Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para i3 3220 + GT 710.


Ir à solução Resolvido por Éric H.X,

Posts recomendados

Bom dia pessoal ! 🙂

 

Ano passado estava procurando uma placa de vídeo não muito potente para minha utilização, depois de muitas pesquisas, entendi que precisaria antes, comprar uma fonte nova para o meu PC, e muitos me diziam pra comprar uma de 400W pra cima, pois não me "preocuparia" mais em possíveis perca de componentes futuros e iria facilitar em caso de upgrades.

 

De tanto ouvir recomendações, acabei comprando a fonte OnePower 500w da KaBuM e em seguida, comprei a GT 710 2GB DDR5.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1882197263-fonte-atx-PC-500w-real-onepower-gbt-mp500w3i-v23-2024pinos-_JM

 

Depois de 3 meses de uso, em um dia qualquer, o PC desliga sozinho enquanto eu estava utilizando, após isso um cheiro forte de queimado, eu removo o PC da tomada imediatamente e quando abro o gabinete, ta lá, a placa-mãe pegando fogo perto do processador (acreditem em mim, realmente saiu chamas).

 

Depois do ocorrido, acabei tendo que gastar em uma nova placa-mãe e vendi a fonte no qual eu acreditava ser a causadora disso tudo, ficando apenas com a placa de vídeo intacta, ligando ela numa fonte 230W bem antiga que eu tinha no qual nunca sequer apresentou problemas, no qual estou usando neste exato momento.

 

Recentemente adquiri uma placa de vídeo GTX 550 e gostaria de saber se é possível usar ela com essa fonte, especifícamente, que como eu disse antes, estou usando e que nunca deu problemas, até hoje. Pois de fato, meu orçamento é baixo e estou com medo de me arriscar comprar uma nova fonte, e causar o mesmo problema que me causou antes.

 

Mesmo que seja necessário uma nova fonte, no meu orçamento achei a Aerocool vx-350 por um preço legal, e gostaria de saber se valeria a pena, ou não.

 

Fonte Aerocool VX-350

https://m.kabum.com.br/produto/149758/fonte-atx-aerocool-350w-vx-350-en57181-s-cabo-preto

 

Minha Configuração:

Core i3-3220 3.3 GHz

6GB RAM

SSD Kingston 256GB

GTX 550 1GB DDR5

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aysllan a one power que você tinha era uma fonte bomba, a sua atual de 230w provávelmente é genérica, e essa aero cool que você está vendo pra comprar também é bomba. 

Invista em algo de qualidade, recomendo a pichau nidus 500w, melhor custo/benefício atual. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Aysllan disse:

De tanto ouvir recomendações, acabei comprando a fonte OnePower 500w

Você ouviu recomendações dessa fonte...? Onde? Ela é simplesmente terrível.

 

18 minutos atrás, Aysllan disse:

Recentemente adquiri uma placa de vídeo GTX 550 e gostaria de saber se é possível usar ela com essa fonte

Se você quiser, é possível até botar a placa dentro do micro-ondas. Se a pergunta é se é seguro usar a placa com essa fonte, a resposta é não.
 

18 minutos atrás, Aysllan disse:

Aerocool vx-350 por um preço legal

Também é ruim. Pelo mesmo preço, você pode pegar uma Seasonic SS300-TFX, que é boa. Também vai precisar de uma peça adaptadora SFX-ATX pra prender em gabinete normal, mas isso custa uns R$ 20. As desvantagens são que ela não tem cabo PCI-E, então você fica restrito em relação a upgrade da placa de vídeo, e além disso os cabos são curtos, se seu gabinete for grande pode ser que falte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Shaman93 disse:

Também é ruim. Pelo mesmo preço, você pode pegar uma Seasonic SS300-TFX, que é boa. Também vai precisar de uma peça adaptadora SFX-ATX pra prender em gabinete normal, mas isso custa uns R$ 20. As desvantagens são que ela não tem cabo PCI-E, então você fica restrito em relação a upgrade da placa de vídeo, e além disso os cabos são curtos, se seu gabinete for grande pode ser que falte.

 

Entendo, você está completamente certo, o que eu vejo por aí é muita gente recomendando fonte de preço exorberante que infelizmente gente como eu não pode comprar, como esses canais de YouTube que montam PC de R$ 15000 e utilizam as fontes que são realmente "boas" pra eles (nada contra)

 

Teria outro modelo nessa faixa de preço para gabinete padrão ATX?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Aysllan disse:

@Matheus Dutra Uma de 350w não seria o suficiente? 500w não seria muita energia? 

