Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazer configurações de desempenho máximo podem prejudicar meu notebook?


daniel06

Posts recomendados

Percebi altas temperaturas em games, então resolvi colocar o notebook no modo poupança de energia no NitroSense, resolveu de forma satisfatória porém o desempenho foi limitado, então procurei na internet e achei um tópico aqui no fórum falando sobre esse problema de temperatura, e uma solução que publicaram foi essa:

"vá em Opções de Energia / Alterar configurações do Plano / Alterar configurações de energia avançado / procura a opção Gerenciamento de Energia do Processador / Estado de desempenho máximo / diminui para 99% o da tomada... depois fale se isso resolveu o problema de aquecimento e continuou com o mesmo desempenho ok."
Fazendo isso prejudico a máquina, perco a garantia, etc?

Outra dúvida que tenho, notebook até 70/75 graus em jogos é seguro?    OBS: alguns jogos rodo a 55 graus e outros a 65 porém com desempenho limitado, o único que rodo a mais de 200 fps e a 55 graus é o CS:GO

 

Agradeço a ajuda de vocês :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Daniel Silva5 disse:

"vá em Opções de Energia / Alterar configurações do Plano / Alterar configurações de energia avançado / procura a opção Gerenciamento de Energia do Processador / Estado de desempenho máximo / diminui para 99% o da tomada... depois fale se isso resolveu o problema de aquecimento e continuou com o mesmo desempenho ok."
Fazendo isso prejudico a máquina, perco a garantia, etc?

Não perde, essa configuração de deixar o desempenho em 99% só impede que o turbo boost do processador seja ativado, ele ficará limitado a rodar na frequencia base do processador e por isso vai esquentar menos. A parte ruim é que você não vai aproveitar o boost. Mas caso isso não te incomode...

 

Sobre rodar jogos nessa temperatura de 70/75 graus, é super normal quando falamos de notebook! Tá dentro dos padrões :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Se eu fizer configurações de desempenho máximo em meu notebook (Acer Nitro 5) no painel NVIDIA, no próprio Windows e no NitroSense posso causar algum problema?

 

OBS: sei que as temperaturas se elevariam muito porém resolvo isso ajustando a energia do processador para 99% até ver as temperaturas não passarem de 75 graus

 

Fazendo tudo isso eu prejudicaria meu notebook?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não prejudica. Todo computador tem sistema de proteção contra sobreaquecimento, se ele começar a esquentar acima do que deveria, seu desempenho será reduzido automaticamente. Geralmente o modo de desempenho é ativado para remover as restrições para consumo de energia. Sim, isso também faz o computador esquentar menos, mas também faz usar menos bateria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rio McCloud disse:

@Daniel Silva5 Os planos de energia "Alto Desempenho" e "Desempenho Máximo" do Windows não aumentam a performance da máquina. Isso é mito. O processador trabalhará no clock máximo todo tempo, podendo prejudicar a vida útil dele.

Tem certeza? Eu fiz exatamente a mesma coisa que ele no meu notebook  e melhorou o fps nos jogos, ajustei também a aba de desempenho nas propriedades do computador e tive sim uma melhora de desempenho, obviamente que não foi muita coisa mas deu uma ajudada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Marcelo_gs Nunca vi diferença de performance entre os modos Equilibrado e Alto Desempenho. No Equilibrado, o processador ajusta o clock conforme necessário (elevando em jogos e atividades que requerem mais processamento e abaixando quando executando tarefas leves ou em estado ocioso), enquanto no Alto Desempenho o processador trabalha no clock máximo sem necessidade alguma.

 

@Daniel Silva5 Eu recomendaria você desinstalar os aplicativos do fabricante (Acer), visto que é bloatware que fica em segundo plano consumindo recursos desnecessários. Depois, deixaria no plano de energia Equilibrado e esqueceria lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs o efeito da configuração de alto desempenho depende muito do hardware e também do que o fabricante impôs no modo equilibrado. O efeito de ativar o modo de alto desempenho pode ser maior em modelos com placas de vídeo de maior desempenho, onde algumas restrições de clock e consumo de energia são desativadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, GuilhermeGB disse:

@Marcelo_gs o efeito da configuração de alto desempenho depende muito do hardware e também do que o fabricante impôs no modo equilibrado. O efeito de ativar o modo de alto desempenho pode ser maior em modelos com placas de vídeo de maior desempenho, onde algumas restrições de clock e consumo de energia são desativadas.

entendi, imaginei que era mais ou menos isso, por isso achei que no caso dele seria bom fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Silva5

Não sei como funciona o Nitrosense e o seu impacto no sistema, porém quando aos outros dois:

  • Painel NVIDIA: Considerando as alterações feitas por imagens postadas anteriormente, não haverá nenhum problema. O modo de melhor desempenho da NVIDIA apenas reduz uso de alguns recursos, deixando o desempenho teoricamente melhor, porém a custo de qualidade visual. Em contraparte, melhor qualidade no painel seria usar todos os recursos disponíveis da placa gráfica, logo melhor experiência visual a custo de desempenho.
  • Gerenciador de energia do Windows: Sinceramente não recomendo habilitar o modo de desempenho máximo, pois além de consumir mais energia, em muitos poucos casos irá de fato ajudar se a intenção for para jogos. Recomendo deixar em equilibrado mesmo e alterar a gosto apenas as opções de quando está conectando ou não a fonte.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Amigo estou somente navegando e minha CPU chegou a 65 graus então coloquei 99% nas configurações de energia e a temperatura na CPU caiu para 48 graus

@Lost Byte Então deixo a central da NVIDIA como está nas prints:image.png.f2bd343bd5feec3a00470d76d344a416.png

 

O NitroSense assim:image.png.51e7793e8f2bf83dd347a379166ecab2.png

 

O Windows assim:image.png.ff06aaa9ce68c1fb1ec106df461eb142.png

                             image.png.fc6cb70b3d122398cbd20b2d9d003c2c.png

8 minutos atrás, Lost Byte disse:

Painel NVIDIA: Considerando as alterações feitas por imagens postadas anteriormente, não haverá nenhum problema. O modo de melhor desempenho da NVIDIA apenas reduz uso de alguns recursos, deixando o desempenho teoricamente melhor, porém a custo de qualidade visual. Em contraparte, melhor qualidade no painel seria usar todos os recursos disponíveis da placa gráfica, logo melhor experiência visual a custo de desempenho.

Se eu deixar a placa de vídeo nesse modo: image.png.f21541e699794df465b097865d1f56d0.png não irei ter problemas quanto a vida útil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Testei com quase tudo do notebook no padrão (até no painel NVIDIA) só alterei a porcentagem de energia do processador para 99% e coloquei no modo equilíbrio, no CS ficou uma média de 150 fps com (CPU:55 graus e GPU:46 graus) e o monitor do meu notebook é 144hz então estou bem satisfeito, uma última pergunta esses modo tem diferença?

image.png.6438004b796460ce76d0e880938be4e7.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!