Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Cara, é o seguinte:

meu pai tem mania de desligar a energia aqui de casa no disjuntor pra fazer trambique na conta de luz. Duas vezes no dia tem queda. É DIÁRIO

Nessa o meu computador se ferra muitas das vezes porque ele faz sem eu ver, ou então ele avisa mas a máquina ainda tá no processo de desligamento e toma um shut down do nada.

Toda maldita vez, quando eu reinicio o PC, ele volta todo zoado: o sistema leva o triplo do tempo pra iniciar e o desempenho de tudo tá ridiculamente reduzido (navegador travando, jogo com perda de uns 30% do fps padrão, etc.). Normalmente no próximo reboot ele volta ao normal, mas nem sempre.

Eu já pesquisei sobre o assunto na internet e vi muita gente falando coisas que, de certa forma, discordam entre si. Daí minha iniciativa de abrir o tópico pra pedir pra que, por favor, alguém me resumisse o que diabos pode acontecer, como eu posso contornar o problema etc..

Digo, vi muita gente indicando reparação do sistema (usando um USB com o Windows instalado, por exp), outros já dizem pra só fazer uma varredura no disco e de arquivos corrompidos que já conserta tudo no automático. Um tá certo e o outro tá errado? Ambos estão corretos e daí tem uma ordem mais coerente pra executar essas tarefas?

E o mais preocupante: vi pessoas mencionando o potencial prejuízo no hardware, ainda mais sendo quedas frequentes. Minha fonte é uma cx550 e uso filtro de linha iclamper, mas a casa não tem aterramento então nem sei se de algo adianta. Existe possibilidade de eu estar com algum componente prejudicado?

Lamento o estresse nas primeiras linhas. Uso o computador pra estudar e essa situação tá desgastante

• Moderador
Postado

@BeardedBear Boa tarde! Você usa HD? Se sim, provavelmente está explicado. O recurso Inicialização Rápida salva alguns componentes do Windows antes de desligar e assim acelera a inicialização, sendo muito perceptível em HDs. Como a energia é cortada, o Windows não consegue salvar esses componentes e portanto a próxima inicialização é "lenta".

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@BeardedBear Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Se tu usas HD, é interessante fazer um teste, pois o desligamento abrupto freqüente pode provocar o surgimento de setores defeituosos no disco, além de poder corromper o sistema operacional (e nesse caso, muitas vezes só é resolvido com formatação).  Setores defeituosos podem ser a causa da lentidão, muitas vezes só o teste já resolve o problema isolando estes setores, mas em casos sérios como setores defeituosos no começo do disco por exemplo, não há o que fazer a não ser trocar o HD.

Em 06/10/2021 às 18:27, BeardedBear disse:

Digo, vi muita gente indicando reparação do sistema (usando um USB com o Windows instalado, por exp), outros já dizem pra só fazer uma varredura no disco e de arquivos corrompidos que já conserta tudo no automático. Um tá certo e o outro tá errado? Ambos estão corretos e daí tem uma ordem mais coerente pra executar essas tarefas?

Ambos estão corretos, mas o reparo de inicialização é necessário somente se o sistema operacioal estiver corrompido e dando imagem azul na inicialização por exemplo. Isso pode resolver, mas como eu disse, as vezes é necessário (e mais fácil), formatar. Como seu sistema operacional está iniciando normalmente, porém está tudo muito lento, faça o teste de HD usando HD Tune Pro, ou a própria verificação de disco do Windows.

E o mais preocupante: vi pessoas mencionando o potencial prejuízo no hardware, ainda mais sendo quedas frequentes. Minha fonte é uma cx550 e uso filtro de linha iclamper, mas a casa não tem aterramento então nem sei se de algo adianta. Existe possibilidade de eu estar com algum componente prejudicado?

Esse tipo de queda de energia pelo desligamento do disjuntor, é mais difícil prejudicar o hardware em si (fora o HD), a menos que ocorra um surto por terem muitos equipamentos desligando ao mesmo tempo, mas o seu filtro de linha protegerá! iClamper Energia 5 protege mesmo sem aterramento.

meu pai tem mania de desligar a energia aqui de casa no disjuntor pra fazer trambique na conta de luz. Duas vezes no dia tem queda. É DIÁRIO

Avise-o que não é bom ficar desligando o disjuntor freqüentemente, pois o disjuntor não é feito para ser usado como interruptor. Usá-lo como tal provocará seu desgaste, e com o passar do tempo, ocorrerá mau contato. E isso sim pode prejudicar eletrônicos! Para economizar energia, a melhor solução é desligar o que não estiver sendo utilizado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!