Sim, uma de 350w seria suficiente, porém, não encontramos fontes nessa faixa de potencia que sejam boas, a única vai ser a seasonic que o colega recomendou, que precisa de um adaptador.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Aysllan Não se preocupe que não há perigo, uma fonte mais potente não irá causar problemas por ser "potente demais". O que vai acontecer é o computador não usar toda a potência que a fonte fornece. Teoricamente, isso pode ser até beneficial para a fonte, pois esquentará menos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Lupinhabilis Procurei sobre essa seasonic que você mencionou antes o preço dela realmente é muito bom e com boas avaliações, mas vi que ela não possui conector de 6 pinos para placa de vídeo, no momento não estou usando a GTX pois ainda estou com a gt 710 instalada nesse momento, por isso gostaria de alguma em conta com esse tal conector para quando for trocar de placa

 

https://www.kabum.com.br/produto/114990/fonte-husky-gaming-snow-preto-450-w-80-plus-white-hgmv001

 

Alguma sugestão para essa fonte? Posso usar ela numa GT 710 por enquanto, e posteriormente usar na GTX 550 ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, Aysllan disse:

@Ferox Lupinhabilis Procurei sobre essa seasonic que você mencionou antes o preço dela realmente é muito bom e com boas avaliações, mas vi que ela não possui conector de 6 pinos para placa de vídeo, no momento não estou usando a GTX pois ainda estou com a gt 710 instalada nesse momento, por isso gostaria de alguma em conta com esse tal conector para quando for trocar de placa

 

https://www.kabum.com.br/produto/114990/fonte-husky-gaming-snow-preto-450-w-80-plus-white-hgmv001

 

Alguma sugestão para essa fonte? Posso usar ela numa GT 710 por enquanto, e posteriormente usar na GTX 550 ? 

Por esse preço vale mais a pena a Mancer Thunder indicada pelo colega @Matheus Dutra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
9 minutos atrás, Aysllan disse:

@Éric H.X @Shaman93 Infelizmente não tenho esse orçamento para essa fonte da Mancer ou da nidus, estou seriamente pensando em comprar a Seasonic SS-300s e um adaptador no cabo de 6 pinos, será que aguenta a configuração do meu PC ?

 

 

Sim, mas tem que estar atento que a Seasonic não tem conector para GPU, somente pode usá-la com GPUs que se alimentam diretamente da placa-mãe.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Éric H.X disse:

Sim, mas tem que estar atento que a Seasonic não tem conector para GPU, somente pode usá-la com GPUs que se alimentam diretamente da placa-mãe.

 

Isso, nesse caso eu poderia utilizar um adaptador como este?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-948619934-adaptador-cabo-VGA-pci-ex-6-pinos-1-molex-fonte-002-_JM#position=15&search_layout=grid&type=item&tracking_id=27c87f0f-98b6-4990-9711-038596c5f8df

 

A fonte que estou me referindo seria essa:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2013935737-fonte-de-alimentaco-300w-seasonic-ss-300es-atx-80-plus-pfc-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@Aysllan Eu não recomendo o uso destes adaptadores por conta da maioria ser de baixa qualidade e acabar derretendo. Eu recomendaria juntar um pouco de grana e ir na Mancer Thunder 400W. Estes adaptadores podem acabar comprometendo a sua placa de vídeo, embora o risco seja baixo, existe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo, obrigado à todos que me ajudaram nesse tópico, vou ver o que posso fazer nesse quesito pois a desconfiaça sempre é grande, o que eu vejo por aí são muitas opiniões bipolares, uns dizem que tal fonte é boa enquanto outros condenam, como a NIDUS da pichau que por incrivel que pareça NÃO possui selo 80 plus comprovado no site da clearesult, e por o preço ser absurdo de caro, acho que vou optar pela seasonic de 300W.

image.thumb.png.a1c37926e6e68e9d6e71f2b939529c4c.png

 

Enfim, muito obrigado e uma boa noite ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Aysllan disse:

como a NIDUS da pichau que por incrivel que pareça NÃO possui selo 80 plus comprovado no site da clearesult

O selo 80 plus não tem muita importancia mesmo. De preferência a testes feitos pela TecLab, e Cybenetic 

Mas enfim, se insisti em selo 80 plus, a nidus possui sim o selo 80 plus.. 

25 minutos atrás, Aysllan disse:

e por o preço ser absurdo de caro

A pichau nidus está por um ótimo preço, acredito que você tenha sentido na pele o que acotece quando se economiza com fonte, isso que o seu problema foi um dos mais leves, tem pessoas que perdem o PC inteiro por economizar na fonte. 

26 minutos atrás, Aysllan disse:

Enfim, muito obrigado e uma boa noite ! 

boa noite. 

28 minutos atrás, Aysllan disse:

image.thumb.png.a1c37926e6e68e9d6e71f2b939529c4c.png

Manufacturer é o nome da fabricante, não do modelo. Você tinha que ter colocado Pichau ao invés de nidus. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!