Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como corrigir o erro Whea_Uncorrectable_Error quando o PC é estressado?


Posts recomendados

Eu tinha um i3 9100f com uma rx570 4gb e 16 gb de ram 2666MHz, um SSD m2 nvme de 256GB, um SSD de 120GB e outro HD de 320GB e recentemente fiz um upgrade e coloquei um i5 9400f no lugar do i3 e agora quando estresso o PC ele apresenta problemas e da tela azul, ja fiz varios testes de stress pra ver se era a temperatura e esta tudo certinho. SERA SE A FONTE QUE não ESTA DANDO CONTA? A fonte e uma PcYes Electro v2 de 430w 80 plus bronze.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Thawan Bezerra disse:

Eu tinha um i3 9100f com uma rx570 4gb e 16 gb de ram 2666MHz, um SSD m2 nvme de 256GB, um SSD de 120GB e outro HD de 320GB e recentemente fiz um upgrade e coloquei um i5 9400f no lugar do i3 e agora quando estresso o PC ele apresenta problemas e da tela azul, ja fiz varios testes de stress pra ver se era a temperatura e esta tudo certinho. SERA SE A FONTE QUE não ESTA DANDO CONTA? A fonte e uma PcYes Electro v2 de 430w 80 plus bronze.

 

Você formatou a máquina após a troca do processador?
Se não já começa errado por ai.

Consumo desse kit não chega a 300w, tem fonte sobrando ai, o problema é outro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thawan Bezerra Teste as memórias com memtest86, os discos/SSDs com o crystaldiskinfo. Lembre-se de que drivers baixados pelo windows update ou com programas como driver easy e driver booster podem causar falhas diversas. O correto é baixar no site do fabricante da placa-mãe, jamais em outros lugares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frib 2K4 Uso em um filtro de linha.

@WOZ Dods Eu usei o driver booter, mas no driver da placa de vídeo uso o da fabricante mesmo. E ontem eu instalei os drivers da placa-mãe pelo cd que vem nela. E eu tenho um fan de 120mm puxando ar e outro de 90 mandando pra fora o ar quente atrás. Fiz varios testes de temperatura e ta tudo normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thawan Bezerra Entre no site da fabricante da placa-mãe, vá na sessão de suporte, procure sua placa-mãe, baixe os drivers ali, instale, reinicie, essa é a forma correta de se instalar drivers. Hoje em dia eu jogos todos os DVDs/CDs que vem com componentes fora, nem olho para eles. Os drivers do site do fabricante já tem correções específicas para estabilidade e funcionalidade desde o primeiro dia após o lançamento do componente que raramente são atualizados no DVD de instalação. Sempre faça isso quando instalar um sistema limpo. O problema que terá agora é que o driver booster pode ter instalado alguma porcaria no seu sistema, talvez até malware. Eu começaria do zero para eliminar essa possibilidade.

 

Fora isso, telas azuis podem ser causadas por diversas razões, até por periféricos externos por sinal. Convém testar os mais importantes como citei acima e daí partir para teste de fonte e outros componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este erro indica uma falha grave de hardware. Se ele está ocorrendo quando o PC é estressado, isso pode indicar um defeito em qualquer peça do PC majoritariamente responsável pelo streaming, ou seja, processador, placa de vídeo ou placa-mãe.

 

Caso queira realizar um diagnóstico para tentar chegar ao culpado do problema, siga os procedimentos abaixo:

 

----

 

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC? 
  • Como está a configuração do XMP da sua placa-mãe?
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV

Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);

Resposta: PcYes electro v2 430w 80 plus bronze

Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;

Resposta: Filtro de linha.

Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);

Resposta: Mouse, teclado e WebCam.

Você faz overclock no seu PC? 

Resposta: Não

Como está a configuração do XMP da sua placa-mãe?

Resposta: Está na frequência certa

Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

Resposta: Eu tinha instalado por software de drivers mas formatei o PC e instalei direto da fabricante.

 

OBS: Eu esqueci de falar que o erro começou quando substitui um i3 9100f por um i5 9400f 

@GabrielLV Vê se está tudo certo por favor.

imagem_2021-07-10_031246.png

LogsColetados.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Thawan Bezerra disse:

Como está a configuração do XMP da sua placa-mãe?

Resposta: Está na frequência certa

O que seria a "frequência certa"? Vejo que a você possui duas memórias RAM em dua-channel do tipo DDR4 16GB 2666MHz, em qual frequência ela se encontra nesse momento? Nas 2666MHz ou você aumentou/diminuiu?

 

Não consegui extrair informações dos logs pois estavam faltando arquivos. Provavelmente eles não foram gerados (por algum motivo) e portanto não foram coletados pelo script.

 

Analisando os logs também, os últimos registro são datados do dia 08 (2 dias atrás), o que me leva a crer que você formatou o seu PC. Isso é um gravíssimo erro a ser feito quando se trata de telas azuis, pois o primeiro passo é analisar os logs para garantir que a falha NÃO É de hardware. Caso seja, a formatação poderá piorar a situação, como impedir o acesso ao Sistema Operacional (que são os conhecidos casos de telas azuis durante a instalação do Windows), fora que os logs necessários para análise e isolamento do problema vão ser apagados.

