Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como cobrir uma região de aproximadamente 34km² com internet?

Posts recomendados

Tenho um projeto sendo desenvolvido com amigos sendo um deles engenheiro eletricista, estamos desenvolvendo um dispositivo de monitoramento auto suficiente que funcione 24H transmitindo imagens, o dispositivo vai utilizar uma câmera infra vermelho 1080p, precisaria que enviassem as imagens a um servidor quando houver detecção de invasores, mas elas devem estar conectadas a internet a todo momento para que na central possa poder escolher as câmeras ou mudar o modo de imagem, e futuramente mandar coordenadas de gps para dizer a central onde foi detectado a invasão e também facilitar a localização para manutenção, os dispositivos são alimentados por energia solar pois nos locais não a rede de energia ou comunicações, inicialmente pensei em utilizar um módulo 4G ou 3G pois existem torres enormes da Oi próximas ao local (mas é a Oi né 🤪), Vivo tem cobertura nas redondezas mas não tenho certeza pois só subi essa serra com celulares com chip da claro que não pegam muito bem, como o local tem torres de televisão nos pontos altos da serra pensei em uma antena via rádio, mas não sei se alcançaria 34Km², e também creio que haverá muita interferência das antenas próximas e do nevoeiro que costuma ter, pensei em um módulo como esse mas não sei como obter o sinal de internet sem um modem, também vi algo chamado packet radio que pode alcançar até 300Km, mas me parece lento  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais viável é celular mesmo. No site da Anatel consegue a localização das torres próximas e nos sites das operadoras a cobertura aproximada.

A Trópico tem uma solução de celular para conectividade rural que tem grande alcance.

A Claro tem uma solução desse tipo também.

Esse sistema LoRa é para transmissão de dados a baixa velocidade e de pontos específicos. Cobrir toda uma área é muito complexo, exige uma estrutura semelhante ao celular.

Sugiro que estude uma solução que atenda apenas os pontos desejados e não cobrir toda uma região..

• Curtir 1
Link para o comentário

beleza, cara se uma internet 3g 4g conseguir te atender, acredito que as torres de rede devem estar distantes então o sinal pode ser insuficiente para toda a área, assim terá que montar sistema particular em ponto estratégico, para ter uma cobertura de sinal melhor e mais estável. 

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP

Em grandes áreas você precisa utilizar um grupo de equipamentos se pensar em wireless, pois eles foram projetados apenas para pequenas distâncias. Se houver sinal de alguma operadora, o ideal é partir dela pois o custo para instalar e manter equipamentos em área sem infraestrutura são altos.

Em fazendas em que visitei que utilizam sistemas de monitoramento, são utilizados sistemas com 2 links de internet distintos (Sat e 4G) na sede e onde necessita de maior vigilância rede wireless comum. Alguns sistemas de infra não funcionam bem para alarmes automatizados porque existem fauna da região que ativam e podem disparar o alarme sem necessidade. Quanto menor a área a ser monitorada melhor, você pode por exemplo tentar trabalhar em monitorar divisas, mas se o equipamento fica muito exposto ele pode ser facilmente depredado, furtado, etc.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário

@Samuel Ives Trafegar 1080p em conexão de celular é complicado. O que acha de contratar links das operadoras 4G e fazer balanceamento de carga?

não sei quanto de recurso vocês tem disponivel mas Mesh é outra alternativa. Logico que custo é alto, mas já vi redes mesh com range bem amplo.

Link para o comentário

@dwatashi Vou utilizar módulos LTE, pensei em criar uma espécie de load balancer para dividir entre 2 chips a depender da conexão ou para caso uma operadora caia a outra socorra, também vi algo chamado NB-iot, porém a velocidade é na casa do bps, ou seja inviável apesar da cobertura enorme, o que seria esse SAT? pesquisei e fica aparecendo coisa da receita federal

@Joao.C.Jr A vivo tem 4G quase toda serra, sim pretendo criar um load balancer, e usar dual chip para dividir a conexão ou usar duas operadoras para caso uma caia, mas não precisa ser 1080p, só quero que seja bem nítido para capturar as faces dos invasores

Link para o comentário

@Ricardov Eu acabei me deparando com esse NB-IoT olhando o mapa de cobertura da TIM, parece promissor para certos tipos de projetos, esse link por satélite parece ser uma fortuna, eu estava olhando existe um modelo LTE PCI-e, porém não parece o ideal para esse tipo de projeto, vi pessoas utilizando em notebooks, 

eu procuro algo como o que esse chinês utilizou nesse raspberry, creio que seja só inserir o chip nele (o módulo citado anterior aparentemente precisa de outra placa para por o chip da operadora)

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!