Ir ao conteúdo

Compatibilidade da memória RAM com a placa-mãe

Ir à solução Resolvido por Matheus Dutra,

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Tenho uma placa-mãe da ASUS modelo H110M-CS/BR (https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/others/h110m-cs-br/), atualmente tenho um pente de 8gb DDR4 2133mhz e gostaria de saber se posso adicionar mais um pente de 8gb porém com frequência e marca diferente, mais especificamente de 2666mhz, pois encontrei um com um preço bem interessante (https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=135291&gclid=CjwKCAjwruSHBhAtEiwA_qCppt0HANtGJkjWGZ9SnM2LEt_bfcyjFuz5ooznomkdUOgr76TbXYi3uRoCAnIQAvD_BwE). Caso não seja possível, o que eu preciso verificar antes de comprar para ter certeza que vá funcionar?

• Solução
Postado

@Blxck Vai funcionar tranquilo sem problema nenhum. 
Só que essa memória de 2666mhz vai ser limitada a frequência da memória mais baixa, que no caso é  2133mhz. 

Mas fique tranquilo que isso não causa mal nenhum, e como é intel, a frequência da memória não afeta tanto o desempenho. 

Postado

@Matheus Dutra Me tira só mais uma dúvida por favor. No site que lhe mandei da fabricante da placa-mãe, na aba "suporte", em seguida "Suporte CPU/Memória" e por fim "Suporte de Memória/Dispositivo". Há um documento especificando os modelos de memória compatíveis com a placa. Necessariamente, o modelo precisa está escrito ai ou só por ser DDR4 já funciona com a placa? Sou bem leigo no assunto.

Postado
1 minuto atrás, Blxck disse:

@Matheus Dutra Me tira só mais uma dúvida por favor. No site que lhe mandei da fabricante da placa-mãe, na aba "suporte", em seguida "Suporte CPU/Memória" e por fim "Suporte de Memória/Dispositivo". Há um documento especificando os modelos de memória compatíveis com a placa. Necessariamente, o modelo precisa está escrito ai ou só por ser DDR4 já funciona com a placa? Sou bem leigo no assunto.

Até tem uma lista de memórias, porém essa lista é só as memórias que eles testaram, e não necessariamente as únicas que funcionam. 

Se você pesquisar "memória RAM DDR4", basicamente todas que são vendidas nas lojas Kabum, Pichau, Terrabyte, vão ser compatíveis.

As únicas memórias que poderiam não ser compatíveis são as de servidores, mas elas são mais difíceis de encontrar, e mais caras. 

• Membro VIP
Postado

Dificilmente seu pente atual é de 2133MHz, tem certeza disto? Pois no BR foi comercializado de 2400MHz pra cima no geral, o que ocorre é que muita gente roda com o BIOS desconfigurado, com esta (2133) sendo a velocidade mínima.

Postado

@Phoenyx Não sei lhe dizer, comprei a memória, placa-mãe e processador tudo junto há uns anos atrás. No cpu-z ele indica algo próximo de 1064mhz, ai tem que multiplicar por 2 né isso? A BIOS pode está desatualizada mesmo, nunca alterei nada nela.

• Membro VIP
Postado

@Blxck No CPU-Z você tem que ir na aba SPD para encontrar o valor real da memória (vai estar lá no campo JEDEC).

Não tem que atualizar o BIOS e sim configurar corretamente o setup.

Postado
Em 22/07/2021 às 15:21, Blxck disse:

Bom dia! Tenho uma placa-mãe da ASUS modelo H110M-CS/BR (https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/others/h110m-cs-br/ worktime), atualmente tenho um pente de 8gb DDR4 2133mhz e gostaria de saber se posso adicionar mais um pente de 8gb porém com frequência e marca diferente, mais especificamente de 2666mhz, pois encontrei um com um preço bem interessante (https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=135291&gclid=CjwKCAjwruSHBhAtEiwA_qCppt0HANtGJkjWGZ9SnM2LEt_bfcyjFuz5ooznomkdUOgr76TbXYi3uRoCAnIQAvD_BwE). Caso não seja possível, o que eu preciso verificar antes de comprar para ter certeza que vá funcionar?

Olá! Você parece estar lendo meus pensamentos, ou hey seu .. Eu vim com a mesma pergunta para este fórum. Obrigado a todos pelas respostas acima!) 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...