Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de computador para jogos 4K no Canadá


Posts recomendados

Fala meus queridos, depois de um tempo, estou aqui de volta pedindo ajuda para vocês a montarem meu PC aqui no Canada. 

Hoje a minha prioridade seria para jogos (4k - ainda não tenho o monitor, mas em breve vou comprar) + trabalho (programacao). não sei se vocês sabem, mas por aqui e como em qualquer lugar do mundo esta praticamente impossivel achar a RTX 3080, esses dias apareceram algumas 3080 na CanadaComputer (uma grande loja que tem aqui no Canada), o problema que eles estão vendendo as placas apenas em bundle, onde eu devo comprar a CPU + VGA

Existe a possibilidade desses dois bundles

 

5900X + RTX 3080 (https://www.canadacomputers.com/product_info.php?cPath=&item_id=200252) = 1969 CAD
I9 11900K + RTX 3080 (https://www.canadacomputers.com/product_info.php?cPath=&item_id=200739) = 2088CAD

Qual a opiniao de vocês? O que esta valendo hoje em dia?

Estava pensando em B550 + 5900X + DDR4 3600 + 3080 + M.2 1TB + Resto

 

 

O site eh www.canadacomputers.com

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Feks I9 11900K é mais processador em.

@0biel0 0 dizer que quanto mais core mais desempenho é a mesma piada que  "placa-mãe com VRM faz grande diferença". em jogos.

4 minutos atrás, awliies disse:

@Feks I9 11900K é mais processador em.

@0biel0 0 dizer que quanto mais core mais desempenho é a mesma piada que  "placa-mãe com VRM faz grande diferença". em jogos.

salve.thumb.png.14fa3d714698996d02b6bbda0c9af87f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, awliies disse:

@0biel0 0 dizer que quanto mais core mais desempenho é a mesma piada que  "placa-mãe com VRM faz grande diferença". em jogos.

Eu não disse que quanto mais core mais desempenho só disse que um tem mais que o outro, mas como são processadores "no mesmo patamar" isso pode (nada garantido) ser um ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@awliies Ele disse que quer jogar jogos 4k (que não depende tanto da CPU) e fazer programação, para mim quanto mais núcleos na programação (que eu não sei se é programação ou edição de vídeo) melhor.

22 minutos atrás, awliies disse:

I9 11900K é mais processador em.

Não sei onde você viu mas onde eu vi não é o que diz

 

(5) QUEDA DE AVIÃO_ 7 MORTOS - YouTube - Brave 15_09_2021 16_47_27.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Feks disse:

Ficaria com essa pela relação custo x beneficio.

Quanto mais núcleos/threads mais tarefas simultâneas o processador pode realizar, se você for jogar algo com 30 abas no chrome mais um photoshop e um autocad aberto em segundo plano a diferença de núcleos faz diferença, se você só for jogar e usar o discord por exemplo a diferença é praticamente nula.

Porém os dois são ótimos processadores e eu gosto mais de AMD do que da INTEL, mas vai de cada um né, dito isso ficaria com a primeira opção sem pensar duas vezes

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@0biel0 0 com essa print mostra o quanto você não entende muito sobre o assunto, a numeração é com base em preços  "números de núcleos/ threads o que não faz diferença alguma para usuários casuais que só querem jogar " que no caso não é para o responsável pelo tópico, a numeração também muda conforme o ano do processador, a quantidade de pessoas que comprarão esse processador em tanto tempo depois de lançado. e etc... o site Userbackmark mostra o desempenho  "Real " do produto em sí,  tanto que se você pesquisar em qualquer vídeo no Youtube já vai te dar a resposta imediata.

@0biel0 0 não vou ficar fazendo campanha de marketing para Intel porque não ganho nada para isso, por mim o amigo compra o que ele bem quiser/entender. Eu sai de 3 gerações da AMD Ryzen nenhuma delas me satisfez tanto quanto a Intel hoje me satisfaz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@awliies

4 minutos atrás, awliies disse:

com essa print mostra o quanto você não entende muito sobre o assunto

Sim eu não entendo muito, desculpa se fiz você perder seu tempo para me corrigir, mas eu disse aquilo dos núcleos justamente por causa do autor que disse sobre seu trabalho de programação e nem toquei no assunto de que é mais potente só porque tem mais núcleos e você já veio me acusando que eu disse tal coisa, mas não importa sim eu vi agora que o site que uso não mostra desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaziada, bora focar no topico! Sem discussao por favor rsrs!

 

45 minutos atrás, Pepse disse:

o com 5900X é mais forte, porém é um PC bem overpowered, eu acredito que seria melhor comprar uma RTX 3070 e um 5800X, principalmente se comprar uma B550M, já que o 5900X é um processador que exige muito da placa-mãe, e a B550M já pode sofrer.

não sabia que a placa-mãe teria alguma diferenca nesse caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Feks disse:

Rapaziada, bora focar no topico! Sem discussao por favor rsrs!

 

não sabia que a placa-mãe teria alguma diferenca nesse caso.

Sim tem, pois é um processador comparável a uma usina nuclear, vais precisar de uma boa planta baixa para tirar o melhor proveito dele. Realmente uma RTX 3080 não precisaria de tanto poder de fogo, qualquer i7 ou Ryzen 7 de última geração já teriam sobras para essa VGA mesmo em 4K, pois quem vai trabalhar mais por pixel é a GPU.

