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Windows dando tela azul em excesso com vários códigos de erros diferentes


Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

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Olá, Bom dia.
Tenho um PC que está dando tela azul em excesso, no melhor dos dias, o erro ocorreu "apenas" 3 vezes em um espaço de 10 horas. Preciso de ajuda pois ele realmente está começando a atrapalhar um pouco o desempenho.
Os códigos de erro variam muito, os mais comuns são "IRQL NOT LESS OR EQUAL" e "KERNEL SECURITY CHECK FAILURE", mas as vezes aparecem outros.
O PC é conectado a internet por cabo, sem adaptador de Wi-Fi ou algo do gênero.
As especificações do PC:
-Placa-Mãe: ASUS B450M
-Placa-de-Vídeo: RX5500XT Gaming OC
-memória RAM: 16GB (2x8) OLOy DDR4 3000MHz
-SSD: 256GB (Pichau 256X)
-HD: 1TB (Seagate Barracuda)
-WaterCooler: Pichau Aqua X100
-Fonte: Gamemax GM500 80P Bronze
Os programas de drivers no PC:
-Driver Booster 8 (Versão Free)
-MalwareBytes (Versão Free)
Uso um adaptador Display Port - VGA para o monitor enquanto não troco o monitor.
O sistema operacional é o Windows 10
Algo que percebi que as vezes parece que o driver da placa de vídeo "some", pois quando tento abrir o "Radeon Software" ele diz que as versões de driver não são compatíveis, porém, quando vou ao site para baixar o driver, ele ainda é o mesmo de antes.
Preciso de ajuda, por favor.
Desde já, obrigado.

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@Vinícius Stivanelli Bom dia! A primeira recomendação que te dou é fugir de qualquer programa de atualização de drivers, como Driver Booster, DriverPack e tantos outros. Eles são totalmente desnecessários, ficam em segundo plano consumindo recursos e só trazem problemas. Peço que você envie os arquivos presentes no diretório C:\Windows\Minidump.

 

Falando superficialmente sobre os códigos de parada que você mencionou, o IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL indica que o Windows ou um driver de kernel acessou memória paginada em um endereço inválido. Esse problema normalmente é causado por drivers defeituosos.

 

O código KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE indica que o kernel detectou corrupção em uma estrutura crítica de dados. Segundo o Microsoft Docs, o erro é normalmente causado por drivers defeituosos.

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Bom dia. Essa fonte não é boa, teste com outra fonte. Não use Driver Booster, causa problemas. Baixe os drivers do fabricante ou use o driver do Windows mesmo.

Limpe os contatos das memória e monitore as temperaturas..

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  • Solução
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@Ricardov A fonte não é das melhores mas não é necessariamente a culpada pela tela azul. Quando se trata de telas azuis, o primeiro passo é fazer um diagnóstico eliminando as causas mais prováveis como drivers, e não logo pelo mais complicado que é a fonte. Não são todos os usuários que possuem um estoque de peças em casa para fazer substituição, então recomendações do tipo muitas vezes não são viáveis.

 

"Limpe os contatos das memórias/monitore as temperaturas" = Sempre oriente o usuário a como fazer isso exatamente. Não são todos os que tem um conhecimento técnico mais avançado para saber como fazer isso.

 

@Vinícius Stivanelli Códigos de telas azuis totalmente diferentes geralmente indicam uma falha na memória RAM. Faça um diagnóstico seguindo os procedimentos do seguinte tutorial:

 

 

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@Rio McCloud
Agradeço sobre a recomendação de fugir destes programas, os mesmos já foram desinstalados.
Sobre os arquivos presentes na pasta minidump, enviei os mesmos.
Agradeço também pela explicação sobre os códigos de erro, procurarei mais sobre, muito obrigado.

@Ricardov
Tentarei arranjar uma nova fonte para realizar o teste e limparei os contatos das memórias RAM.
Sobre os programas de Drivers, já desinstalei os mesmos, muito obrigado.

@GabrielLV
Agradeço pelas informações, comprarei um limpa-contatos para realizar a limpeza e farei os testes recomendados com o Memtest86 e usando apenas 1 slot por vez. Muito Obrigado.

minidump.rar

  • Moderador
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@Vinícius Stivanelli Peço desculpas pela demora, me ocupei aqui e só pude analisar agora. Todas as telas azuis são do código de parada IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, exceto uma que é do código KMODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED. Os dumps citam vários programas diferentes, como Opera, Discord, Cliente do League of Legends e o Serviço do Agendador de classes de multimídia do Windows.

 

Pela variação dos erros e programas citados, acredito que possa ser algum problema na memória RAM, como disse o amigo @GabrielLV. Faça os testes indicados por ele e anexe aqui os resultados.

Postado

@Rio McCloud
Olá, peço desculpas pela demora em compartilhar os resultados, estava tendo certeza de que o problema havia sido solucionado.
Comprei um limpa-contatos e fiz os procedimentos recomendados, e atualizei alguns drivers que estavam desatualizados. O PC está desde então sem apresentar problemas e segue funcionando corretamente.
Ainda não realizei os testes do memtest por causa do tempo, mas assim que possível farei os mesmos e enviarei aqui os resultados.
O PC está a mais de 27h ligados sem apresentar qualquer erro ou falha. Considerando o retrospecto antigo, creio que o problema tenha sido resolvido.
Agradeço a todos pela ajuda.

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