Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, nessa tarde enquanto eu estava jogando houve uma queda de energia aqui no meu bairro e após o retorno o meu PC simplesmente não quis ligar mais, no começo eu pensei “daqui a pouco ele resolve ligar” mas se passaram horas e nada, primeiramente eu pensei que era a fonte, fui testar superficialmente a outra que eu tinha aqui em casa e após conectar o cabo 24 pinos o cooler da cpu ligou as leds e começou a girar, então eu pensei que era a fonte e mesmo chateado me senti aliviado porque eu só precisaria trocar a mesma e foi isso que eu fiz.

Depois de conectar todos cabos eu percebi que o computador simplesmente não ligava assim como antes, chateado da vida mas ainda lúcido troquei o processador e nada, tirei os pentes de ram e coloquei o do meu PC antigo e nada, testei com o HD antigo e nada, com outro placa de vídeo nada e não sei mais o que fazer, será que a placa-mãe queimou? 

(o que eu percebi é que com o cabo de energia da cpu o cooler não acende as leds nem gira, ele só liga sem esse cabo)

(também já tentei o reset da BIOS) 

• Membro VIP
Postado

@Dinho399 Bom dia! O PC estava com um cabo de rede conectado no momento do surto? Pode ter queimado pela rede, ou pode ser BIOS corrompida como o @Andros Santos mencionou.
Com o PC na tomada, localize o CI de rede e coloque o dedo em cima para ver se está quente. Cuidado para não se queimar, as vezes pode esquentar MUITO quando o CI está queimado. Se tu usas uma placa Wi-Fi, pode ignorar essa parte.
Lembre-se sempre de retirar os equipamentos da tomada, mesmo o roteador, quando der queda de energia. Pois pode queimar assim que a energia volta.

• Curtir 1
Postado
59 minutos atrás, Andros Santos disse:

A uma possibilidade de ter corrompido a BIOS dá placa-mãe se realmente foi isso só reinstalando a BIOS novamente.

como eu faço isso amigo? é muito complicado? 

47 minutos atrás, Ferox Lupinhabilis disse:

@Dinho399 Bom dia! O PC estava com um cabo de rede conectado no momento do surto? Pode ter queimado pela rede, ou pode ser BIOS corrompida como o @Andros Santos mencionou.
Com o PC na tomada, localize o CI de rede e coloque o dedo em cima para ver se está quente. Cuidado para não se queimar, as vezes pode esquentar MUITO quando o CI está queimado. Se tu usas uma placa Wi-Fi, pode ignorar essa parte.
Lembre-se sempre de retirar os equipamentos da tomada, mesmo o roteador, quando der queda de energia. Pois pode queimar assim que a energia volta.

tava conectado sim, vou pesquisar onde fica o ci e ver se tá esquentando 

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Dinho399 disse:

tava conectado sim, vou pesquisar onde fica o ci e ver se tá esquentando 

O CI de rede deve estar próximo do conector de rede da placa-mãe. Verifique também se não tem componentes queimados em torno do CI e do conector.

Postado
44 minutos atrás, Ferox Lupinhabilis disse:

O CI de rede deve estar próximo do conector de rede da placa-mãe. Verifique também se não tem componentes queimados em torno do CI e do conector.

talvez seja uma pergunta ***** mas na tomada você quer dizer ligado?

acho que eu encontrei ele mas no entorno não parece ter nada queimado 

@Ferox Lupinhabilis não tá esquentando, inclusive procurei novamente algum sinal físico de algo queimado e não achei 

Postado
2 minutos atrás, Pepse disse:

pode ter sido tanto o conector de rede, quanto a BIOS, mas acho mais provável rede.

e como eu posso verificar se foi a BIOS mesmo?

Postado
44 minutos atrás, Pepse disse:

não dá pra saber, se a placa não funciona, pode ser diversos problemas.

entendi, geralmente tem concerto? já que pelo menos o cooler e os fans ligam sem o cabo de energia 4 pinos 

6 minutos atrás, Ricardov disse:

Qual o modelo da placa-mãe? Não tem dual-BIOS? Já examinou a placa para ver se tem algum componente chamuscado?

uma fm2a55-HD+ r2.0

nenhum sinal físico de chamuscado nem capacitor estufado 

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Dinho399 disse:

@Ferox Lupinhabiliso que você acha que pode ser? será que foi a BIOS mesmo? se sim, como eu posso reinstalar? 

Mesmo que não esteja esquentando nada, ainda pode ter queimado pela rede. Talvez algum resistor tenha aberto, ou algum capacitor... Talvez o próprio CI de rede tenha morrido, apesar de não esquentar. Teria que retirar o Ci de rede para ver se a placa liga, mas isso só pode ser feito com estação de retrabalho, então teria que levar num técnico de confiança para avaliar.

Apesar de não ser impossível, é difícil corromper a BIOS por queda de energia. Mais provável que tenha queimado pela rede, pois quando a energia volta de uma queda de energia, pode ocorrer um surto de até 1000 volts. A fonte não queimou pois a mesma tem proteção contra surto, já o roteador, geralmente não tem uma proteção muito boa, e por isso pode ter passado o surto pelo cabo de rede. Independente, precisaria levar numa assistência para avaliar.
Regravação de BIOS precisaria remover a BIOS da placa, e utilizar um gravador de EEPROM.

