Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador está esquentando muito


Posts recomendados

Boa tarde, meu processador de uns dias pra cá vem esquentando muito, percebi por conta das ventoinhas que tem girado mais e feito mais barulho. A princípio suspeitei da pasta térmica, embora tenha trocado há pouco tempo, daí troquei novamente e por +- 1 dia o problema foi resolvido. Depois o som alto das ventoinhas e a alta temperatura do processador (60-70°C) voltaram a incomodar. Suspeitei da pasta estar vencida, troquei a marca, apliquei e o problema voltara a ser resolvido, só que como antes, temporariamente. Gostaria de sugestões do possível problema, de já, grato pela cooperação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Spíndola Ta, você aplica e prende bem o cooler né?

Só por garantia, caso ele fique um pouco solto a pasta só vai fazer um leve efeito e voltar a perder eficiência, só verifica dando uma puxadinha no cooler nas pontas

assim você garante se ele realmente está totalmente preso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mathiew Cara, o processador é um i7 6700K, MB Gigabyte Gaming B8, watercooler corsair hydro h110i, gabinete corsair crystal series 460x e o modelo das ventoinhas não sei especificar, mas são da corsair também. Já os tenho há 2 anos e só agora veio apresentar esses problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Spíndola O problema com WCs é que eles podem falhar a qualquer momento. Se o líquido dentro dele coagular ou se a bomba falhar, seu processador superaquece por não haver nenhum mecanismo de redundância. Recomendo que siga o conselho do colega@Adriel SG e instale seu air cooler original ou outro. Lembrando que não falou qual a pasta térmica usou e quantas ventoinhas tem instaladas no gabinete, em quais posições e orientações estão.

A posição de instalação do seu WC também é importante saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriel SGSim cara, eu prendo bem direitinho o watercooler, não tem risco de ele ter ficado solto não. Difícil eu fazer esse teste, parece que vou ter que levar num técnico mesmo...

@WOZ DodsAmbas as vezes foram pastas da Impastec.  Há 2 ventoinhas no radiador (na frente) jogando ar pra dentro, 2 em cima jogando pra fora e 1 atrás pra fora também. Quanto ao teste com aircooler, não possuo nenhum, logo, só o técnico pra fazer esse teste... poderiam me informar como é feito esse teste com o cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Spíndola Ah caraca, tu uso essa pasta barata? Implastec é a base de silicone é péssima

ela só presta pra alta demanda de computadores e que não usam muito a ponto de sobreaquecer

mas nesse seu i7 ela vai deixar ele fritar, é quase como se você colocasse nada

 

recomendo fortemente comprar uma pasta a base de prata com TdW alto, vai custa caro mas vai fazer uma bela diferença para a transferência de calor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meus amigos, foi 1 ano que ela durou muito bem no meu i7, já comprei a que o colega ali acima falou há uns 2 dias, esperando chegar, mas a implastec aguentou o tranco por muuuito tempo, e por mais que trocando por uma nova, o erro ainda persiste, mas de qualquer forma, obrigado pela colaboração de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Spíndola ok,  não descarte a possibilidade do WC estar com problemas na bomba,  alguns corsair tiveram reclamações por pouca vida util da bomba de água. 

 

Somente a pasta térmica ser 100% do problema eu acho difícil,    Aguarde a pasta nova chegar, se mesmo com ela o problema persistir, [resolver temporariamente e depois voltar superaquecer] então se prepare para um WC novo, ou um bom Air cooler.  Se você tiver alguém que mecha com isso na sua cidade, também seria ideal que pudesse levar para olharem.   

 

De todo modo volte aqui no tópico e nos conte sobre o desfecho da história :D 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lucas Spíndola disse:

Ambas as vezes foram pastas da Impastec.  Há 2 ventoinhas no radiador (na frente) jogando ar pra dentro, 2 em cima jogando pra fora e 1 atrás pra fora também. Quanto ao teste com aircooler, não possuo nenhum, logo, só o técnico pra fazer esse teste... poderiam me informar como é feito esse teste com o cooler?

Você sabia que pastas térmicas da "implastec", à base de silicone, não são adequadas para processadores? São adequadas para aparelhos de som, TVs, dentre outras aplicações, mas jamais para qualquer coisa que envolva PCs. Recomendo que compre uma pasta adequada como a MX-4 ou a cooler master master gel maker. Entenda que pasta térmica de qualidade é uma coisa, pasta térmica inadequada para a aplicação é outra. Nunca mais compre implastec, por favor.

 

Outro problema... todo water cooler deve ser instalado no tampo superior para melhor performance, pois no painel frontal ele geralmente aspira ar. Mude a disposição do seu cooler para o tampo superior (se seu gabinete permitir), os dois que estão no tampo superior para o painel frontal jogando ar para dentro. 

