Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Descobrir quantidade de slots em uso


Posts recomendados

Saudações, compre um notebook recentemente com 8gb de memória RAM e queria saber se tenho 1 slot com 8gb e 1 slot livre ou 2 slots de 4gb ram sem abrir o notebook para conferir.

Testei 3 programas para conferir pelo PC:

  • Gerenciador de tarefas
  • CPU - Z
  • Speeccy (C cleaner)

Pelo gerênciador de tarefas do windows descobri que tenho 2 slots em uso.

No programa CPU-Z só há a informação sobre 1 slot, e o 2º slot está sem informações. (percebi também a diferença de MHz informada entre o gerenciador e o CPU-Z🤔)

Por fim, no speecy informa que estou usando 1 slot e tenho outro livre que é o que acreditava antes de conferir nos programas anteriores

Afinal, qual o veredito sobre meus slots? não quero apelar a abrir o notebook ;D

Sou leigo em assuntos de hardware, de já agradeço pelas respostas!

 

gentarefas.png

cpuZ.PNG

Cpuz1.PNG

cpuz2.PNG

speccy.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Adryell Pelo que eu vi os 2 slots estão em uso com 4gb ram em cada totalizando os 8gb!

cpu-z e mais confiável ele mostra até a quantidade de slots que seu PC possui mesmo sem estar usando os slots!

@Paulo Adryell E se você olhar no speecy ele mostra que as memorias estão trabalhando em dual channel então são 2 memorias cada uma de quatro, no speecy ele totaliza o total de memoria!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abra um prompt de comando e digite o seguinte comando:

 

wmic memorychip get Capacity,Manufacturer,model,Partnumber,serialnumber,speed,tag

 

Se o resultado for apenas 1 linha então você tem uma memória se aparecerem 2 linhas são 2 memórias, no meu caso eu tenho 3 memórias:

 

FzCTR6v.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Adryell Pega o modelo do notebook e joga no google, dai procura por uma placa principal de reposição pro mesmo e olha nas fotos quantos slots ela tem...

 

Por programa é impossível ter certeza, ate porque do ponto de vista do programa não faz diferença uma memoria soldada na placa pra uma memoria em um slot, porém como informa que tem 2 slots em uso, e no segundo slot o SPD esta em branco, acredito que você tenha 4GB onboard e 4GB em um slot, e que provavelmente é o único slot de expansão de memoria na placa.

 

E pra economizar alguns centavos o fabricante não soldou a memoria SPD dos 4GB onboard, por isso o campo SPD do segundo slot aparece em branco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Adryell Ainda da pra ver que os 4GB onboard são mais lentos (DDR4 2666) que a memoria no slot (DR4 3200), como consequência a placa-mãe tem que trabalhar na velocidade da memoria mais lenta e a segunda memoria fica sub utilizada...

 

Da pra usar um dual channel "parcial" com 8 + os 4GB onboard, ficando com 12GB totais, nesse modo os primeiros 8GB seriam acessados em modo dual channel e os demais 4GB em modo single channel. o desempenho seria melhor que apenas 8GB dual channel, mas inferior a 16GB dual channel.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!