Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação do Windows 10 não completa na GA-H110M-H


Posts recomendados

Prezados senhores, não consigo completar o boot corretamente na minha PL MAE GA-H110M-H V.1.0 e instalar o Windows 10 e qualquer outro sistema.

Enfim, já fiz de tudo um pouco, baixei o instalador criado diretamente pela ferramenta da microsoft, já alterei todos os parâmetros possíveis no SETUP (FIRMWARE DA PLACA) na parte de BIOS da placa-mãe para UEFI e LEGACY e não funcionou.

Já atualizei a BIOS da placa-mãe e nada. testei com vários pen drives diferentes para entender o que está ocorrendo e tb nada. 

Mudei tb a versão do instalador para Windows 7, o que me intriga é que com qualquer instalador e versão do Windows o boot não completa e não permite iniciar a instalação.

Já desconectei o SSD, ja tentei instalar com mídia direto de DVD-ROM e nada tb.

Resumindo, já não sei o que proceder mais, a ponto de ter que comprar outra placa.

alguém pode me socorrer com alguma informação ?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RONALDI F SILVA Entre na BIOS, resete ela usando a função "load optimized defaults", deslige o secure mode e o CSM, selecione boot por UEFI, selecione para iniciar pelo pendrive que criou.

Teste instalar. Se falhar, tente com outro pendrive. A ferramenta da microsoft é o correto a ser utilizado mesmo. Observe se está usando portas USB 3.0 (azuis) ou 2.0 (pretas). Se estiver tentando em uma, tente na outra. O ideal seria azul mesmo para UEFI. 

11 minutos atrás, RONALDI F SILVA disse:

Mudei tb a versão do instalador para Windows 7, o que me intriga é que com qualquer instalador e versão do Windows o boot não completa e não permite iniciar a instalação.

Se estiver baixando tudo do site oficial da microsoft que passei acima e seguindo todos os passos corretamente, a única coisa que resta verificar é a mídia de instalação. É muito comum que haja falha na mídia e com isso não seja possível fazer a instalação. Usar um pendrive de 8 GBs ou mais nesse caso é ideal, USANDO A ISO ORIGINAL sempre, qual a própria ferramenta baixa automaticamente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, fiz o procedimento em primeito momento desabilitando secure mode e suporte CSM, bem como procedento a função "load optimized defaults", mas fiquei preso no boot devices, não consigo selecionar/bootar no pendrive. quando reinicio o sistema volta para o SETUP. acho que to ficando maluco já de tanto ajuste que já fiz.

 

Agora a tarde, vou fazer mais umas baterias de testes. por enquanto muito obrigado. assim que tiver um retorno se deu certo aviso aqui no fórum. to tomando pau dessa pl que jamais imaginei que iria tomar.

1 hora atrás, Math.Pi disse:

@RONALDI F SILVA Até onde a instalação avança? O problema pode ser na memória, armazenamento, chipset, etc.

Então, chegava ler o pendrive antes de proceder "load optimized defaults", porém o que ocorria gerava aleatórias telas azuis com qr code, mas tudo acredito relacionado com o modo de boot. fiz troca das memórias DDR3 por outras tb novas, e mesmo qd vai para começar a tela inicial de instalação reinicia o sistema.

observer as telas em anexo.

WhatsApp Image 2021-08-06 at 12.26.05.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-06 at 21.37.46.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-06 at 21.38.25.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-09 at 12.24.48.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-09 at 12.24.35.jpeg

só lembrando estou bootando por pendrives, inclusive testei com 5 unidades diferentes 2 com win10 e 2 com win 7

e uma quinta opcao com DVD-ROM win 10 tb

nenhuma consigo iniciar a instalação na prática.

Entendo que não seria necessário morrer numa compra de outra placa, por isso tb acompanhando esse fantástico fórum, resolvi pedir ajuda técnica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RONALDI F SILVA Desligue o secure boot, veja se no secure boot mode tem como desabilitar, teste outras opções de Windows 8/10 features (não sei quais opções tem ali, varia muito). Observe que na primeira tela está com "secure boot"=active. Desligue ali.

Não adianta tentar Windows 7, esse sistema não tem drivers para esse OS e ficaria super bugado se você conseguisse instalar. 

Tentou outras portas USB? Testou as memórias com memtest86 por pelo menos 10 minutos? Lembrando que memórias podem ocasionar essas telas azuis. Tente fazer a instalação com apenas um módulo que você tenha testado pelo memtest.

