Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tudo bem galera?

Bom, eu tenho um PC com uma placa-mãe x570 ASUS TUF Gaming Plus-BR, Ryzen 7 3800X com 2 memórias LPX Vengeance DDR4 8gb 3000mhz, totalizando 16gb.

Estou querendo comprar mais um pente de memória, um de 16gb, mesma marca, mesmos MHz, usando então 16gb (2x de 8gb) + 16gb (1x de 16gb) totalizando 32gb.

Queria saber se é ruim fazer essa configuração, já que vou usar 3 pentes e talvez perder a questão do dual channel (não manjo nada de configurações)?

Seria melhor ao invés de comprar 1 de 16gb comprar 2 de 8gb? O problema nessa opção, que se um dia eu for fazer upgrade de memória, não terei mais slots disponíveis.

Postado

@Vinícius de Andrade Martin Você não perderia performance, acho que já que você pretende futuramente dar outro upgrade seria melhor investir em um pente único com mais Gb.

No caso, você não perderia seu Dual Channel porque os 2 pentes com frequências e latências iguais continuariam a trabalhar em Dual e o terceiro pente, no caso, faria o Single Channel.

Como eu havia dito a diferença entre dual e single é muito pequena quando se tem placa de vídeo. 

OBS: Sua placa-mãe suporta 128 gb de RAM, caso tenha interesse em usar o máximo dela, cogite a possibilidade em adquirir um pente de 32gb, pois ele seria um pente definitivo, diferentemente do 16gb (que caso você seja colocado os 4 de 16 totalizará apenas 64gb de RAM, que embora seja MUITO é apenas metade da capacidade da placa-mãe).

• Curtir 1
Postado

@Vinícius de Andrade Martin Vai perder o dual channel e com isso seu processador vai perder desempenho. Ryzen precisa de dual channel para funcionar bem. Recomendo que adquira 2x8 novamente.

Nota: não precisa ser de mesmo modelo e marca, mas é ideal que seja de mesma frequência ou maior, de preferência de marca confiável como G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG.

1 minuto atrás, Luciano0siqueira disse:

No caso, você não perderia seu Dual Channel porque os 2 pentes com frequências e latências iguais continuariam a trabalhar em Dual e o terceiro pente, no caso, faria o Single Channel.

Os três na verdade entrariam em Flex Mode, o que é melhor que single channel e pior do que dual.

1 minuto atrás, Luciano0siqueira disse:

Como eu havia dito a diferença entre dual e single é muito pequena quando se tem placa de vídeo. 

Não, não é, não para Ryzen e especialmente para 3ª geração em diante.

• Curtir 1
Postado

Problema não, os 16 GB antigos continuam em dual channel, os novos 16 GB ficariam em single nesse caso de 1x 16 GB. É chamado de Flex Mode. Se pegar 2x 8GB, fica tudo dual channel e terá melhor desempenho teórico, mas na prática, com essa quantidade toda, a diferença será imperceptível.

ps: uso aqui o flex mode também, 3x 8 GB 3000 MHz, 2x PC Cooler e 1x XPG.

• Curtir 1
Postado

meu PC 95% do tempo é para trabalho - design gráfico - então uso Photoshop, Illustrator, After Effects, Premiere e jogo bem pouco nele, mas jogo!

eu uso o Adobe Bridge para visualização dos arquivos, ao invés de usar a janela de pastas do windows (nela não vejo preview dos meus arquivos) aí percebo que meu Bridge está usando bastante memória e em conjunto com as outras coisas que uso, na janela de desempenho percebo que, chega às vezes, a 90% de uso da memória.

Eu acredito que se hoje eu comprar 1 pente de 16gb, um próximo upgrade seria outro de 16gb, se é que vai ser necessário.

Postado

A maioria dos fabricantes de placa-mãe não aconselham o uso de três pentes de memória, o sistema não funciona muito bem nessa configuração. Veja que os manuais geralmente só se referem ao uso de um pente, dois pentes ou quatro pentes, nunca três pentes.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, dudaskank disse:

Problema não, os 16 GB antigos continuam em dual channel, os novos 16 GB ficariam em single nesse caso de 1x 16 GB. É chamado de Flex Mode. Se pegar 2x 8GB, fica tudo dual channel e terá melhor desempenho teórico, mas na prática, com essa quantidade toda, a diferença será imperceptível

Dual Channel é mais rápido. 2x8 é mais rápido que 1x16, 2x16 mais rápido que 1x32. A questão de ser perceptível depende da definição. Se é a percepção do usuário em uma aplicação comum provavelmente não. Mensurável é, e por isso existe a possibilidade de acesso. E importa em muitos cenários. É a mesma coisa com discos rígidos em controladoras que fazem stripping usando vários discos convencionais para mostrar 1 volume. 5x1 disco é mais rápido que 1x5 discos. 

