Ir ao conteúdo

Tela azul quando tento jogar


Ir à solução Resolvido por Luiz Eduardo30,

Posts recomendados

Postado

Processador: Pentium Gold G5400

placa-mãe: Biostar H310MHP

memória RAM: 1 Pente de 8Gb da Kllisre

Fonte: One Power 600w

HD: 500gb

 

Troquei a placa-mãe do meu PC recentemente por essa que indiquei logo acima, e desde então não consigo jogar osu, nem valorant, nem lol, ao entrar no osu e jogar cerca de 3 minutos o PC trava e a tela azul é instantânea, o mesmo acontece com os outros jogos, já tentei atualizar o windows, mandei para um técnico e ele disse que era o HD, trocou e o problema persistiu, fiz testes de memória com o diagnosticador do windows e não constou nada, usei o programa memtest86 e também não constou nada, não sei o que fazer, já busquei todos os erros de tela azul que deram e nenhuma solução funcionou, não sei se é driver, simplesmente não consigo entender. Pode ser que a placa-mãe tenha vindo com defeito?

Segue em anexo prints dos códigos de tela azul e do teste do memtest86

OBS: Não estou com o PC hoje, amanhã estarei indo ao técnico para mostrar o que está ocorrendo

OBS 2: Consigo usar o PC normalmente, fechou apenas 1 vez enquanto estava usando o youtube, e depois não fechou mais

WhatsApp Image 2021-08-22 at 16.56.16.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-22 at 16.56.29.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-22 at 19.50.00.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-22 at 19.50.01.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-25 at 22.07.06.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-25 at 22.07.13.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-25 at 22.07.51.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-25 at 22.07.51 (1).jpeg

  • Moderador
Postado

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Responda caso seu aparelho seja um notebook: Está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?
  • Há quanto tempo esse problema ocorre?
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio?
  • Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows?
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no CMD e poste o resultado)
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

 

 

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

  • 2 semanas depois...
Postado

@Rio McCloud demorei a responder porque o PC estava com um técnico, peguei ele hoje, mas ao tentar baixar o lol ocorreu o erro de memory management dnv, então vamos lá

Está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho? Montei peça por peça o PC, a fonte é uma One Power ATX, 600W

 

Há quanto tempo esse problema ocorre? Desde que troquei de placa-mãe porque a outra quebrou

 

O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio? Não

Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows? Começou após a troca de placa-mãe por uma nova, já que a outra o PC não estava ligando.

 

Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?; O PC é ligado no nobreak

 

Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc); Não uso

 

Você faz overclock no seu PC? Não

 

Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no CMD e poste o resultado)image.png.a3efc07cca88fbf7ee855025261e2c69.png

Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows; Já utilizei mas o PC foi resetado e ficou só com os meus arquivos após voltar do técnico.

 

PASTA LOGS COLETADOS

 

LogsColetados.rar

  • Moderador
Postado

@Luiz Eduardo30 O minidump possui o código de parada MEMORY_MANAGEMENT. Ele indica que um erro severo ocorreu com o gerenciamento de memória. O arquivo cita os termos "hardware" e "memory_corruption".

 

Faça um teste nas suas memórias seguindo este artigo com atenção e anexe aqui os resultados.

  • Moderador
Postado

@Luiz Eduardo30 Peço perdão pela demora, estive ocupado nos últimos dias. Analisei os novos logs e os mindumps possuem novamente indícios de problemas que podem ser relacionados a memória, como ATTEMPTED_WRITE_TO_READONLY_MEMORYCRITICAL_STRUCTURE_CORRUPTION e várias citações do termo "memory_corruption".

 

Entretanto, uma das telas azuis cita o driver Ntfs.sys e o Log de Eventos do Sistema reclama várias vezes que o disco "C:" requer exames online. Isso me faz pensar em problemas no dispositivo de armazenamento.

 

Baixe o SeaTools Bootable, monte um pendrive bootável com ele com o software que vem junto ao arquivo e dê boot nele. Quero que você verifique o status S.M.A.R.T. do HD e faça um teste Genérico Longo (Long Generic Test) no seu HD. Essa verificação pode demorar várias horas. Anexe aqui os resultados dos dois testes aqui depois.

Postado

@Rio McCloud Obrigado pela resposta!

Nesse meio tempo observei que no crystaldisk meu HD estava em estado de alerta e troquei por outro que tinha. Porém as telas azuis não sumiram, e continuam dando vários erros de memory management, vou entrar em contato com amigos para fazer um teste nesse PC com outra memória RAM, amanhã faço os testes solicitados e envio os resultados! 

Obrigado novamente pelo apoio.

  • Solução
Postado

Bom, apesar de todos os testes realizados, resolvi trocar a memória RAM para ver no q dava, coloquei apenas um pente de 4GB e não deu mais tela azul em nenhuma das funcionalidades, irei providenciar outro pois o PC está com o desempenho reduzido, mas deixo aqui que apesar de não ter sido constado nem no memtest, a troca de memória RAM cessou as telas azuis

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado

@Luiz Eduardo30 Obrigado por nos avisar! Infelizmente, seu PC estava com um defeito intermitente. Conforme eu mencionei no inicio do meu tutorial, o ideal para estes casos é de fato a troca da peça, mas sabemos que nem sempre isso é possível pois os usuários não possuem tais peças em estoque em casa, ficando somente com a opção de utilizar programas de testes que, apesar de serem bem úteis, muitas vezes falham em detectar defeitos intermitentes.

 

Fica aqui o exemplo que mencionei no tutorial que escrevi:

Citação

Um computador de um cliente estava com problemas de telas azuis com códigos aleatórios. Foi identificado que era um problema na memória RAM, sendo que bastou utilizar outra memória que o problema foi resolvido, porém o cliente queria ter certeza absoluta de que a memória RAM era a causadora problema, através de um laudo técnico, antes de realizar a compra da nova peça, então foi necessário fazer o teste de memória com o software Memtest86+.

 

O problema ocorria de maneira intermitente (aparecia somente de vez em quando), por tanto, o teste do Memtest86+ não estava identificando o erro, então foi necessário deixa-lo rodando até que detectasse, sendo que o MemTest86+ precisou de mais de 30 HORAS de execução para identificar o problema.

 

Infelizmente programas que fazem análise de memória RAM as vezes deixam a desejar, pois através desses casos vimos que, as vezes, são necessárias várias e várias horas de testes para que eles consigam identificar a falha no hardware, o mesmo vale para o teste S.M.A.R.T. dos HDs/SSDs (CrystalDiskInfo, GSmartControl, SeaTools, HDSentinel, etc), pois já vi vários casos de diversos problemas ocorrendo no Windows e esses programas apontaram a unidade de armazenamento como saudável, mas o problema foi resolvido assim que ela foi substituída...

 

A dica é, sempre que for possível, fazer a substituição da peça para evitar um enorme desperdício de tempo, ou se não for possível, deixar o software rodando por longas horas até que alguma falha seja detectada.

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!