Se as memórias estiverem intactas no memtest, se todas as configurações estiverem corretas (você realmente esqueceu de desativar o secure boot e não vi a opção de UEFI nas suas fotos), então vai restar testar o HD, mas para isso você vai precisar de um Hiren's BCD, que vai rodar uma versão portátil do Windows 7, e nele você vai usar o crystaldiskinfo para ver se os HDs estão ok.

 

Lembrando, desconectar todos os HDs/SSDs e deixar aquele onde o sistema será instalado é outra forma de diagnóstico paralelo importante.

Se estiver usando fonte genérica, não custa nada tentar outra.

 

Qual problema ocorreu nesse PC que o levou a formatá-lo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@RONALDI F SILVA Desligue o secure boot, veja se no secure boot mode tem como desabilitar, teste outras opções de Windows 8/10 features (não sei quais opções tem ali, varia muito). Observe que na primeira tela está com "secure boot"=active. Desligue ali.

Não adianta tentar Windows 7, esse sistema não tem drivers para esse OS e ficaria super bugado se você conseguisse instalar. 

Tentou outras portas USB? Testou as memórias com memtest86 por pelo menos 10 minutos? Lembrando que memórias podem ocasionar essas telas azuis. Tente fazer a instalação com apenas um módulo que você tenha testado pelo memtest.

Se as memórias estiverem intactas no memtest, se todas as configurações estiverem corretas (você realmente esqueceu de desativar o secure boot e não vi a opção de UEFI nas suas fotos), então vai restar testar o HD, mas para isso você vai precisar de um Hiren's BCD, que vai rodar uma versão portátil do Windows 7, e nele você vai usar o crystaldiskinfo para ver se os HDs estão ok.

 

Lembrando, desconectar todos os HDs/SSDs e deixar aquele onde o sistema será instalado é outra forma de diagnóstico paralelo importante.

Se estiver usando fonte genérica, não custa nada tentar outra.

 

Qual problema ocorreu nesse PC que o levou a formatá-lo?

Certo vou revisar todos os procedimentos, mas enfim, esse Kit placa processador e memória foi comprado a uns 2 anos tudo novo e utilizei 1 ano praticamente sem problema até que do nada ao ligar apareceu uma tela azul com QR code tipo essa tela que mandei no post anteriormente mas como nos que trabalhamos com informatica tb na nossa correria do dia a dia, eu tinha outro kit i5 3ª geração guardado, substitui, enfim guardei na época meu kit com essa placa 1151 GA-H110M-H em caixa bem embalado, ou seja pois pensei num futuro próximo vou desvendar esse mistério com calma. Bom passado quase 10 meses fiquei na mão com minha placa 1155 que utilizava deste então com meu I5 de 3ª geração. Enfim, ae pensei só me resta reutilizar minha placa que utilizava anteriormente e desvendar esse mistério agora e novamente formatar e tentar utilizar meu kit com o I5 7600K com essa placa GIGABYTE. mas me encontrei nessa areia movedissa. o que não passei a 10 meses atrás me encontro agora nesse dilema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

sim só não troquei a fonte ainda, estou utilizando uma FNT-230W DA HOOPSON. mas vou substituir e fazer mais alguns testes novamente. ao final, apresento aqui se resolveu ou não.

a placa não apresenta nenhum indício que tem problema. o setup dela dela abre certinho, fiz atualizacao para ver se tinha algum resultado. mas nada ainda.

agora só me resta a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, RONALDI F SILVA disse:

sim só não troquei a fonte ainda, estou utilizando uma FNT-230W DA HOOPSON. mas vou substituir e fazer mais alguns testes novamente. ao final, apresento aqui se resolveu ou não.

a placa não apresenta nenhum indício que tem problema. o setup dela dela abre certinho, fiz atualizacao para ver se tinha algum resultado. mas nada ainda.

agora só me resta a fonte.

Fonte Hoopson é basicamente uma fonte genérica, como Mtek, Clone, Multilaser, Fortrek, Bluecase, Satellite, dentre muitas outras. Teste outra fonte certificando-se de encaixar bem os cabos (tivemos um caso hoje onde o problema era simplesmente cabos com mau contato) e teste. 

É muito comum fontes genéricas falharem prematuramente. Muito comum também causarem a perda prematura de outros componentes durante seu uso ou quando a fonte falha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal bom dia, então ainda na minha saga com a situação da minha placa-mãe GA-H110M-H V.1.0  e core I5 7600K 7ª GERAÇÃO, acabei que cansado de não ter resultado, comprei outra placa LGA 1151 ASUS H110M-C/BR agora com 4 GB DDR4, mas mantive mesmo SSD de 120 GB patriot em um primeiro momento.

