Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de placa-mãe e processador - R$ 2.500


Posts recomendados

Galera, bom dia!

 

Possuo a seguinte configuração hoje:

 

Processador: AMD Ryzen 5 1400

Cooler: Water Cooler PCYES Sangue Frio 120mm, PWC120H40PTSL

Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB (ZOTAC International)

Placa-mãe: Gigabyte Technology Co. Ltd. AB350M-Gaming 3-CF (AM4)

Memória: 2x Memoria Crucial Ballistix Sport 8GB (1x8) DDR4 2666Mhz Vermelha - 1x 8Gb Crucial Ballistix Sport LT 2133Mhz

HDs: 1TB TOSHIBA HDWD110 (SATA)

SSDs: 120GB SanDisk SDSSDA120G (SATA (SSD))

Gabinete: Aerocool AERO 500 Black Edition Window, EN55576

Fonte: 500W Certificado 80 Plus e PFC Ativo

 

Gostaria de realizar um upgrade da minha motherboard e do meu processador, entretanto, gostaria de poder utilizar o meu water cooler e seria interessante manter em algum AMD (havia achado interesse o  Ryzen 5 5600X)

 

Logo, queria saber quais modelos me indicam e que se adequariam no meu orçamento/utilizar tudo o que já possuo.

 

Muito obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arafis Qual é mesmo o modelo dessa sua fonte? Certificado 80+ não quer dizer muita coisa hoje em dia.

 

Se quer mesmo gastar bem esse dinheiro eu sugiro Ryzen 5 5600X com placa-mãe A520M DS3H ou uma das abaixo se quiser OC disponível. As memórias você mantém por enquanto e quando vender o conjunto todo, que acredito ser mais fácil de vender do que componente a componente, você pega o que sobrou do upgrade e compra memórias melhores.

Esse seria o upgrade que você não precisaria refazer depois, pois já estará com uma das melhores CPUs dessa geração e o preço dela está extremamente atrativo agora.

 

Se optar por essa rota, invista em um cooler bom e em ventilação para seu gabinete caso já não tenha bastante. 

 

Lista de coolers indicados:

  • CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
    Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
    Scythe Mugen 5 - 154,5 mm

Lista de MBs indicadas:

  • ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka

Obs.: observe a altura máxima de cooler do seu gabinete antes de comprar um.

 

Essa MB está em promo se você fizer questão de OC: https://www.terabyteshop.com.br/produto/19041/placa-mãe-msi-b550m-bazooka-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4?gclid=Cj0KCQjw6s2IBhCnARIsAP8RfAgL58WK-mzO_o9T9aQZL4mvqqMjBqtGwdTSbg8VHAQMawKZoqUOLbUaAkNmEALw_wcB

 

Se não fizer questão, a A520M DS3H que indiquei vai te atender bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/08/2021 às 12:24, WOZ Dods disse:

@Arafis Qual é mesmo o modelo dessa sua fonte? Certificado 80+ não quer dizer muita coisa hoje em dia.

 

Se quer mesmo gastar bem esse dinheiro eu sugiro Ryzen 5 5600X com placa-mãe A520M DS3H ou uma das abaixo se quiser OC disponível. As memórias você mantém por enquanto e quando vender o conjunto todo, que acredito ser mais fácil de vender do que componente a componente, você pega o que sobrou do upgrade e compra memórias melhores.

Esse seria o upgrade que você não precisaria refazer depois, pois já estará com uma das melhores CPUs dessa geração e o preço dela está extremamente atrativo agora.

 

Se optar por essa rota, invista em um cooler bom e em ventilação para seu gabinete caso já não tenha bastante. 

 

Lista de coolers indicados:

  • CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
    Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
    Scythe Mugen 5 - 154,5 mm

Lista de MBs indicadas:

  • ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka

Obs.: observe a altura máxima de cooler do seu gabinete antes de comprar um.

