Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Cada vez mais perto de um apagão no país, o preço dos nobreaks está cada vez uma loucura! Especialmente os potentes para aparelhos como refrigeradores que tem motor e arranque, e ainda uma placa, são muito caros, às vezes mais caros que o refrigerador.

Pelo que vejo, e aí jà pergunto se estou certo, os nobreaks são bastante sofisticados com uma onda senoidal purinha quem nem o professor de matemática faz na lousa. Vai estabilizar bem a corrente, segurar interferências, tudo para que o gamer não tenha sua jogatina interrompida (parece que o mundo cai quando preteia a tela no meio daquele FPS). Eu não estou pensando em nada disso, só quero que meu refrigerador mantenha meus comes e meu remédio que custa os olhos das nádegas e tem que ficar refrigerado, tipo vacina.

Dito isso, o que me vem a cabeça é um carregador de bateria e um inversor ligados em paralelo em uma bateria estacionária. O titio do youtube disse que dura umas 4h com uma bateria comum de carro 40Ah. O inversor seria um de 2000W que é o que diz no manual do refrigerador (duplex) para o caso de um transformador - imagino que a demanda seja a mesma. Não encontrei mais informações, não sei qual o pico de corrente cada vez que liga o motor e se o inversor aguenta, se o carregador pode ser ligado em paralelo com o inversor dessa forma. Não sei se isso não vai aumentar muito o consumo (obs.: o refrigerador já está com um transformador gigante de 10KWa), e se esse circuito ligado o tempo todo tem uma boa durabilidade...

Enfim, não sei muito dessa gambiarra, por isso pergunto antes de gastar dinheiro pra botar fogo no apê.

Outra ideia é comprar um frigobarzinho e ligar num nobreak de 600VA que já tenho.

Qual a sua ideia?

• Membro VIP
Postado

Meu . de vista

Pra geladeira ou do gênero o pico de partida pode ser 10x o de consumo o que impede/inviabiliza o uso de inversor mesmo o caro de onda pura.

Pro caso dos remédios que geralmente não precisa de ser 0º penso que um refrigerador portátil deva ser suficiente. Mas sim há quem torça o nariz pro sistema com pastilha peltier. Mas gostei da (auto) ideia.. uso insulina que guardo na geladeira e neste fds fiquei umas 3H sem luz.

Existe também a possibilide de um gerador a combustível. De fato tenho 1 (que não uso há anos) e + outro (ainda no plástico) de 1000Va. Detalhe é que ele não conseguiu dar partida na minha geladeira (quando liguei há uns 10 anos) ... (não vendo nenhum)

• Curtir 3
Postado

Pra geladeira, o buraco é mais embaixo... 

É justamente ao contrário, o computador funciona com a onda quadrada, pois ele é alimentado com corrente contínua. 

Já a geladeira, essa sim precisa da onda senoidal limpa. Pois vai alimentar um motor que só funciona com esse tipo de energia. 

E o mais difícil é justamente a partida, pois é quase um curto circuito. 

Penso que a melhor maneira de resolver esse problema seria inventar uma geladeira com sistema de soft starter, fazendo o motor partir de forma gradual. 

• Curtir 1
Postado

Ola.

Concordo com as respostas anteriores, a corrente de pico no arranque de um compressor de geladeira é estúpida e a tendência é fritar inversores mesmo que eles tenham capacidade nominal próxima do necessário.

A solução que já apliquei com êxito foi a compra de uma geladeira 12/24V   que tem no mercado em varios tamanhos, desde portáteis até duplex de 270 litros.   Daí vai do bolso e do volume a ser mantido sob refrigeração.

A vantagem nessa opção é que o produto já vem pronto para operar em corrente contínua, então  vai ser mantido por uma fonte CC  na tomada e  alternado para a bateria no caso de apagão.

'_'

• Curtir 2
Postado

Obrigado pelas respostas. Eu estava enfiado em php e JavaScript de um site encrencado e não consegui mais ver isso...

Me parece que o mais adequado é a geladeirinha 12/24v porque posso deixar uma bateria carregada e só usar quando necessário, já que ela na realidade gasta mais em função das plaquinhas peltier - mas nem tanto assim.

Eu pesquisei geradores a combustão. Ocorre que são bastante caros, eu moro em apartamento e esses baratinhos ai de 500 pilas são horríveis, fazem uma barulheira e uma fumaceira! Os mais sofisticados são caros, e ainda são a gasolina, os a etanol só encomendando da China (só achei fabricantes de geradores industriais a etanol que dá pra deixar no porão etc.).

Mas é isso, vamos trocando ideias, vamos precisar...

Postado
Em 04/10/2021 às 18:07, Gustavo Pinent disse:

já que ela na realidade gasta mais em função das plaquinhas peltier

Ola.

Já temos as versões com compressor operando em 12/24V , a eficiência é otima , vai além dos  -5° C em geladeiras convencionais, e o consumo é relativamente baixo. 

O detalhe fica por conta do preço, mas ainda assim a durabilidade comparada aos modelos baseados em Peltier .

'_'

Postado
Em 07/10/2021 às 12:06, Tito Fisher disse:

Ola.

Já temos as versões com compressor operando em 12/24V , a eficiência é otima , vai além dos  -5° C em geladeiras convencionais, e o consumo é relativamente baixo. 

O detalhe fica por conta do preço, mas ainda assim a durabilidade comparada aos modelos baseados em Peltier .

'_'

Pois eu não vi nenhum mini refrigerador com compressor. Eu ainda estou avaliando, estou pensando em pegar alguma carcaça ou uma caixa de isopor para fazer um frigobarzinho de madeira. Eu ainda não sei se o melhor é isopor ou fazer um movelzinho oco e encher com fibra de vidro - estou inclinado a construir por algumas razões:

- não vi um modelo intermediário, há bons produtos caros e os de qualidade sofrível!

- faltará algum nobreak 12v, que é fácil de adquirir a vulso ou pra montar, já incluiria no projeto.

- não é pra ficar ligado o dia todo, é pra ser um backup, então a pastilha peltier não é tão ruim assim

- construir é mais divertido!!!!

Mas admito que não é muito fácil fazer algo realmente eficiente, tem que ser muito bem vedado, com um uma boa ventilação interna e externa etc.. Assim que para os que não tem boa experiência, eu aconselho adquirir um mini-cooler Nautika ou Black & Decker e um conjunto bateria-carregador 12v que mata a charada.

• 5 meses depois...
Postado

Estou com um cliente que tem um refrigerador de remédios e queria uma solução para caso tivesse um apagão, achei que um nobreak senoidal bom com bateria externa daria conta.

• 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...