Enfim, achando que teria sucesso, ainda por cima coloquei outra fonte de 300 W de boa qualidade, e também gerei 2 pendrives utilizando rufus atraves de outra iso tb baixada pela ferramenta mediacriator da Microsoft, mas enfim: NÃO CONSIGO BOOTAR, A TERRÍVEL TELA AZUL, NO MOMENTO DO BOOT com QR CODE mesmo trocando de placa-mãe persiste.

Dae fui lá e coloquei um HD de 500 gb no lugar do SSD original, e a terrível tela AZUL com QR CODE aparece.

Estou ficando maluco, estressado, nunca passei por tal situação antes, já fiz tudo qt é ajuste no setup das placas e conforme orientações dos colegas e membros deste canal, mas enfim que zica braba que não consigo levantar o windows 10 em cima mesmo da nova placa.

Será se vou ter agora que substituir meu processador que foi a única coisa que não foi realizada. não faz sentido.

Repito não faz sentido.

Se os membros do canal puderem me ajudar,. Gente que mistério é esse, só falta agora dizer que windows 10 não é mais compatível com processadores core I5 7600K.

 

Socorro colegas. me ajudem.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RONALDI F SILVA Já investigou o processador, olhando em baixo dele se há algum defeito? Olhou no site da placa-mãe se ela precisa de algum update de BIOS para rodar com sua CPU?

Olhei no site das duas placas mãe, ambas precisam de update de BIOS para rodar com Intel 7th gen. Atualizou a BIOS de ambas?

https://www.gigabyte.com/Motherboard/GA-H110M-H-rev-1x/support#support-cpu

https://www.ASUS.com/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/H110M-C/HelpDesk_CPU/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então a BIOS está atualizada, não consigo bootar a tela azul aparece constantemente

será que vou ter que jogar meu processador core I5 no lixo ?

unica coisa que não foi trocado foi o processador, que está em perfeito estado. sinceramente um mistério que nunca imaginei passar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RONALDI F SILVA Resta agora fazer um reset prolongado de BIOS e teste de bancada.

Lembrando que se sua mídia de instalação estiver danificada isso pode acontecer também. Tentou usar outro pendrive baixando a nova instalação com a ferramenta oficial da microsoft? Conferiu as configurações da BIOS para ver se não tem algum problema lá? Algumas placas mãe mais antigas tinham configurações que causavam crash no windows se não fossem feitas corretamente. Por exemplo, a opção de compatibilidade com o sistema operacional, a opção de UEFI, de CSM, de Secure Mode, dentre outras. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, vou rever novamente estas configurações, mas quanto a pendrive ja fiz a troca e não me parece ser o caso, até estou pensando em arrumar um processador básico de 6ª geração para ver se com a troca de processador o processo de boot funciona normalmente.

Nunca observei uma situação tão misteriosa em que um processador core I5 7600K intel com todo cuidado que tenho, desse pau com essas características.

Tem algo que preciso descobrir, mas nesse momento tudo nebuloso, mesmo colocando mídia de instalacao com windows 7, o boot basicamente carrega de início e fica reiniciando nos mesmos moldes do windows 10.

A saga continua colegas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@RONALDI F SILVA Você chegou a fazer o update de BIOS que recomendei lá em cima?

Para a versão que é recomendada no site do fabricante, claro.

Sim em um primeiro momento com a PL GA-H110M-H fiz atualização para a BIOS mais recente, mas também o problema de ficar reiniciando no boot com a tela azul e QR code persistiu. No segundo momento após comprar a outra placa LGA 1151 ASUS H110M-C/BR, esta última já estava com a atualizacao de BIOS mais recente.

É como se não segurasse o boot, ja revisei todos os parâmetros na geração do pendrive com a partição em GPT e imagem original baixada do mediacreator, mas enfim. não consigo acreditar que meu processador core i5 7600K esteja com problema. Vou tentar conseguir no ML um processador básico geração 6 para tirar a prova real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RONALDI F SILVA Você não usou a ferramenta de criação de mídia de instalação da microsoft? Imagens baixadas na internet, gravação com rufus, nem sempre funcionam. Use a ferramenta oficial e veja o resultado.

Além disso, tente revisar a BIOS. Se instalar com UEFI ligado tem que deixar ligado para rodar o sistema depois. Se instalar com CSM, tem que manter ligado para rodar depois. Mesmo vale para AHCI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!