 

Leia: 

 

 

-----

 

1- Primeiramente, abra um CMD como administrador e digite este comando:

wmic RECOVEROS set DebugInfoType = 3

Este comando irá fazer com que o Windows gere um despejo de memória pequeno, que são os logs gerados após uma tela azul.

 

2- Pressione Windows + R > digite "systempropertiesperformance /pagefile" (sem aspas) e tecle Enter > Clique em "alterar" > Desmarque a opção "Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo [...]" > Selecione "tamanho personalizado" > Nas duas caixinhas, coloque a mesma quantidade de RAM que você tem em MBs. No caso, você tem 16GB, então coloque 16384. Clique em "definir" > Ok > Reinicie o PC.

 

3- 

8 horas atrás, Thawan Bezerra disse:

OBS: Eu esqueci de falar que o erro começou quando substitui um i3 9100f por um i5 9400f 

@GabrielLV Vê se está tudo certo por favor.

Baixe o Intel Diagnostic Processor Tool: https://downloadcenter.intel.com/download/19792

Abra-o e vá em tools > Configs > preset > burn in test, esse teste fará uma análise por 2 duras no seu processador, deixe-o rodando e veja se dará algum erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi esse problema desabilitando uns cores do processador.
Havia testado de tudo, trocando memoria, hds, placa de video.
Só consegui ver onde era o problema depois de testar um monte de sistemas operacionais pra ver se erra instalação corrompida.
Não sabi que WHEA era erro de hardware ao invés de software.
Quando tentei instalar o linux CentOS apareceu erro na CPU 3.
Estou utilizando um processador Core i7-6700k que deu problema em uma das CPU.
Na BIOS  da minha placa-mãe, ASUS Z170-P tem uma opção para escolher se deseja utilizar todas os cores, ou escolher a quantidade de cores.
Então havia deixado só um core e o erro parou.

 

Esse foi o meu caso, um problema no processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV  As memorias estão em 2666MHz na BIOS desde que coloquei o processador novo, antes estava em 2400MHz por conta do i3.

 

1- Primeiramente, abra um CMD como administrador e digite este comando:

wmic RECOVEROS set DebugInfoType = 3

Este comando irá fazer com que o Windows gere um despejo de memória pequeno, que são os logs gerados após uma tela azul.

2- Pressione Windows + R > digite "systempropertiesperformance /pagefile" (sem aspas) e tecle Enter > Clique em "alterar" > Desmarque a opção "Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo [...]" > Selecione "tamanho personalizado" > Nas duas caixinhas, coloque a mesma quantidade de RAM que você tem em MBs. No caso, você tem 16GB, então coloque 16384. Clique em "definir" > Ok > Reinicie o PC.

 

Resposta: Fiz todos esses passos e irei testar mais tarde pra ver se funcionou.

 

Também fiz o teste no intel Diagnostic Processor Tool e o resultado foi que passou.

@daniel_r_santos Tem uma forma simples de saber se o problema e no processador? Será se esse Intel Diagnostic Processor Tool ja diz?

@GabrielLV E quando o PC apresenta problemas eu tenho que tirar meu SSD m2 e ligo o PC, depois desligo e coloco ai funciona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thawan Bezerra
Eu não sou expert nessa área, sou de fuxicar mesmo até achar achar uma solução. 🤣
A ferramenta foi feita para isso, para testar o processador, só não sei se testaram com processador com um núcleo ruim.
Eu mesmo não consegui utilizar a ferramenta porque nem mesmo consegui instalar um sistema operacional pra isso antes de desabilitar o núcleo.
Eu testei depois de desabilitar alguns núcleos, mas ele não testa núcleo desabilitado.
Creio que travaria a máquina no teste com meu processador.
E este problema pode ser em qualquer peça do PC.
Vi aqui no fórum pessoas com esse problema por causa do SSD.
Tem gente falando que foi por causa da temperatura do SSD.

 

Como tu disse que acontece quando joga e faz streaming, pode ser a placa de vídeo ou a placa-mãe.
Não descartando as outras peças.
Tenta atualizar a BIOS da placa-mãe, se não estiver atualizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Thawan Bezerra disse:

@daniel_r_santos Tem uma forma simples de saber se o problema e no processador? Será se esse Intel Diagnostic Processor Tool ja diz?

Sim. É por isso que sugeri que o utilizasse, para verificar se existe alguma falha no processador.

 

32 minutos atrás, Thawan Bezerra disse:

@GabrielLV  Testei e acabou de dar tela azul e o erro que apareceu agora foi o UNEXPECTED STORE EXCEPTION

Me envie novamente os logs do LogsCdH, vamos ver se alguma informação foi gerada dessa vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Thawan Bezerra Sim, é possível, mas acredito que não seja o caso.

 

E os logs que você me enviou também não apresentam nenhuma informação relevante, portanto, não dá pra utiliza-los como base.

 

2 horas atrás, Thawan Bezerra disse:

Ontem passei um jogo que sempre crashava pra um SSD e não apresentou problemas de jeito nenhum

1- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoInstaller)
 
2- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html > Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. > Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. 
 
3- Ainda no HD Tune, vá na aba Error Scan > Desmarque a opção "Quick Test" > Clique em Start. Essa opção irá verificar seu HD em busca de badblocks e pode demorar algumas horas. Seja paciente e deixe o teste rodar até o final.
 
4- Vá na aba "Health" > Tire uma print de todos os itens que aparecem e poste aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!