Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como corrigir o erro Whea_Uncorrectable_Error quando o PC é estressado?


Posts recomendados

Eu faço lives pelo OBS Studio e quando estou jogando algo pesado o PC simplesmente apresenta problemas e da tela azul mas quando eu jogo em off roda tudo de boas. Também troquei recentemente meu i3 9100f por um i5 9400f e meu PC começou a dar tela azul (não sei se foi por causa disso ou se foi coincidência e ainda usei bastante sem dar problema algum). Já formatei o PC e instalei todos os drivers direto das fabricantes e não resolveu(antes eu usava o driver booster).

 

Minha config:

placa-mãe ASUS TUF h310m-plus,

i5 9400f,

RX570 4GB,

2x8GB RAM 2666Mhz Kllisre,

SSD m2 nvme 256GB xraydisk (sistema),

SSD 120GB SanDisk,

HD de note antigo da samsung 320GB,

Fonte PC Yes Electro v2 430w 80 plus bronze.

 

Os códigos de erro que já apareceram foram esses: 

Primeiro que apareceu: Whea Uncorrectable

Segundo: Unexpected Store Exception

Terceiro: Kernel Data Inpage Error

 

E esses são alguns testes que fiz:

 

 

 

benchmark HD 320GB.png

benchmark SSD 120GB.png

benchmark SSD nvme 256GB (sistema).png

benchmarkaida64.png

benchmarkRX570.png

HD de 320GB jogos.png

Health HD 320GB.png

Health SSD 120GB.png

Speccy.png

SSD de 120GB jogos.png

SSD nvme 256GB (sistema).png

TesteCPU.png

LogsColetados.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Uma WebCam PC-C1 Belk 1080p dizendo ela que e plug and play.

 

Você baixou MANUALMENTE todos os drivers da MB e GPU nos sites das fabricantes. Driver nativo do windows é furada. Evite Driver Easy, Driver Boster, etc., são ainda piores.

Resposta: Baixei todos manualmente.

 

Seu gabinete tem bom arrefecimento. Mínimo de 2 ventoinhas, preferencialmente 120 ou 140 mm, metade puxando ar para dentro (na frente, embaixo ou lateral) e metade jogando ar para fora (topo ou trás).

Resposta: Uma de 120mm na frente e uma de 80mm atrás.

 

Sua fonte é de qualidade e está em bom estado. Para isso recomendo sempre 80+ gold, Tier A ou B dessa lista: https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

Resposta: Eu acho que essa minha era pra ta dando conta ne.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Thawan Bezerra disse:

Uma WebCam PC-C1 Belk 1080p dizendo ela que e plug and play.

Tentou entrar no site da fabricante e baixar driver dela?

 

8 horas atrás, Thawan Bezerra disse:

placa-mãe ASUS TUF h310m-plus,

i5 9400f,

RX570 4GB,

2x8GB RAM 2666Mhz Kllisre,

SSD m2 nvme 256GB xraydisk (sistema),

SSD 120GB SanDisk,

HD de note antigo da samsung 320GB,

Fonte PC Yes Electro v2 430w 80 plus bronze.

Suas memórias são das que mais apresentam falhas e anomalias que eu conheço. Já passou memtest nelas? 

Já resetou a BIOS? testou outra fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Thawan Bezerra disse:

Já fiz os testes nas memorias e nenhum erro encontrado. Fiz pelo diagnostico de memoria do windows mesmo.

O diagnóstico de memória do windows não faz diagnóstico correto na maioria das vezes. Minha indicação do memtest86 é justamente por isso. Tem que instalar ele no pendrive e iniciar o PC por ele. Deixar rodar o teste por 10 minutos pelo menos e se aparecer um único erro remover os módulos de memória e testar um por um para saber qual está com defeito.

 

31 minutos atrás, Thawan Bezerra disse:

Não resetei a BIOS e não sei fazer isso.

Entre na BIOS (ligue o computador apertando del no teclado várias vezes até entrar na BIOS), leia como estão as opções de boot (UEFI/CSM, qual o dispositivo de inicialização e se os HDs estão em AHCI ou IDE) procure a opção "load optimal defaults", acione ela, volte nas opções de boot que verificou e coloque os mesmos valores que estava antes, salve e reinicie.

 

35 minutos atrás, Thawan Bezerra disse:

Ainda não testei outra fonte.

A fonte pode ser a origem do seu problema todo. Testar outra fonte poderia ajudar muito o seu diagnóstico. Eu ainda suspeito de memória.

