Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

sou novato e por isso posso estar perguntando coisas óbvias,

mas no manual mostra que ela tem 2 conectores de Chassis Fan,

um de 4 pinos(CHA_FAN1), e um de 3 pinos(CHA_FAN2)

eu estou montando o PC ainda e não liguei ele ainda, eu tenho 2 fans PICHAU FEATHER X  (de 74.5 CFM, não é RGB, só 1 cor fixa verde, e por mim deixaria tudo apagado)

minha pergunta é:

- eu posso conectar essas 2 fans direto nesses conectores da placa-mãe que vai funcionar? não preciso comprar Splitter/controlador/etc?

- tanto faz o conector de 3 ou 4 pinos pra conectar elas já que não são RGB? tanto faz ligar o que manda o ar pra dentro ou fora do gabinete em qualquer um deles?

- elas vão funcionar as 2 na mesma velocidade? (curva de velocidade baseado no aquecimento)

- teria como deixar as luzes delas desligadas? (lembrando que não são RGB, e sim só uma cor fixa)

Postado
5 minutos atrás, Rodrigo Cabral disse:

- eu posso conectar essas 2 fans direto nesses conectores da placa-mãe que vai funcionar? não preciso comprar Splitter/controlador/etc?

Pode ligar, não precisa de nada extra.

Se a placa-mãe tem os conectores para os fans, é só ligar, não importa a quantidade de Pinos, a conexão é a mesma.

6 minutos atrás, Rodrigo Cabral disse:

- tanto faz o conector de 3 ou 4 pinos pra conectar elas já que não são RGB? tanto faz ligar o que manda o ar pra dentro ou fora do gabinete em qualquer um deles?

Tanto faz.

Pode até ligar direto na fonte.

Se fosse fans RGB teria outro cabo ou até uma controladora própria.

- elas vão funcionar as 2 na mesma velocidade? (curva de velocidade baseado no aquecimento)

A que ligar no conector de 4 Pinos você pode até mexer na velocidade pela BIOS.

A de 3 Pinos é a própria placa-mãe quem controla.

7 minutos atrás, Rodrigo Cabral disse:

- teria como deixar as luzes delas desligadas? (lembrando que não são RGB, e sim só uma cor fixa)

Não.

O sistema de iluminação passa pela placa do fan, mas não tem outro caminho de vinda até o led acender.

Já vi casos que quando o fan está com rotação baixa o Led desliga.

• Curtir 1
Postado

eu posso conectar essas 2 fans direto nesses conectores da placa-mãe que vai funcionar? não preciso comprar Splitter/controlador/etc?

Sim pode desde que ainda tenho outro conector para o CPU FAN.

tanto faz o conector de 3 ou 4 pinos pra conectar elas já que não são RGB?

Sim já que não são RGB vai funcionar se fosse eu acho que ficaria em uma só cor talvez ou se a placa-mãe fosse moderna ela ia ter um aplicativo capaz de mudar.

@Rodrigo Cabral Resumo: Pode ligar sim FANS quase não me deram problemas.

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

A que ligar no conector de 4 Pinos você pode até mexer na velocidade pela BIOS.

A de 3 Pinos é a própria placa-mãe quem controla.

se uma delas ficar mais forte que a outra, sabe dizer em que lugar seria melhor deixar a mais forte? fazendo o ar entrar ou fazendo o ar sair?

Postado
24 minutos atrás, Rodrigo Cabral disse:
  1. - eu posso conectar essas 2 fans direto nesses conectores da placa-mãe que vai funcionar? não preciso comprar Splitter/controlador/etc?
  2. - tanto faz o conector de 3 ou 4 pinos pra conectar elas já que não são RGB? tanto faz ligar o que manda o ar pra dentro ou fora do gabinete em qualquer um deles?
  3. - elas vão funcionar as 2 na mesma velocidade? (curva de velocidade baseado no aquecimento)
  4. - teria como deixar as luzes delas desligadas? (lembrando que não são RGB, e sim só uma cor fixa)
  1. Splitter ou HUB só é necessário se for utilizar mais do que duas ventoinhas, pois é o número de conectores que você tem para ventoinhas na placa-mãe. Cada conector suporta normalmente até quatro ventoinhas por splitter/HUB. O HUB que recomendo hoje é o FH-04 da deepcool.
  2. Tanto faz.
  3. Quem vai controlar a velocidade de ambas é a placa-mãe e você precisa configurar na BIOS o perfil de ventilação se não quiser que fique no padrão de fábrica.
  4. Se não é RGB, você só conseguirá desligar as luzes cortando os cabos que alimentam os LEDs.

A posição ideal de instalação das ventoinhas é sempre metade delas no painel frontal, metade no painel traseiro e no painel superior. As do painel frontal sempre jogam ar para dentro, as demais para fora.

2 minutos atrás, Rodrigo Cabral disse:

se uma delas ficar mais forte que a outra, sabe dizer em que lugar seria melhor deixar a mais forte? fazendo o ar entrar ou fazendo o ar sair?

Em um sistema que só tem duas o mais importante é o ponto de saída, que deve ser sempre atrás do gabinete antes de instalar outras no topo. Ainda sim você provavelmente terá ambas com a mesma velocidade a menos que mude o perfil de ventilação na BIOS.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...