Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nidus 500W com fan muito alto


Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Montei meu PC hoje com um Athlon 3000g, 8x1gb ram, A320M-H da Biostar e uma fonte Nidus 500W, e desde a primeira vez que liguei o PC a fonte esta com o fan fazendo bastante barulho, imagino que esteja com o fan na velocidade maxima, mesmo em idle, de resto esta tudo ok, ja criei um ticket com a pichau mas queria saber se tem alguma coisa que eu possa tentar, talvez tenha algo obvio que eu esteja esquecendo ou algo assim, não quero ter que lidar com suporte de empresa e a balela deles.

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Shaman93 disse:

Fontes de baixo custo usam, em geral, fans baratos e que ficam em 12 V (velocidade máxima) o tempo todo.

 

Não há uma relação clara entre o fan ser barato e operar em velocidade máxima o tempo todo. Existe um circuito de regulação de velocidade do fan feito através de ajuste de tensão, podendo ser acompanhado de um thermistor para ajuste baseado na temperatura.

 

Essa Nidus é um exemplo de modelo com perfil de ventilação orientado à baixíssimo ruído, cuja velocidade de rotação é mantida à um mínimo até cerca da metade da carga, em um ambiente entre cerca de 28 °C e 36 °C.

 

image.png.6144eedbc93f2ee30ba9fc229b26548f.png

 

Dependendo da localidade do dono do tópico, assim como das condições operacionais da fonte de alimentação, pode-se verificar se há outra explicação para esse problema, mas de forma geral, pode ser realmente um problema no circuito do fan.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phynsx Tem relação com a simplicidade do projeto, maioria da fontes de entrada não tem circuito regulador de tensão pro fan e usa fans baratos de baixo rpm. Bacana saber que a Nidus é exceção.

 

27 minutos atrás, Afonso Vercezi disse:

@Phynsx Meu antigo PC usava uma fonte ainda pior e bem antiga (quase 10 anos eu imagino) e fazia bem menos ruido do que essa nova, e eu usava ela com o mesmo cabo na mesma tomada entao acho ser defeito de fabrica da propria fonte mesmo, infelizmente.

Provavelmente, mesmo 39 dBA não deveria ser tão ruidoso. Se eu fosse você, gravaria um vídeo e acionaria a garantia mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!