Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença entre tela cheia e janela sem bordas?


RodrigoR5

Posts recomendados

Apenas por curiosidade, quais diferenças vocês sentem entre o modo tela cheia e o modo janela sem borda? Já ouvi que o tela cheia tem uma melhor performance, e que o tela cheia sem borda aumenta o input lag e reduz o tearing, mas nunca percebi nenhuma diferença, apenas de o Vsync não funcionar em alguns jogos como no RainbowSix.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modo de tela cheia é exatamente o que parece: a tela do jogo ocupa toda a tela. Nos bastidores, um aplicativo de tela cheia tem controle total sobre a saída da tela, o que significa que o que está sendo exibido tem a maior prioridade.

Geralmente, no modo de tela cheia, você está jogando um jogo na sua resolução de desktop. Se você tem um monitor de 1920 × 1080 (1080p), quando você abre um jogo em tela cheia, ele está reproduzindo a 1080p.

Se você tiver vários monitores, não poderá se mover entre eles no modo de tela cheia. O cursor do mouse fica bloqueado no monitor que mostra o jogo. Você terá que usar Alt + Tab para saltar de um jogo.

Prós: O computador dedica a maioria dos recursos ao jogo, taxa de quadros potencialmente mais alta do que outras opções, não move acidentalmente mouse para outro monitor.

Contras: Mouse bloqueado para um monitor,Alt + Tab leva alguns segundos.

 

O modo de janela também é bastante autoexplicativo: o jogo é executado em uma janela, em vez de ocupar toda a tela. Isso permite redimensioná-lo para ser executado em uma caixa menor. O modo sem bordas é semelhante ao modo de tela cheia, mas é realmente um modo de janela em execução no tamanho de tela cheia sem bordas. Ele combina a vantagem de ter o seu jogo ocupando toda a tela com a conveniência de ser capaz de mover mouse para outro monitor instantaneamente. No entanto, como o modo em janelas, o Windows ainda executa outros processos em segundo plano. Isso pode resultar em quedas de desempenho.

Prós: Permite desfrutar de exibição em tela cheia enquanto ainda estiver alternando monitores facilmente.

Contras: os processos em segundo plano podem introduzir atrasos de entrada e quedas na taxa de quadros.

 

Qual modo é melhor para usar?

Use o modo de tela cheia se você quiser dedicar todo o poder do seu computador para rodar o jogo e não precisar sair rapidamente do jogo.

Use o modo de janela sem borda, se o seu computador for poderoso o suficiente para compensar os processos em segundo plano e você precisa multitarefa em outros monitores durante a reprodução.

 

Qual eu uso? 

Depende do jogo. O Flight Simulator, por exemplo, jogo em janela, jogando um monte de coisas para o segundo monitor. Os demais, em tela cheia. 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 2 semanas depois...
Em 28/03/2024 às 05:12, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Outra observação sobre o modo tela cheia é que a tela do monitor pisca, já o modo sem bordas não

 

Defina "piscar".

 

Se for efeito de tearing, como se uma linha horizontal "cortasse" a imagem, é porque o V-Sync está desabilitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!