 

Sobre os 2 bundles citados não se olha também apenas o desempenho por preço mas sim o consumo, o IPC e o preço por thread e principalmente a sua necessidade.

O termo energético ainda está na minha lista de principais preocupações em processadores e também pensam assim as fabricantes que cada vez mais conseguem compactar a litografia dos chips para também serem mais econômicos, nesse aspecto, o 5900x sai na frente por ser um processador de 7nm contra 14nm do 11900k e isso impacta em 105w de consumo para o 5900x contra os 125w do 11900k, isso que o Ryzen 9 possui muito mais threads.

https://technical.city/pt/cpu/Ryzen-9-5900X-vs-Core-i9-11900K

 

7 horas atrás, Marcelo_gs disse:

Ficaria com essa pela relação custo x beneficio.

Por esse ângulo eu também ficaria com o 5900x se existissem apenas estas duas opções mas obviamente, vais precisar de uma B550 bem robusta.

Pelo o que andei vendo essa MSI MPG aparenta ser uma boa opção se você não realizar OC nesse processador (nem precisa).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Feks Jogando em 4K, ambos os processadores suportariam com muita folga a placa de vídeo em questão. A carga seria muito alta para a GPU e o desempenho seria essencialmente o mesmo. Os dois processadores são simplesmente monstruosos.

 

@0biel0 0 @awliies É preciso tomar muito cuidado ao interpretar resultados dos dois sites que vocês mencionaram. Primeiramente, o Passmark tende a favorecer muito a arquitetura dos Ryzen, o que os faz obter pontuações muito altas, dando a entender que a diferença em multi-core para os chips da Intel é muito maior do que ocorre em cenários reais. Por exemplo, você poderia concluir que o Ryzen 5 3500X (6/6) é mais rápido em multi core que um i5 10400F (6/12), o que é absurdo. Por isso nunca devemos usar apenas um benchmark como referência.

 

Por outro lado... É sabido que o UserBenchmark favorece, de forma escancarada, a Intel. Eles atualizaram o método de cálculo da pontuação de "effective speed" para disfarçar a vantagem da AMD no multi-core. Portanto, esse resultado de "effective speed" deve ser desconsiderado, já que se trata apenas de um número sem qualquer significado. Por exemplo, você poderia concluir que o Core i3 9350KF (4/4) é melhor processador que um i5 10400F (6/12), o que é uma piada. Os valores realmente relevantes são os dos testes em si:

  • Latência de memórias: praticamente a mesma (1% de vantagem para o Ryzen).
  • Single core: o i9 11900K é mais rápido (18% de vantagem).
  • Dual core: o i9 11900K é mais rápido (18% de vantagem).
  • Quad core: o i9 11900K é mais rápido (16% de vantagem).
  • Eight core: o i9 11900K é ligeiramente mais rápido (6% de vantagem).
  • All core (64 core): o Ryzen 9 5900X é absurdamente mais rápido (34% de vantagem).

Os resultados acima indicam que o i9 tende a levar alguma vantagem em jogos, uma vez que ainda há priorização de IPC. Contudo, essa vantagem dificilmente seria percebida na prática, já que seria necessário utilizar placas de vídeo de altíssimo desempenho e jogando em uma frequência muito alta, com menor resolução. Por outro lado, o Ryzen levará clara vantagem em cenários de streaming e aplicações profissionais (mas, novamente, seria necessário utilização extrema para a diferença realmente aparecer).

 

É importante ressaltar ainda que o UserBenchmark realiza análises estatísticas a partir de um espaço amostral composto por testes realizados, pelos próprios usuários, em seus computadores. Dezenas e dezenas de variáveis influenciam nos resultados e, portanto, não devemos tomá-los como "verdade absoluta", mas aproximação (bastante, mas bastante) grosseira. A maneira correta de verificar essas diferenças é procurando testes em sites confiáveis (como o Clube do Hardware, o Adrenaline, o Tom's Hardware, o AnandTech, o Guru3D e outros) e canais confiáveis (Gamers Nexus, Linus Tech Tips, Hardware Unboxed e outros).

 

Por fim, a litografia interfere diretamente na eficiência energética do chip. Por isso, mesmo com menos núcleos e threads, o i9 esquenta mais e gasta mais energia, conforme apresentado aqui: https://www.guru3d.com/articles-pages/intel-core-i9-11900k-processor-review,5.html. É a isso que o @RaposaFeroz se referiu em sua última colocação.

 

Ambos os kits são excelentes opções. Não há erro em optar por qualquer um deles. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. ;)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, awliies disse:

@RaposaFeroz com a litografia de 14nm o i9 ainda consegue ser superior. Essa da litografia foi feito para marketing, tanto que o único argumento que donos de Ryzen tem é isso.

Não tem nada a ver com marketing meu caro, tem haver com avanço tecnológico, diminuição de temperaturas e consumo de energia, diminuição de tamanho do chip (ocupar menos espaço, gastar menos matéria-prima, oferecer chips com maior capacidade computacional) sendo que o maior benefício para o consumidor final é a diminuição das temperaturas totais e o consumo energético do chip, para as empresas de tecnologia sai mais caro, porém permite que ofereçam produtos melhores, com mais desempenho, menos consumo e ocupando um espaço menor no ambiente. Se fosse puramente marketing poderíamos ter ficado com os chips de 1993 e seus 800nm e estaria tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!