 

Essa MB está em promo se você fizer questão de OC: https://www.terabyteshop.com.br/produto/19041/placa-mãe-msi-b550m-bazooka-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4?gclid=Cj0KCQjw6s2IBhCnARIsAP8RfAgL58WK-mzO_o9T9aQZL4mvqqMjBqtGwdTSbg8VHAQMawKZoqUOLbUaAkNmEALw_wcB

 

Se não fizer questão, a A520M DS3H que indiquei vai te atender bem.

Você optaria por qual MB? 
 

Em relação a refrigeração, você acha que meu watercooler e o suficiente e serviria pra essa configuração? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Arafis disse:

Você optaria por qual MB? 
Em relação a refrigeração, você acha que meu watercooler e o suficiente e serviria pra essa configuração? 

Depende de quanto tem para gastar e quais são suas prioridades. Eu hoje compraria uma B550, mas se a grana apertasse eu não sacrificaria outros componentes para pegar MB mais cara e me satisfaria com uma A520M DS3H tranquilamente. As que indico deixo abaixo.

 

- A520:
Gigabyte A520M DS3H
- B550:
ASUS TUF Gaming B550M-Plus
Gigabyte B550M Aorus Elite
Gigabyte B550 Aorus Elite V2 (melhor da lista)
Gigabyte B550M DS3H
MSI MAG B550M Bazooka
 

Como já disse, evite gastar demais na MB a menos que não vá sacrificar outros componentes por isso. Hoje eu preferiria, por exemplo, 32 GBs de RAM do que uma MB mais parruda, até por que não faço e não gosto de OC.

 

De todos os modelos que indiquei, a melhor opção vai ser a que estiver custando menos. A A520 geralmente vai ganhar nesse sentido. Tem que pesquisar uma a uma para ver qual está com o melhor preço na época que você for comprar, pois isso muda todo dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

@WOZ Dods

 

Apenas pra confirmar, eu já comprei a MB A520M DS3H e vou comprar o Ryzen 5 5600X.... A memória abaixo seria compatível com essa MB e estaria suficiente/melhor? Comparada com a minha atual: 2x Memoria Crucial Ballistix Sport 8GB (1x8) DDR4 2666Mhz Vermelha - 1x 8Gb Crucial Ballistix Sport LT 2133Mhz.

 

O meu WaterCooler serviria nessa config? Water Cooler PCYES Sangue Frio 120mm, PWC120H40PTSL

 

Além disso, quanto poderia pedir no kit abaixo:

Processador: AMD Ryzen 5 1400

Placa-mãe: Gigabyte Technology Co. Ltd. AB350M-Gaming 3-CF (AM4)

Memória: 2x Memoria Crucial Ballistix Sport 8GB (1x8) DDR4 2666Mhz Vermelha - 1x 8Gb Crucial Ballistix Sport LT 2133Mhz

 

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arafis Não entendi a qual memória se refere. Suas memórias vão rodar ok com sua CPU, mas quando puder tente vendê-la e comprar um par de 3600 MHz em uma boa promoção. Na Terabyteshop sempre aparecem promoções de módulos da Geil por 230 reais.

 

Esse WC é fraco, fora que todo WC é ruim, mas se já o tem teste instalar quando montar o PC e veja se presta. Se não conseguir manter abaixo de 50° em idle, 70° em load, mesmo com configurações agressivas e instalação otimizada, então venda e compre um bom air cooler. Um simples Gammaxx 400 V2 já dá conta, mas sempre vou recomendar algo melhor como o Scythe Kotesu Mark II ou o Fuma 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, esqueci de mandar as memórias:

 

https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-pichau-8gb-1x8-DDR4-3600mhz-branca-rtb-tlpbd48g3600hc18j01

 

Além disso, tinha visto um SSD e queria saber se teria slot pra ele em conjunto com a minha placa de vídeo que já tenho:

https://www.pichau.com.br/SSD-kingston-nv1-500gb-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-2100-mb-s-gravação-1700-mb-s-snvs-500g

No caso, em relação a memória seriam duas de 8GB e que imagino que seriam melhores que o 24GB total que uso hoje

