Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como desativo o CSM na placa-mãe A320M-K?


Ir à solução Resolvido por Wallace Matheus,

Posts recomendados

  • Membro VIP

@Wallace Matheus Boa noite! Para que você possa ter respostas para sua dúvida, movemos a mesma para o setor correto. Contamos com sua compreensão! :)

 

Sobre sua dúvida, acredito que essa opção fica na aba "Boot". Deverá existir um menu com nome "CSM (Compatibility Suport Module)". Entre ali e desative o recurso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Wallace Matheus Você provavelmente instalou o Windows em Legacy. Se você altera o Boot Mode para UEFI, ele não vai dar boot. Você precisa reinstalar o Windows 10 (ou instalar o Windows 11 direto, se for seu caso), certificando-se que a BIOS está configurada dessa maneira:

  • Boot Mode: UEFI
  • Secure Boot: Ligado
  • CSM: Desligado
  • Fast Boot: Ligado
  • TPM: Ligado (fTPM, Firmware TPM)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Rio McCloud Problema resolvido e não foi necessário formatar. Assisti esse vídeo: e ele ensinou como converter para UEFI e eu desabilitei o CSM na BIOS. Segue abaixo minha config para casos semelhantes

Ryzen 5 1600AF

16GB RAM DDR 2400MHz

A320M-K/BR ////BIOS VERSION: 5604

GTX 1660 GALAX 1 CLICK OC

SSD 128GB

HDD 1TB

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 07/10/2021 às 10:33, Judar disse:

Eu estava vendo uns vídeos parecido para converter e em uns comentários tinha algumas pessoas comentando sobre e  estava com um tico de medo, mas obrigado 😄.

 

Então pessoal, comprei dois módulos de memória RAM de 16GB 3.200MHz KINGSTON FURY cada, e me deparei com uma questão:

 

1. Gostaria de aumentar a capacidade da memória gráfica do meu AMD Ryzen 3 3.200G de 2GB para 4GB, e vendo um vídeo no Youtube ([MEDIA=youtube]kISujX53_5s[/MEDIA]), o rapaz lá fala que para isto eu tenho que desabilitar o CSM (Compatibility Suport Module), pois o máximo que posso ter de memória gráfica, é atualmente o máximo de 2GB   .

 

A questão é que o rapaz diz que eu terei que reinstalar o Windows 11 novamente, isto procede?

 

Poxa, para mim fica inviável fazer isto, tenho muita coisa configurada no meu Windows 11, para ter um Windows 11 Enterprise 23H2 do ABSOLUTO ZERO.

 

Teria alguma outra forma de desabilitar o CSM (Compatibility Suport Module) para eu poder obter mais memória gráfica do meu Radeon Vega 8 Graphics embarcado do meu Ryzen 3 3.200G e quanto de memória eu poderia aumentar para sua utilização, pois espero aumentar a velocidade do programa Topaz Vídeo AI, que uso para otimizar alguns DVDs que tenho aqui, ou Photoshop 2023, ou Adobe Premiere Pro 2023   ?

 

Mas parece que este problema só irá ocorrer se o Windows for LEGACY, se for UEFI, e aqui tem um vídeo de um gajo portuga que mostra como mudar MBR para GPT, ou seja LEGACY boot para UEFI, acho que é isto, logo eu não deveria ter que instalar o meu Windows novamente, ou não é isto?

 

Vídeo do gajo portuga, acima - [MEDIA=youtube]sZTD2gPUxek[/MEDIA] e aqui onde encontrei este vídeo, num tópico do clubedohardware (https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1566611-como-desativo-o-csm-na-placa-mãe-a320m-k/).

 

Por favor me esclareçam: eu vou ou não perder meu Windows 11 23H2 atual, e se esta mudança para mais RAM na APU vai ser uma boa opção, já que tenho agora 23GB de RAM e posso oferecer mais memória para a placa gráfica embarcada no meu AMD Ryzen 3 3.200G?

 

Att.

 

Druid®.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!