Sobre o teste com air cooler recomendo que pondere se essas medidas não tiverem efeito. Geralmente um air cooler de 200 reais faz um trabalho melhor, mais duradouro e mais confiável do que um WC de 400 ou mais. WC hoje, no mercado brasileiro, tem maior apelo estético do que funcional. Daí defendo sempre que é um mal investimento. Seja como for, otimizar sua build e tentar corrigir seus erros podem, pelo menos, evitar que tenha que gastar dinheiro com correções agora. Só esteja avisado de que gastar dinheiro com correções é inevitável, já que WCs baratos costumam falhar muito cedo, entre 3 e 5 anos de uso, enquanto air coolers de qualidade duram 8 a 10 anos antes de precisarem de correções. Entenda que WCs tipo AIO não tem correções hoje, tem que ser jogados no lixo e substituídos, enquanto um air cooler de qualidade só precisará de uma ventoinha nova, isso depois de muitos anos de uso, se muito.

2 horas atrás, Adriel SG disse:

Ah caraca, tu uso essa pasta barata? Implastec é a base de silicone é péssima

ela só presta pra alta demanda de computadores e que não usam muito a ponto de sobreaquecer

mas nesse seu i7 ela vai deixar ele fritar, é quase como se você colocasse nada

Só para constar, implastec perde em performance para MAIONESE: 

 

 

1 hora atrás, Alex Weiss disse:

Custa caro, tem mesma performance que a MX-4 ou similar. Apesar de ser fã da CM, prefiro a MX-4. Para meus trabalhos uso a Ice Fusion da CM, pois é uma das poucas que encontro no mercado nacional em potes grandes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Só para constar, implastec perde em performance para MAIONESE: 

 

 

Ok, isso é muito uma piada de mal gosto, não consigo acreditar que implastec é tão ruim a esse ponto

Claro que não vamos colocar maionese no lugar óbvio, mas isso é triste demais

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lucas Spíndola disse:

meus amigos, foi 1 ano que ela durou muito bem no meu i7, já comprei a que o colega ali acima falou há uns 2 dias, esperando chegar, mas a implastec aguentou o tranco por muuuito tempo, e por mais que trocando por uma nova, o erro ainda persiste, mas de qualquer forma, obrigado pela colaboração de todos.

Aguentar é uma coisa, ser adequada é outra. Como já citei acima seu setup todo está errado. Além disso, entenda que é comum em WCs a água coagular ou encrostar ou permitir o crescimento de proliferação de fungos. Sério, se quer algo durável invista no air cooler "de qualidade" mais barato que encontrar. Provavelmente um simplório Gammaxx 400 V2 faria um trabalho muito mais eficiente e duradouro do que esse seu WC. Entenda que a menos que você tenha dinheiro para esbanjar E priorize a estética sobre todo o restante, WCs serão sempre um mal investimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Adriel SG disse:

Ok, isso é muito uma piada de mal gosto, não consigo acreditar que implastec é tão ruim a esse ponto

Claro que não vamos colocar maionese no lugar óbvio, mas isso é triste demais

Cara, implastec foi inventada há mais de 20 anos atrás. Eu lembro que usava em pequenos projetos e correções de eletrônica quando tinha uns 10 anos, e isso é tipo 30 anos atrás. Não é adequada para PCs, não foi criada para isso. Não devia nem ter o mesmo nome do que precisamos e usamos em PCs, mas infelizmente... bem vindo ao mercado brasileiro!!!! Onde ainda comercializamos estabilizadores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

47 minutos atrás, Alex Weiss disse:

@Lucas Spíndola ok,  não descarte a possibilidade do WC estar com problemas na bomba,  alguns corsair tiveram reclamações por pouca vida util da bomba de água. 

 

Somente a pasta térmica ser 100% do problema eu acho difícil,    Aguarde a pasta nova chegar, se mesmo com ela o problema persistir, [resolver temporariamente e depois voltar superaquecer] então se prepare para um WC novo, ou um bom Air cooler.  Se você tiver alguém que mecha com isso na sua cidade, também seria ideal que pudesse levar para olharem.   

 

De todo modo volte aqui no tópico e nos conte sobre o desfecho da história :D 

Me conta um único modelo de WC que não teve problema precoce (relatado por usuários), seja na bomba ou no líquido. Sério, não existe um.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Acontece que é super barata e prática, da empresa é o quê eu tenho, mas eu iria preferir 1000x colocar uma pasta de qualidade do que ela, mas não sou eu que controlo o estoque dos meus produtos, logo fico assim... de mãos atadas sempre que eu precisar aplicar novamente uma pasta térmica preciso usar ela.

 

E eu já esperava isso, precisei colocar essa pasta na máquina de um funcionário que trabalha com edição de vídeo e toda hora exporta, o processador aquece demais.

Claro que irei trocar pois já foi solicitado uma pasta de qualidade, agora falta meu gestor me entregar ela...