 

 

Os erros todos que você descreveu estão conectados a armazenamento, mas podem ser causados pela memória, pela CPU ou pelos HDs/SSDs. Reassentar a CPU (precisará de isopropanol para limpar a pasta antiga e de uma nova para reaplicar) observando se há algum pino amassado no socket ou algum contato queimado na CPU, testar as memórias com o memtest e remover o HD antigo de notebook e o SSD que não é utilizado para o sistema da equação são as melhores alternativas de diagnóstico. 

Observe que dispositivos USB problemáticos também podem ser a fonte do problema. Teste usar a câmera do seu celular como alternativa por algumas lives para ver se haverá alguma mudança na situação também. Para essa finalidade pode usar o programa DROIDCAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thawan Bezerra Se fez sem a webcam e ainda sim teve o problema, então a webcam não é a culpada. 

 

Coisas que precisam estar em ordem para o diagnóstico correto e presumo que você já fez:

  • Instalação do Windows saudável e com drivers baixados dos fabricantes.
  • Memórias testadas com memtest86 na inicialização, não dentro do Windows.
  • Crystaldiskinfo rodado e acusando que o armazenamento está saudável.
  • Nenhum programa ou aplicativo externo interferindo na captura, especialmente malware.
  • Nenhum periférico danificado ou problemático conectado.

Se tudo isso está certo, resta realmente a fonte. Observe que se tiver estabilizador conectado ele também pode ser o culpado, pois estabilizadores dificultam o trabalho correto de qualquer eletrônico moderno. Sempre peço que joguem esse tipo de equipamento fora caso tenham, inclusive. Observe que o software que está usando também pode ser o culpado, e conferir suas configurações é importante, bem como testar outro software. Se estiver capturando de dentro do browser, desativar a opção de aceleração de vídeo por hardware pode ser uma solução temporária.

 

Atualizar seu Windows todo, incluindo netframework (no Windows update), C++ e outros aplicativos necessários ao funcionamento do programa de captura também é imprescindível.

 

Se testar outra fonte não der resultado, restará presumir que há alguma falha na placa-mãe ou placa de vídeo, pois todos os demais componentes já terão sido diagnosticados. Para testar a placa de vídeo você pode rodar o Furmark por alguns minutos (recomendo uns 5 a 10 minutos apenas para não estressar desnecessariamente seu hardware).

 

Durante todo o processo mantenha o HWmonitor aberto e visível para acompanhar suas temperaturas. Qualquer temperatura acima de 70°, próxima ou acima de 80°, deve ser observada atentamente. Se ultrapassar 90° interrompa o teste imediatamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thawan Bezerra 500 W sem qualidade pode significar menos de 200 W efetivos. Servirá para testes pelo menos, mas saiba que somente fontes de qualidade fornecem a potência rotulada. Algumas marcas renomadas, inclusive, não produzem fontes de qualidade. A título de exemplo temos Aerocool, Deepcool, Cooler Master e até Seasonic, qual é uma das melhores marcas de fontes no mercado mas tem fontes de má qualidade também. O ideal seria usar uma fonte de qualidade e com potência "funcional" em contrapartida à potência "real" que muitas vezes é propagandeada, mas raramente é cumprida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thawan Bezerra Boa, não. Razoável? Talvez. Testar outra fonte no seu caso é importante, mas um diagnóstico completo só pode ser feito com todas as variáveis possíveis. Eu realmente gostaria que tentasse tudo, mas às vezes só um laboratório de manutenção bem equipado pode diagnosticar o defeito. Teste outra fonte se puder, especialmente uma de qualidade acima de qualquer outro aspecto (até fontes de 350 W segurariam seu setup com folga, então potência não é o problema, geralmente não é inclusive). Enfim, com todos os testes que você aparentemente já executou, resta apenas testar seus componentes em outros sistemas (fora a fonte, que seria mais produtivo o extremo oposto). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thawan Bezerra A informação que tenho lendo sobre na internet é que essas temperaturas "TMPIN" muitas vezes são sensores da placa-mãe que estão desconectados e leem valores malucos mesmo.

 

A despeito disso, sua CPU está com uma temperatura um tanto elevada. Se esta é sua temperatura sem "fazer nada", com o Windows parado, então é preocupante. Tente deixar o programa aberto enquanto abre um jogo ou abre algumas abas com vídeos no chrome para avaliar como as temperaturas vão ficar durante atividades mais estressantes para a CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!