E como no caso dos discos a chance de erro é maior e por isso ECC seria uma boa coisa nesse cenário.

Tem placas que suportam acesso Triple ou Quad-channel também. Claro que se a preocupação da performance é para o uso de um game provavelmente não fará diferença porque aí o que vai importar será a place e a memória da placa de vídeo. 

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, arfneto disse:

Tem placas que suportam acesso Triple ou Quad-channel também.

Tem, mas não na plataforma AM4 desse caso. Seria na Threadripper da AMD que suporta quad channel e memórias ECC.

Postado

@WOZ Dods agora fiquei pensando aqui rs (dúvida demais) posso comprar também 2x 8gb, mesma marca e frequência e ficar no total de 32gb e usar assim. Se eu ver necessidade de aumentar (não sei se vai ser preciso) ai vendo os 4 e vejo o que faço.

Porque não faço edições tão pesaaaadas que 32gb não desse conta inicialmente.

Postado

@Vinícius de Andrade Martin Como eu já disse, não precisa ser mesma marca e frequência, pode ser de outra marca e frequência maior, mas não menor, desde que o preço seja similar. O problema é que quatro módulos reduzem a estabilidade do sistema e você pode não conseguir usar assim. Pode sempre tentar e devolver se não funcionar. Para Ryzen 5000 quatro módulos aumenta o desempenho, mas reduz a estabilidade. Para Ryzen 3000 tanto estabilidade quanto desempenho se mantém maiores com dois módulos. Cabe a você testar.

O que eu faria, de fato, seria colocar quatro módulos de 8 GB, afinal você pagou mais caro na placa-mãe com 4 slots para isso. Se não funcionasse por instabilidade do XMP aí eu pensaria em alternativas, mas X570 costuma ser mais tranquilo com isso.

Postado

@WOZ Dods o que você quer dizer com estabilidade? tela azul é um "problema"?

eu costumo ter tela azul com alguma frequência, quando eu saio do PC e peço para ele hibernar, na volta ele dá imagem azul e reinicia.

Os códigos dos erros costumam variar, mas tenho com mais frequência é unexpected store exception e um pouco menos frequente o system service exception.

Postado
15 horas atrás, Vinícius de Andrade Martin disse:

@WOZ Dods o que você quer dizer com estabilidade? tela azul é um "problema"?

eu costumo ter tela azul com alguma frequência, quando eu saio do PC e peço para ele hibernar, na volta ele dá imagem azul e reinicia.

Os códigos dos erros costumam variar, mas tenho com mais frequência é unexpected store exception e um pouco menos frequente o system service exception.

Sim, tela azul é um problema e é sinal de alguma coisa está errada com o sistema. Já testou suas unidades de armazenamento com crystaldiskinfo? Pode testar as memórias também com o memtest86 inicializável via pendrive. Se não tiver instalado os drivers como na minha assinatura, instale também. O Windows deve sempre ser baixado diretamente da microsoft, automaticamente pela ferramenta de instalação própria. Versões alteradas podem ser problemáticas. Pode conferir outros toques para fazer a instalação da forma mais correta possível para facilitar futuras manutenções no tópico abaixo.

Postado

@Vinícius de Andrade Martin , como não tem nada de hardware dando problema, é quase certo que é algum driver com problema. O software BlueScreenView pode ajudar a descobrir qual o driver problemático, aí ou atualiza ele ou remove se não for necessário.

Ou como é só depois de hibernar, pode desativar a hibernação também e ficar só com o "dormir".

• 2 semanas depois...
Postado
Em 10/10/2021 às 21:36, dudaskank disse:

@Vinícius de Andrade Martin , como não tem nada de hardware dando problema, é quase certo que é algum driver com problema. O software BlueScreenView pode ajudar a descobrir qual o driver problemático, aí ou atualiza ele ou remove se não for necessário.

Ou como é só depois de hibernar, pode desativar a hibernação também e ficar só com o "dormir".

depois de alguns dias com o BlueScreen no PC consegui reproduzir um erro de tela azul.

Erro causado por ntoskrnl.exe. Vi alguns métodos para tentar arrumar, alguns um pouco complexos para mim 😕

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!