Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer bip que aciona quando atingir nível máximo?


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Amigos tive alguns problemas de saúde e voltei a mexer em minhas coisas e sei que aqui alguém me ajudou a montar um bip com um buzzer e  um CI 555 onde o sinal de entrada era de 1,5 volts, ou seja tenho um sensor de nível sem contato que entra 12 volts e saída 1,5 v(fio amarelo com o (-) )  queria acionar um bip quando atingisse o nível

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/06/2019 às 22:17, Glaysonmestre2014 disse:

ganhei um microondas velho eu lembro que quando ele tava ligando quando apertava as teclas ele emitia uns bips, eu desmontei ele arranquei todos os componentes gostaria de saber como posso usar eles somente pra criar um circuito de um botao quando apertar fazer um bip ,segue  imagens  q eu acho q da pra ter uma noção do chip q eu achei na internet


Nossa, moco! usar um microcontrolador pra fazer um bip é disperdicio.

se você regular bem um ladrão de joule, da pra fazer algo equivalente com ele e ainda lhe sobra o microcontrolador pra fazer outras coisas mais poderosas.

tem como regular ladrão de joule pra ele ficar com frequencia dentro do espectro audivel...

De uns 200 Hz até 44khz é audivel.
Escolhendo o numero de voltas correto, um núcleo toroidal e resistor na medida certa, dá pra fazer.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, codigo rápido disse:

De uns 200 Hz até 44khz é audivel

 

Caramba ... nem meu cachorro escuta acima de 40 Khz ........  audivel é um termo complicado porque varia com a idade de quem está escutando . Quando novos, humanos escutam até 20 Khz. Quando velhos , uma média é até cerca de 10 Khz. 

 

Paulo

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, aphawk disse:

 

Caramba ... nem meu cachorro escuta acima de 40 Khz ........  audivel é um termo complicado porque varia com a idade de quem está escutando . Quando novos, humanos escutam até 20 Khz. Quando velhos , uma média é até cerca de 10 Khz. 

 

Paulo


Opa! Obrigado Paulo! Tem razão. É isso mesmo. Só que agora eu fiquei na duvida se é possivel fazer isso com o ladrao de joule, porque lembro que o ultimo que fiz media a frequencia de 20khz. Será que é mesmo possivel? Bem... acho que é...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@codigo rápido ,

 

KKK tranquilo , é que 44 Khz é uma frequência padrão para codificação MP3, eu também já fiz uma confusão sobre isso !

 

Sobre abaixar a frequência do ladrão de joule .... não sei se vai tão baixo assim como 200 Hz , eu particularmente nunca fiz experiência nesse sentido.

 

Mas se for, deve cair muito o rendimento dele.

 

Eu faria o BIP ou com o 555 ou com o velho e bom 2N2646 unijunção .... em ultimo caso com um multivibrador com dois transistores BC qqr coisa da vida.

 

Paulo

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, aphawk disse:

@codigo rápido ,

 

KKK tranquilo , é que 44 Khz é uma frequência padrão para codificação MP3, eu também já fiz uma confusão sobre isso !

 

Sobre abaixar a frequência do ladrão de joule .... não sei se vai tão baixo assim como 200 Hz , eu particularmente nunca fiz experiência nesse sentido.

 

Mas se for, deve cair muito o rendimento dele.

 

Eu faria o BIP ou com o 555 ou com o velho e bom 2N2646 unijunção .... em ultimo caso com um multivibrador com dois transistores BC qqr coisa da vida.

 

Paulo

 


Ahhhh.... KKKKKKkkkk é isso mesmo. Eu sabia que tinha algo de 44khz na questão de audios, mas não lembrava de onde vi isso.

Não precisa ser 200hz, mas acho que se colocar em 8khz, já daria um barulhinho. eu também não sei se dá pra abaixar tanto a frequencia. O multivibrador também é uma ótima solução. Como eu to na duvida do ladrão de joule, acho que seria o melhor investimento. Mais seguro e menos perda de tempo e recurso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/08/2021 às 12:14, aphawk disse:

@codigo rápido ,

 

Algo deste tipo :

image.png.b73b9c4fe44bfc012f49e041105fdc39.png

 

Um simples 2N2646 ....

 

Paulo


Ola Paulo!
Eu achei bem legal seu exemplo. pode explicar os calculos que são utilizados para determinar os componentes e o funcionamento? Por exemplo: Será que deve-se levar em consideração a resistencia do capacitor diante da frequencia em que ele vibrará?
E por que o sistema não entra em equilibrio, fazendo com que o sinal não saia retilinio (variação na amplitude... O capacitor age como uma 'mola')?

No meu entendimento o sinal que chega no transdutor deve ser bem pequeno e só deve crescer quando o capacitor está cheio, com a abertura do transistor. Mas ai meu conhecimento para. Não sei como ele oscila. No caso do multibibrador biestavel, os transistores são chaveados alternadamente. Nesse, eu já não entendo muito.

Com quanto o capacitor deve perder esse efeito mola?
 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@codigo rápido ,

 

O funcionamento está  explicado aqui, inclusive com fórmulas para o calculo da frequência :

 

https://ecstudiosystems.com/discover/textbooks/lessons/semiconductors/chapter7-8-unijunction-transistor-ujt/

 

Basicamente a tensão no capacitor vai subindo, se carregando através de Re,  até que ocorra o efeito de condução, quando ocorre a descarga e essa condução só cessa quando atingir um determinado nível inferior de tensão, e ai o processo continua.

 

image.png.efd6913053bd8bbc805548becfcc3ada.png

 

Paulo

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, aphawk disse:

@codigo rápido ,

 

O funcionamento está bem explicado aqui, inclusive com fórmulas para o calculo da frequência :

 

https://ecstudiosystems.com/discover/textbooks/lessons/semiconductors/chapter7-8-unijunction-transistor-ujt/

 

B

Opa!
Bem legal! Valeu!

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
Em 09/08/2021 às 21:30, Alexandre Venci disse:

Amigos tive alguns problemas

tmj! Sério! kk.

 

Amigo .. é bem simples: quando a V no R1 passar de 0.7V, aciona o buzzer

arduino-buzzer.png

Em 09/08/2021 às 21:30, Alexandre Venci disse:

saída 1,5 v(fio amarelo com o (-) )  queria acionar um bip quando atingisse o nível

 

Como sempre peço, poste fotos/desenhos/etc do seu dilema

🙂

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!