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ps.: acho sempre engraçado o povo achar que WC é o ápice do desempenho e qualidade, quando na verdade é raramente sinônimo de ambos ou sequer um dos dois. WCs tipo AIO são uma praga que geralmente visa aumentar a necessidade de manutenção constante de qualquer PC! Um air cooler de qualidade, barato, vai manter uma CPU com temperaturas abaixo de 60° por anos a fio, enquanto um WC vai manter abaixo de 50 por algumas semanas, daí vai para 60° pra cima, e eventualmente chegará a temperaturas absurdas em 3 anos ou menos. Eu não entendo como as pessoas não pesquisam e não vêem isso...

2 minutos atrás, Adriel SG disse:

Acontece que é super barata e prática, da empresa é o quê eu tenho, mas eu iria preferir 1000x colocar uma pasta de qualidade do que ela, mas não sou eu que controlo o estoque dos meus produtos, logo fico assim... de mãos atadas sempre que eu precisar aplicar novamente uma pasta térmica preciso usar ela.

Cara, conversa com seu setor de compras, ou com o/a supervisor/a do setor, pede Ice Fusion da CM. Será muito mais feliz depois disso. A Ice Fusion 2 por sinal é inferior à primeira iteração dessa pasta, mas ainda presta e dura quase infinito. Te falo que um pote da 1 durou bons 5 ou 6 anos para mim que faço manutenções regulares em PCs, GPUs e notes de clientes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Eu sempre tive receio de WC, acho super bonito visualmente, tem realmente o seu charme, mas pelo custo não imagino que compensasse comprar um

 

Preferia muito mais fazer aquelas mesas imersas de óleo com a máquina toda dentro delas do quê colocar um WC, seria extremamente mais prático.

E muito mais bonitas

3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Cara, conversa com seu setor de compras, ou com o/a supervisor/a do setor, pede Ice Fusion da CM. Será muito mais feliz depois disso. A Ice Fusion 2 por sinal é inferior à primeira iteração dessa pasta, mas ainda presta e dura quase infinito. Te falo que um pote da 1 durou bons 5 ou 6 anos para mim que faço manutenções regulares em PCs, GPUs e notes de clientes. 

Então, vou precisar esperar pois aparentemente meu gestor já realizou a compra de uma pasta de qualidade e tem ela em mãos, mas falta ele me entregar, talvez no futuro eu peça novamente e sugira um pote dessa pasta pra não precisar comprar novamente.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Adriel SG disse:

Eu sempre tive receio de WC, acho super bonito visualmente, tem realmente o seu charme, mas pelo custo não imagino que compensasse comprar um

Preferia muito mais fazer aquelas mesas imersas de óleo com a máquina toda dentro delas do quê colocar um WC, seria extremamente mais prático.

Sonho meu achar um cliente maluco o bastante para querer um computador "aquário", mas eu não consigo falar da beleza e benefícios sem citar, antes, toda a problemática envolvida. Minha esposa adoraria que fizéssemos algo do tipo só para enfeitar a sala, mas sinceramente eu prefiro algo durável, funcional e que não me dará dores de cabeça imensas a cada FREQUENTE manutenção necessária. Enfim, sonho frustrado. Agora, WC realmente é prejuízo. Quem gosta de cuidar dos próprios dinheiros precisa aprender que WC é garantia de prejuízo. Tenha ele custado 200 ou 3000 reais. 

4 minutos atrás, Adriel SG disse:

Então, vou precisar esperar pois aparentemente meu gestor já realizou a compra de uma pasta de qualidade e tem ela em mãos, mas falta ele me entregar, talvez no futuro eu peça novamente e sugira um pote dessa pasta pra não precisar comprar novamente.

Só para constar, tem MX-4 de 30g+ também. Não é fácil, nem barato, de achar aqui no Brasil, mas no ali tem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

Sonho meu achar um cliente maluco o bastante para querer um computador "aquário", mas eu não consigo falar da beleza e benefícios sem citar, antes, toda a problemática envolvida. Minha esposa adoraria que fizéssemos algo do tipo só para enfeitar a sala, mas sinceramente eu prefiro algo durável, funcional e que não me dará dores de cabeça imensas a cada FREQUENTE manutenção necessária. Enfim, sonho frustrado

Nossa, se eu tivesse uma renda extremamente alta eu faria tranquilamente, um aquário desses é absurdamente lindo, dai só faltaria arrumar uma forma de colocar os monitores embutidos por dentro da mesa e apertar pra saírem para fora

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Adriel SG disse:

Nossa, se eu tivesse uma renda extremamente alta eu faria tranquilamente, um aquário desses é absurdamente lindo, dai só faltaria arrumar uma forma de colocar os monitores embutidos por dentro da mesa e apertar pra saírem para fora

kkkkkkkkkkk... Você está muito avançado. Eu queria só o aquário bonito do lado do PC. Você está pensando em mesa! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!