Postado
2 horas atrás, Ferox Lupinhabilis disse:

Mesmo que não esteja esquentando nada, ainda pode ter queimado pela rede. Talvez algum resistor tenha aberto, ou algum capacitor... Talvez o próprio CI de rede tenha morrido, apesar de não esquentar. Teria que retirar o Ci de rede para ver se a placa liga, mas isso só pode ser feito com estação de retrabalho, então teria que levar num técnico de confiança para avaliar.

Apesar de não ser impossível, é difícil corromper a BIOS por queda de energia. Mais provável que tenha queimado pela rede, pois quando a energia volta de uma queda de energia, pode ocorrer um surto de até 1000 volts. A fonte não queimou pois a mesma tem proteção contra surto, já o roteador, geralmente não tem uma proteção muito boa, e por isso pode ter passado o surto pelo cabo de rede. Independente, precisaria levar numa assistência para avaliar.
Regravação de BIOS precisaria remover a BIOS da placa, e utilizar um gravador de EEPROM.

entendi, muito obrigado pela ajuda amigo, sou realmente grato, mas uma última coisa, o que tá me deixando intrigado é isso aqui, tudo ligar sem o cabo 4 pinos do processador conectado mas com ele conectado só piscar, o ci da rede queimado realmente faria isso?

(eu tentei gravar mas eu não consigo mandar vídeo de jeito nenhum então fiz uma sequência de prints pra ilustrar) 

com o cabo conectado: 

65DDB2DE-5262-48D5-A854-6592A6BB0465.thumb.png.6496feb81bcd1a773762e76928571409.pngB7FAAB8F-88F4-4626-885E-FD38388C656E.thumb.png.2fe3d447662a49d77de8278861955dc0.png55AEADF1-7C90-4A30-8142-2ED1BB494ECE.thumb.png.6850f8e389ec83ff7351a8167db4bb71.png

sem o cabo: 

2C242C9F-6410-4B0A-BA77-EE36FBACF6BE.thumb.png.0dde20468fe951ff023801b596b0693c.png49DE1212-1A53-4DDA-9BD6-205B78866600.thumb.png.5e28994efea0a0f91a080702a58e60d0.png

• Membro VIP
Postado
40 minutos atrás, Dinho399 disse:

entendi, muito obrigado pela ajuda amigo, sou realmente grato, mas uma última coisa, o que tá me deixando intrigado é isso aqui, tudo ligar sem o cabo 4 pinos do processador conectado mas com ele conectado só piscar, o ci da rede queimado realmente faria isso?

Isso significa que há algum curto no circuito de alimentação do processador, ou o próprio processador queimou... O surto deve ter ocasionado isso, mas é estranho, qual a tua fonte?

Postado
2 horas atrás, Ferox Lupinhabilis disse:

Isso significa que há algum curto no circuito de alimentação do processador, ou o próprio processador queimou... O surto deve ter ocasionado isso, mas é estranho, qual a tua fonte?

sobre o processador eu tentei com meu velho e aconteceu a mesma coisa, a fonte é uma electro v2 80 plus bronze da PC yes 

• Membro VIP
Postado

@Dinho399 Se o processador era compatível com essa placa, e apresentou o mesmo defeito, então o curto está no circuito de alimentação do processador. Tente fazer o teste que eu mencionei com o dedo nos componentes que ficam em torno do processador para ver se algo esquenta, mais uma vez cuidado para não se queimar.

Postado
17 minutos atrás, Ferox Lupinhabilis disse:

@Dinho399 Se o processador era compatível com essa placa, e apresentou o mesmo defeito, então o curto está no circuito de alimentação do processador. Tente fazer o teste que eu mencionei com o dedo nos componentes que ficam em torno do processador para ver se algo esquenta, mais uma vez cuidado para não se queimar.

o processador era sim, eu usava ele antes, sobre verificar se algum componente esquenta, quando tu me disse pra por o dedo no ci da placa eu coloquei em basicamente todas partes da placa pra caso eu estivesse confundindo, tudo parece manter uma temperatura normal

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Dinho399 disse:

o processador era sim, eu usava ele antes, sobre verificar se algum componente esquenta, quando tu me disse pra por o dedo no ci da placa eu coloquei em basicamente todas partes da placa pra caso eu estivesse confundindo, tudo parece manter uma temperatura normal

As vezes não esquenta, nesse caso teria que usar uma fonte assimétrica para localizar o curto. Leve o computador em uma assistência de confiança para analisar.

Postado
1 hora atrás, Ferox Lupinhabilis disse:

As vezes não esquenta, nesse caso teria que usar uma fonte assimétrica para localizar o curto. Leve o computador em uma assistência de confiança para analisar.

assim que passar o feriado eu vou, como eu disse anteriormente obrigado pela ajuda até aqui, você me recomenda alguma placa-mãe + processador e um pente de ram por até uns 2800?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!