Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve pessoal,

Alguem saberia me informar de algum programa que consegue me mostrar qual a porta do arduino está senso acionada em determinado momento? Não tenho acesso ao interior do dispositivo e gostaria de identificar algumas conexões...

Postado
Em 16/07/2021 às 09:58, Paulo de Carvalho disse:

Salve pessoal,

Alguem saberia me informar de algum programa que consegue me mostrar qual a porta do arduino está senso acionada em determinado momento? Não tenho acesso ao interior do dispositivo e gostaria de identificar algumas conexões...

Se deixar a porta USB do Arduíno conectada diretamente ao PC tem um programa que mostra na tela, obviamente que isso só serve pra testes.

Sem o PC acompanhando o Arduíno, penso que um pequeno painel com leds é a solução. 

• Curtir 1
Postado

Uma dúvida: Você possui o código para o firmware rodando neste Arduino quer ver qual a porta é acionada? Ou está meio que tentando "melhorar" ou fazer uma engenharia reversa num projeto de 3º que você não tem o código fonte do firmware?

Postado
4 horas atrás, Paulo de Carvalho disse:

Poderia ser sim um monitor via pelo PC. Como Thiago comentou, é meio que uma engenharia reversa. Se eu conseguisse obter o sketch gravado nele também seria interessante, isso seria possivel?

Acredito que você não vai conseguir monitorar via PC nessa situação. você pode montar um circuito c/ leds em paralelo ao acionamento atual, assim você saberá quando o pino está energizando algo, ou até mesmo ver se está fazendo algum tipo de comunicação.

Poste o circuito, ou fotos, ou mais explicações do que é acionado, que o pessoal irá lhe dando dicas de como fazer.

Postado

@Paulo de Carvalho ,

Bom, dá para fazer algo tipo um monitor.... você liga todos os pinos desse Arduino em um outro Arduino, com um programa especialmente feito para ficar lendo todos os pinos, e caso um deles mude de polaridade, registra o evento, enviando pela serial em alta velocidade, com uma base de tempo junto no mínimo em milissegundos, para você ter uma ideia da sequencia que está sendo acionada. 

Claro que os pinos de entrada analógica e os pinos de saída PWM vão dar um pouco mais de trabalho caso sejam utilizados.

Mesmo assim, não é tarefa fácil fazer esse programa. Ou melhor, não é algo fácil para quem está iniciando.

É possível ? Sim, mas vai precisar trabalhar com tudo interrupt-driven ....

Paulo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...