. Arrefecer ou ventilar certamente eles fazem bem.

kkkk foi o que eu quis dizer arrefecer, refrigerar ...esfriar as parada lá xD

O HUB que escolheu é muito bom, mas se tiver mais de uma saída de ventoinhas na sua placa-mãe lembre-se que a melhor opção é usar uma controladora para cada 4 ventoinhas. A FH-04 da deepcool custa 29 reais e permite o uso de 4 ventoinhas, sai mais barato e dá para dividir as ventoinhas de entrada das de saída. A propósito, separe três ventoinhas para entrada (sempre no painel frontal) e três para saída (atrás e em cima) do seu gabinete, é a melhor forma de arrefecer qualquer sistema.

Aah escolhi esse hub por que ele tem uma porta SATA pra ligar na fonte. Foi justamente por que eu pensei que seria melhor pra tentar evitar queimar a placa-mãe. você achar melhor dois sem sata então né?

Ah, e a vantagem de separar o controle das ventoinhas de entrada das de saída é por que se o fluxo de ar ficar negativo (se o painel frontal for fechado é provável que isso aconteça) dá para você reduzir um pouco a velocidade das ventoinhas de saída para evitar que o gabinete aspire poeira por frestas não filtradas.

Entendi

3 horas atrás, Nickson Cairo disse:

@Tiago_lago Seria bom você dedicar um dinheiro para o cooler da cpu também, o cooler box do R5 3600 é meio duvidoso, com o sistema em stock.

Sim, sim. Qual você recomenda??
Meu R5 é bem esquentadinho. Eu faço um undervolting nele com o Ryzen Master toda vez que ligo o PC. Daí ele fica de boa.

Postado
12 horas atrás, Tiago_lago disse:

Aah escolhi esse hub por que ele tem uma porta SATA pra ligar na fonte. Foi justamente por que eu pensei que seria melhor pra tentar evitar queimar a placa-mãe. você achar melhor dois sem sata então né?

Cada saída da placa-mãe suporta tranquilamente três a quatro ventoinhas. A porta SATA é justamente para não sobrecarregar a MB caso você precise de mais ventoinhas do que isso. Como você terá apenas 6 ventoinhas, dois HUBs como o FH-04 estarão dentro do que a MB suporta se ela tiver mais de um SYS_FAN header. Se preferir o de 10 portas (FH-10) ele também é uma boa opção, sem dúvidas. 

A propósito, como ficou seu setup mesmo?

12 horas atrás, Tiago_lago disse:

Sim, sim. Qual você recomenda??
Meu R5 é bem esquentadinho. Eu faço um undervolting nele com o Ryzen Master toda vez que ligo o PC. Daí ele fica de boa.

Se está com poucas ou nenhuma ventoinha no seu gabinete então esta é a razão do seu Ryzen esquentar. O Undervolt poderia ser substituído por desligar o "Turbo Boost" na BIOS e configurar a frequência do processador para fixar na frequência máxima do TB ou próximo dela. Verá o processador bem mais frio e os frame rates bem mais constantes assim. 

Dependendo da altura máxima de cooler que seu gabinete permitir, esses coolers abaixo são minha indicação. Se comprar um que venha com apenas uma ventoinha lembre-se de comprar mais uma para ficar com push n' pull. Nos cooler master costuma vir o kit para a instalação da ventoinha adicional, mas não custa ler o manual para ter certeza.

• DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    Outros das marcas Noctua e Scythe

Estude bem como instalar o modelo que comprar antes de iniciar a instalação, pois um cooler bem instalado não precisa de manutenção por uns 8 anos fácil.

• Curtir 1
Postado

@Nickson Cairo Valeu !!

6 horas atrás, WOZ Dods disse:

Cada saída da placa-mãe suporta tranquilamente três a quatro ventoinhas. A porta SATA é justamente para não sobrecarregar a MB caso você precise de mais ventoinhas do que isso. Como você terá apenas 6 ventoinhas, dois HUBs como o FH-04 estarão dentro do que a MB suporta se ela tiver mais de um SYS_FAN header. Se preferir o de 10 portas (FH-10) ele também é uma boa opção, sem dúvidas. 

