Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Assinei a Internet da Claro de 500 MB, nos testes de velocidade pela Internet bate certinho a velocidade.

Porém no YouTube o carregamento é lento, consigo assistir no máximo em 720p. No Google Maps também está lento.

No início não estava assim, mas umas 2 semanas depois de assinar começou.

Será que a operadora coloca algum limite de banda dependendo do site que você acessa?

Postado
24 minutos atrás, Pepse disse:

@Rafael Timbu cara, assine outra. provavelmente o seu limite já acabou, a claro impõe um limite de dados, quando estoura sua internet fica limitada https://www.youtube.com/watch?v=qIiep_1vm-A

@Pepse Se houvesse limitação de banda nos testes não chegariam a velocidade total.

36 minutos atrás, Rafael Timbu disse:

Assinei a Internet da Claro de 500 MB, nos testes de velocidade pela Internet bate certinho a velocidade.

Porém no YouTube o carregamento é lento, consigo assistir no máximo em 720p. No Google Maps também está lento.

No início não estava assim, mas umas 2 semanas depois de assinar começou.

Será que a operadora coloca algum limite de banda dependendo do site que você acessa?

@Rafael Timbu

Sabe dizer qual DNS está sendo utilizado na sua conexão?

Postado
23 minutos atrás, Pepse disse:

@Rafael Timbu cara, assine outra. provavelmente o seu limite já acabou, a claro impõe um limite de dados, quando estoura sua internet fica limitada https://www.youtube.com/watch?v=qIiep_1vm-A

Sem ser essa só a da Tim, 80 Mega no máximo...

Teoricamente a franquia seria de 2 TB, será que bateu isso tudo em 2 semanas? Única coisa pesada que eu baixei foi o Windows 11.

2 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@Pepse Se houvesse limitação de banda nos testes não chegariam a velocidade total.

Também acho.

2 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@Rafael Timbu

Sabe dizer qual DNS está sendo utilizado na sua conexão?

Eu usava o padrão, agora tô usando a do Google mas não adiantou de nada.

Postado
2 minutos atrás, Rafael Timbu disse:

Teoricamente a franquia seria de 2 TB, será que bateu isso tudo em 2 semanas? Única coisa pesada que eu baixei foi o Windows 11.

Para bater o limite da franquia só se fizer muito download.

Pra ser 2TB, teria que baixar uma ISO do Windows 11 talvez mais de 1000 vezes pra chegar no valor da franquia.

2 minutos atrás, Rafael Timbu disse:

Eu usava o padrão, agora tô usando a do Google mas não adiantou de nada.

DNS do Google a tempos tinha gente falando que não funcionava mais no Brasil.

Tenta usar o DNSBench e faz um teste, ele vai listar os DNS, ai você pega o primário de dois da lista que for os melhores pra sua região, e joga como primário e secundário na sua conexão.

Postado
32 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Para bater o limite da franquia só se fizer muito download.

Pra ser 2TB, teria que baixar uma ISO do Windows 11 talvez mais de 1000 vezes pra chegar no valor da franquia.

DNS do Google a tempos tinha gente falando que não funcionava mais no Brasil.

Tenta usar o DNSBench e faz um teste, ele vai listar os DNS, ai você pega o primário de dois da lista que for os melhores pra sua região, e joga como primário e secundário na sua conexão.

Achou um aqui da OpenDNS melhor, mas continua lento.

O DNS não serve só pra achar o IP do site que você acessa? Depois que você acessa não faz mais diferença.

Postado
7 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

@Rafael Timbu Cada vez que você recarregar a pagina ou usar o meio de pesquisa e estiver "google.com" no link ele irá procurar no DNS o endereço, se esse acesso for lento ele demorará abrir a pagina

Sim, então o carregamento de vídeos do YouTube não tem nada a ver com isso.

Postado

@Rafael Timbu Pode ter relação sim já que streaming geralmente fica consultando se não me engano... porém pode ser algo de software/hardware também...

Pode ser uma rota má otimizada até os serviços do Google (Gmail, Drive, Youtube, Google, etc..) (Se não apresentar em outros serviços)

Postado
4 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

@Rafael Timbu Pode ter relação sim já que streaming geralmente fica consultando se não me engano... porém pode ser algo de software/hardware também...