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arafis Recomendação de memórias bem melhores que estas: Memória DDR4 Geil Super Luce RGB, 8GB, 3600MHZ, Black, GALS48GB3600C18BSC - R$ 269,99

Se acabar o estoque, pegue a das marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG mais barata que encontrar nesse link: https://www.terabyteshop.com.br/busca?str=DDR4+3600

Com a economia melhore o SSD: SSD WD Green SN350 1T, M.2 2280, PCIe, NVMe, Leitura: 3200MB/s, Gravação: 900MB/s, Verde - WDS100T3G0C - R$ 560,90

 

Faltam fonte, gabinete, placa-mãe, placa de vídeo, CPU e ventilação/arrefecimento. Já escolheu algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, consigo, mas marca e modelo da fonte são imprescindíveis.

Em 11/08/2021 às 12:04, RS Faria disse:

Já pensou em trocar só o processador?? Sua placa-mãe aceita até os Ryzen 3000.. Um R5 3600, já seria um bom upgrade aí..

As B350 não suportam 5ª geração atualmente, mas já tem muitas A320 que suportam. Provavelmente a B350 também receberá update nesse sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arafis Recomendo comprar uma Seasonic Core gold, que é boa e barata e tem modelo de 500W full modular por 439 reais. Para sua configuração não precisará de mais do que isso.

 

1 minuto atrás, Arafis disse:

Mas ela segura a config?

Se chama de ligar o PC e funcionar apesar de reduzir a vida útil deles por não ter filtragem de qualidade e eventualmente poder matá-los por não ter proteções de qualidade de "segurar", então segura. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Beleza! Muito obrigado pelo auxílio! Comprei o SSD e to fechando a compra destes itens:

 

2x https://www.terabyteshop.com.br/produto/16844/memoria-DDR4-geil-super-luce-RGB-8gb-3600mhz-gals48gb3600c18bsc Mesmo sendo 16GB vai acabar rodando melhor que os meus 24GB de hoje?

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15692/processador-amd-Ryzen-5-5600x-37ghz-46ghz-turbo-6-cores-12-threads-cooler-wraith-stealth-am4

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/19332/fonte-seasonic-core-gx-500-500w-80-plus-gold-full-modular

 

Tudo redondo na config pra rodar ne?

 

 

Mais pra frente troco a placa de vídeo, ta ignorante os preços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Arafis disse:

Mesmo sendo 16GB vai acabar rodando melhor que os meus 24GB de hoje?

Depende da aplicação. Para jogos sim, vai rodar melhor.

@Arafis Sua placa-mãe atual ainda não tem suporte. É previso que saia, mas não há previsão de quando. Se quiser comprar tudo hoje para funcionar hoje, terá que trocar a MB também. Uma A520M DS3H já é mais do que suficiente e tem baixo custo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Arafis disse:

Na questão da memórias, para trabalho simples: navegador e word também será melhor?

Se você abrir menos de 150 abas simultâneas no Chrome, sim.

3 minutos atrás, Arafis disse:

Eu já comprei ela e está aqui desde dezembro! Estava sem grana na época pra comprar o Resto

Ou vende ou espera. Só não recomendo que espere por que realmente não tem nenhum canal que indique a previsão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

 

Eu quis dizer que eu já comprei A520M DS3H e ela está na caixa porque não havia comprado o resto. 

Acabei de fechar a compra na terabyte dos itens ali, agora é só aguardar.

 

Muito obrigado pela ajuda na composição das peças e de confirmar a "compatibilidade"

 

Na questão das abas, abro umas 20! HAHAHAHAHAHAHAH

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arafis Perfeito então. 

 

20 abas não faz cócegas em 16 GBs de RAM. Eu uso 16 em casa, 20 abas são as que tenho fixas, quando estou fazendo pesquisa passo de 120 fácil. Falei 150, mas não tenho certeza se seria só isso. Com jogos abertos recomendo que não passe de 20, mas acho que 20 dá pro gasto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!