Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar um SSD mesmo não tendo modo AHCI


Ir à solução Resolvido por Hisoka_,

Posts recomendados

Olá pessoal do Clube do Hardware!

 

Estou para comprar um SSD pra dar um upgrade no meu recém montado PC (foi montado por mim mesmo).

 

Só tem um problema, na BIOS dele (American Megatrends) só tem o modo IDE e RAID, e eu não sei se com um SSD vai funcionar legal, to com medo de comprar o SSD e não funcionar. Quem puder me ajudar agradeceria muito 

 

Obs.: Pesquisei no site da Crucial e coloquei a minha placa-mãe lá e falou que tem suporte sim... Mas mesmo assim ainda to desconfiado.

 

Obs 2.: A BIOS dele é antiga, tá como BIOS CMOS, aquela bem azulona mesmo kk

 

 

placa-mãe: K9N6PGM2-V2

Processador: Phenom II X4 945

2gb ram [vou comprar 2x4 800mhz]

HD 160gb WD + Hd500

Placa de vídeo: NVIDIA 9500GT

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, vinicios da silva do santo disse:

Só tem um problema, na BIOS dele (American Megatrends) só tem o modo IDE e RAID, e eu não sei se com um SSD vai funcionar legal, to com medo de comprar o SSD e não funcionar. Quem puder me ajudar agradeceria muito 

O modo RAID, para todos os efeitos, é similar em operação ao AHCI. Ative ele para ter a performance adicional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, vinicios da silva do santo disse:

@Hisoka_ É Sata II pelo que vi pela BIOS, é que eu testei um SSD que eu já tinha e que já tava com o W10 instalado, mas só apareceu: "Reboot and select proper boot device"

Nunca reutilize sistemas de outros PCs. Sempre instale o sistema para o computador específico que vai utilizar. Além disso, esse SSD que testou provavelmente tinha tido o sistema instalado errado, com a partição de boot em outra unidade de disco. Se quer evitar esse tipo de problemas sempre instale seu sistema sem qualquer outra unidade de armazenamento (além do pendrive) conectada ao PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods o problema é que meu PC n realiza a instalação por ele kkkkkkk, tipo, eu coloco o pendrive bootavel, ele liga, entra na tela de carregamento so instalador do windows 10, depois some tudo e fica só em tela preto. 

 

Obs.: O pendrive e a midia de instalação foram instalados da maneira correta, nada foi corrompido

 

Pra eu instalar o windows 10 no meu HD eu tive que instalar pelo pendrive bootavel por outro PC, e quando ele pedia pra reiniciar, eu reiniciava e logo em seguida antes dele começar a carregar eu desligava e colocava o HD no meu PC pra ele instalar os drivers corretos. É meio errado fazer isso mas foi a unica forma que funcionou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, vinicios da silva do santo disse:

@WOZ Dods o problema é que meu PC n realiza a instalação por ele kkkkkkk, tipo, eu coloco o pendrive bootavel, ele liga, entra na tela de carregamento so instalador do windows 10, depois some tudo e fica só em tela preto. 

Você tem que criar a mídia pela ferramenta oficial da microsoft: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Ferramentas externas como o Rufus são muito comuns de falhar com MBs antigas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, vinicios da silva do santo disse:

Obs.: O pendrive e a midia de instalação foram instalados da maneira correta, nada foi corrompido

Como eu disse, se tiver outro disco rígido, SSD ou qualquer outra unidade de armazenamento contendo sistema no mesmo PC, o windows vai direcionar a partição de boot para ela, não para seu SSD. 

5 minutos atrás, vinicios da silva do santo disse:

Pra eu instalar o windows 10 no meu HD eu tive que instalar pelo pendrive bootavel por outro PC, e quando ele pedia pra reiniciar, eu reiniciava e logo em seguida antes dele começar a carregar eu desligava e colocava o HD no meu PC pra ele instalar os drivers corretos. É meio errado fazer isso mas foi a unica forma que funcionou

Sim, esse quebra galho eu conheço. Tente sem nenhum outro disco no PC então, apesar de que eu ainda faria um "load optimal defaults" na BIOS e tentaria instalar direto no PC correto. 

 

Ah, e se estiver usando ISO alterada, seu problema de iniciar a instalação pode estar aí também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
26 minutos atrás, vinicios da silva do santo disse:

Pra eu instalar o windows 10 no meu HD eu tive que instalar pelo pendrive bootavel por outro PC, e quando ele pedia pra reiniciar, eu reiniciava e logo em seguida antes dele começar a carregar eu desligava e colocava o HD no meu PC pra ele instalar os drivers corretos. É meio errado fazer isso mas foi a unica forma que funcionou

 

Não é errado fazer isso. Mas precisa fazer da maneira correta. Quando fizer isso, basta configurar para iniciar pelo modo seguro e desligar o computador. Coloque o HD na outra máquina e ligue. O hardware será reconhecido normalmente.

 

O que acontece é que fazer isso até na época do Vista era algo muito problemático. Do Windows 7 em diante a coisa mudou, houve avanços. Hoje raramente dá problema se fizer da maneira que indiquei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@John Frusciante Ao meu ver o correto é JAMAIS permitir que o sistema termine a instalação. A primeira etapa durante o uso do pendrive onde o windows só copia e descompacta os arquivos deve ser a única feita no outro PC. Assim que ele terminar essa parte e reiniciar automaticamente o sistema deve ser desligado (pode ser assim que a tela ficar preta) e o HDD/SSD transferido para outra máquina. A próxima etapa da instalação já seria de fazer a instalação de hardware, o que se feito no PC errado (no que não será utilizado para esse HDD/SSD) ele vai instalar drivers de subsistemas que vão gerar conflitos no segundo PC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @WOZ Dods

 

Até o Windows Vista, concordo plenamente contigo. Mas nas versões posteriores, fazendo da forma que escrevi acima, não dá problema. Se usar o modo sysprep então, melhor ainda. Para isso basta:

 

  • Abrir o CMD como Administrador
  • cd\Windows\System32\Sysprep
  • Selecionar a caixa "Generalize"
  • Em "opção de desligamento", altere para desligar.

Pronto. Só desligar e colocar o HD no outro computador. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!