Pode ser uma rota má otimizada até os serviços do Google (Gmail, Drive, Youtube, Google, etc..) (Se não apresentar em outros serviços)

Ah tá.

Mas eu troquei o DNS e realmente não funcionou.

Isso também parece que aconteceu depois que eu atualizei pro Windows 11, mas sei lá, não tem nada a ver.

• Membro VIP
Postado

Provavelmente existe congestionamento para serviços google na rede de sua internet (procure por PTT no fórum para entender melhor).

Usando um VPN você burla o acesso via PTT, mas passa consumir maior banda que geralmente leva a Claro a "capar" a velocidade depois de determinada franquia. Na Claro, é comum ter esse comportamento porque a internet via coax é um link compartilhado, e não exclusivo.

E quanto aos testes, como o acesso ao PTT pode estar livre para os servidores de teste a velocidade fica normal.

Postado
Em 17/07/2021 às 18:29, Rafael Timbu disse:

Ah tá.

Mas eu troquei o DNS e realmente não funcionou.

Isso também parece que aconteceu depois que eu atualizei pro Windows 11, mas sei lá, não tem nada a ver.

Fica até difícil ajudar quando se usa um sistema operacional que está em fase beta. Isso pode ser problema no próprio sistema operacional.

Postado
6 horas atrás, dwatashi disse:

Provavelmente existe congestionamento para serviços google na rede de sua internet (procure por PTT no fórum para entender melhor).

Usando um VPN você burla o acesso via PTT, mas passa consumir maior banda que geralmente leva a Claro a "capar" a velocidade depois de determinada franquia. Na Claro, é comum ter esse comportamento porque a internet via coax é um link compartilhado, e não exclusivo.

E quanto aos testes, como o acesso ao PTT pode estar livre para os servidores de teste a velocidade fica normal.

Isso seria o tal do traffic shaping?

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Rafael Timbu disse:

Isso seria o tal do traffic shaping?

Até pode ser entendido como TS, mas eu acredito ainda que é por causa da tecnologia utilizada do coaxial. Se existirem muitos clientes com acessos altos (200,300,500 Mbit) e tiverem acessando ao mesmo tempo um servidor ele pode gerar o não acesso caso algum outro tente entrar, então ele "limita" a velocidade para que todos acessem o serviço. Quando você usa o VPN essa "configuração" não precisa ser respeitada, mas pode gerar o consumo maior rapidamente.

Em outro fórum sugeriram que esse artifício foi criado também para reduzir o consumo por cliente e não extrapolar a franquia e o sistema não aplicar a regra dos 30 Mbits que muitos reclamam. Até existe lógica, mas não vi nenhuma confirmação.

Postado
2 horas atrás, dwatashi disse:

Até pode ser entendido como TS, mas eu acredito ainda que é por causa da tecnologia utilizada do coaxial. Se existirem muitos clientes com acessos altos (200,300,500 Mbit) e tiverem acessando ao mesmo tempo um servidor ele pode gerar o não acesso caso algum outro tente entrar, então ele "limita" a velocidade para que todos acessem o serviço. Quando você usa o VPN essa "configuração" não precisa ser respeitada, mas pode gerar o consumo maior rapidamente.

Em outro fórum sugeriram que esse artifício foi criado também para reduzir o consumo por cliente e não extrapolar a franquia e o sistema não aplicar a regra dos 30 Mbits que muitos reclamam. Até existe lógica, mas não vi nenhuma confirmação.

Não é ilegal a operadora fazer isso?

• Membro VIP
Postado
Em 19/07/2021 às 22:41, Rafael Timbu disse:

Não é ilegal a operadora fazer isso?

O TS é considerado ilegal, mas depende da interpretação. Por exemplo, entre um provedor que comercializa um plano doméstico e outro corporativo (com corporativo sendo mais caro, tendo mais restrições no que se refere a qualidade) ele acaba privilegiando o corporativo em vez do doméstico. É um TS, mas permitido. O TS geralmente é ruim quando ele "nega" o uso de determinado recurso, mas se a limitação ocorre por causa da tecnologia ou para manter o serviço a um maior número, geralmente não tem o que fazer a não ser trocar de provedor.

Fazendo uma analogia, o TS é como uma arma de fogo. É ilegal você portar e fazer uso sem uma licença e necessidade, mas se utilizar para regulamentar a sociedade (no caso para manter tudo funcionando) as forças policias fazem uso da mesma.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...