A então se ligar só 3 não tem problema não ter entrada pra ligar na fonte. Beleza, então.
A minha placa-mãe tem duas sys_fan, vou fazer isso.

E você acha que devo trocar o fan que já vem no gabinete também né? (o traseiro)

A propósito, como ficou seu setup mesmo?

Ryzen 5 3600

2x8gb XPG Gammix D10

ASUS NVIDIA RTX 3060ti Dual 

Gigabyte B550M DS3H

SSD Gammix XPG Adata 1TB

XPG Core Reactor 750w, 80 plus gold

Cooler Master MB511

Se está com poucas ou nenhuma ventoinha no seu gabinete então esta é a razão do seu Ryzen esquentar. O Undervolt poderia ser substituído por desligar o "Turbo Boost" na BIOS e configurar a frequência do processador para fixar na frequência máxima do TB ou próximo dela. Verá o processador bem mais frio e os frame rates bem mais constantes assim. 

Dependendo da altura máxima de cooler que seu gabinete permitir, esses coolers abaixo são minha indicação. Se comprar um que venha com apenas uma ventoinha lembre-se de comprar mais uma para ficar com push n' pull. Nos cooler master costuma vir o kit para a instalação da ventoinha adicional, mas não custa ler o manual para ter certeza.

• DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    Outros das marcas Noctua e Scythe

Estude bem como instalar o modelo que comprar antes de iniciar a instalação, pois um cooler bem instalado não precisa de manutenção por uns 8 anos fácil.

beleza, valeu!

Postado
Em 08/07/2021 às 14:08, Tiago_lago disse:

A então se ligar só 3 não tem problema não ter entrada pra ligar na fonte. Beleza, então.
A minha placa-mãe tem duas sys_fan, vou fazer isso.

E você acha que devo trocar o fan que já vem no gabinete também né? (o traseiro)

Só se você fizer questão. Como já o possui, não vejo razão para se desfazer dele. Por sinal coolers da cooler master costumam ser muito bons.

Em 08/07/2021 às 14:08, Tiago_lago disse:

Ryzen 5 3600

2x8gb XPG Gammix D10

ASUS NVIDIA RTX 3060ti Dual 

Gigabyte B550M DS3H

SSD Gammix XPG Adata 1TB

XPG Core Reactor 750w, 80 plus gold

Cooler Master MB511

Você viu essa promoção?

Memória DDR4 Geil Orion RGB, Edição AMD, 8GB, 3600MHz, Red, GAOSR48GB3600C18BSC - R$ 299,00

Compre rápido, vai acabar por agora.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Só se você fizer questão. Como já o possui, não vejo razão para se desfazer dele. Por sinal coolers da cooler master costumam ser muito bons.

Ah vou manter então!

48 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A promoção voltou logo depois de terminar, dessa vez ainda mais barato.

Me enganei, na verdade não voltou. 😧

Aaaaa só olho o Kabum, sempre esqueço a Terabyte kkk
você acha que é de boa misturar memoria de 3600 com as minhas de 3000?? 

• Curtir 1
Postado

@Tiago_lago As 3600 acabaram naquele preço. Memórias vão sempre rodar na velocidade das mais lentas, então não terá ganho com memórias mais rápidas do que as que já tem. Eu só teria comprado delas por que estavam MUITO baratas e mal não faz. Pena que agora subiram para 479 reais.

• Curtir 1
Postado
Em 07/07/2021 às 15:01, WOZ Dods disse:

Só não gostei do padrão multi colorido (sem ser RGB por sinal), mas pelo preço e especificações está até bom. Na Kabum você compra o basicão da marca por 21,90 salvo engano.

Eu não consegui achar outro fan pwm da deepcool sem ser o que eu falei no post original. você sabe de outro? Não precisa ser RGB

Pode ser de outra marca também. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!