Ir ao conteúdo

Erro no boot (Windows 10)

Ir à solução Resolvido por Rio McCloud,

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de ajuda na solução de um problema relacionado ao boot do computador. Recentemente comprei um notebook acer nitro 5 que veio com o OS Linux Endless. Como prefiro o Windows, realizei a instalação do mesmo no computador por meio de um pendrive bootável com os arquivos fornecidos pela própria Microsoft. Instalei o OS no disco C (SSD), e após a instalação, bem como a seleção do windows como boot prioritário, exclui os arquivos do Endless (seguindo uma recomendação que encontrei na internet). No entanto, após a realização do procedimento, toda vez que vou ligar o computador, o Windows apresenta um ''erro'' de boot, apresentando aquelas opções padrão de correção, no entanto, após eu apertar ''esc'', ele abre a BIOS do PC, e ao simplesmente fechar a BIOS, ele realiza o boot normalmente. Verifiquei na BIOS e o Endless permanece como opção de boot (mesmo que ao selecioná-lo o sistema apenas apresente um erro e não aconteça mais nada). Procurei um pouco online, e me indicaram que pode ser devido a instalação da partição do sistema EFI no HD, no entanto como sou leigo e o procedimento parecia razoavelmente complexo, optei perguntar neste fórum. Agradeço a atenção desde já, e peço desculpas se criei algum tópico repetido (não encontrei nenhum tópico que me parecia idêntico ou muito semelhante), ou até mesmo se postei no local errado.

OBS: Segue o print da tela do meu gerenciador de discos. Se precisar posto a tela de ''erro'' do boot, mas é aquela padrão, com as opções de restauração e etc (e nenhuma funciona inclusive, basta apertar ''esc'' que ele vai pra BIOS, e depois ao fechar a BIOS ele realiza o boot normalmente.

Print 1.jpg

• Moderador
Postado

@Rodolfo Becker Boa tarde! Não entendi a parte que você diz ter "apagado os arquivos do Endless OS depois". Você não fez uma instalação limpa do Windows 10? O ideal é apagar todo o conteúdo do disco antes de instalar o sistema, para eliminar qualquer vestígio da instalação anterior.

Postado

Como fiz faz algum tempo, e procurei solucionar este problema só agora, não me lembro se fiz uma formatação completa quando da instalação do Windows 10. Ao que tudo indica não, pois permanece o Endless como opção de boot. De toda forma, tal problema teria correlação com o EFI estar no HD? Teria como eu resolvê-lo sem uma formatação completa do SSD ou do HD? Agradeço as respostas. Pergunto acerca da necessidade de uma formatação completa pois tenho vários jogos pesados instalados e minha internet não é muito boa.

Ao que tudo indica meu erro foi mais estúpido do que pensava, realmente não devo ter realizado uma formatação completa dos discos. Mas vocês veem alguma outra solução?

• Moderador
  • Solução
Postado

@Rodolfo Becker No Windows, abra as Configurações. Vá em Atualização e Segurança, Recuperação e em Inicialização Avançada clique em Reiniciar agora. Clique em Solução de Problemas, Opções Avançadas e por fim Reparo de Inicialização. Se essa opção não resolver, acredito que só com a reinstalação do sistema, limpando tanto o HD como o SSD usando o comando clean no DISKPART como o amigo @OPiantino disse (falo sobre executar esse comando no HD pois não sei se o Endless OS possuía alguma partição nele).

Sobre o EFI, não há ligação alguma. É recomendado que você use UEFI ao invés de Legacy. Apenas certifique-se que a opção "Boot Mode" na BIOS esteja em UEFI, que o CSM esteja desligado, que o Secure Boot esteja ligado, que o TPM esteja ligado (se disponível) e que os HDs/SSDs estejam com a tabela de partição GPT.

• Curtir 1
Postado

Obrigado pelas respostas rápidas. Irei realizar o procedimento após o expediente hoje mesmo, mas sem muita esperança. Após realizá-lo eu coloco o resultado aqui, e marco como solução a tua resposta. Posteriormente pode fechar o tópico (ou eu mesmo fecho, não sei como funciona). Agradeço a solicitude de todos vocês.

Postado

No windows a partição responsável pelo boot é separada da C
Em disco MBR ela é a Reservado pelo Sistema
Em disco GPT ela é a EFI
Veja que no Disco 1 ela não está presente
No Disco 0 parece ser a de 62MB mas não dá para ler

Postado

@Rio McCloud Desculpe a demora, foram dias corridos. O reparo de inicialização foi bem sucedido em corrigir o problema do boot, eu poderia até referenciar o código de erro aqui para mais detalhes para aqueles que tenham o problema no futuro, mas esqueci de anotá-lo. Agradeço novamente a atenção e sugestão de todos, tenham uma ótima tarde/noite. Abraços!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...