Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena migrar de um plano de 100 Mbit/s para 500 Mbit/s?


Mudinhu

Posts recomendados

Olá, atualmente tenho um plano de fibra 100Mbps down e 100Mbps upload com um ip fixo dado ao provedor como cortesia, consigo abrir portas etc. Agora a empresa lançou 500Mbps down e 200Mbps up mas se eu migrar, perco o ip fixo e fico preso no gcnat da vida, provedor pequeno, gostaria da opinião sincera de vocês, valeria a pena a mudança? A mudança seria para streaming mesmo, Netflix+Xbox Cloud jogando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mudinhu SIm, vale a pena... Todo plano de internet em megabit, você tem que dividir por 8 para saber a velocidade em megabyte por segundo, ou seja os seus 100 / 8 vão dar por volta dos 10-15 mb/s. Já se você pegar 500 de down e dividir por 8, vai ficar quase em 100. E sobre IP fixo, basta configurar o IP estático no PC.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos! 

 

Sem testar na prática, fica difícil de dizer. 

 

Eu por experiência própria odiei um plano de 200 mbps ( 200 / 8 = 25 MB/s) de um provedor que tive. Provedor muito ruim. Eles mal entregavam 200 mbps para Youtube, Netflix e outros serviços de videos populares. Fazer download de jogos era quase impossível! Baixar o Windows? Mó tortura! Imagina, baixar o Windows direto do servidores da Microsoft e as vezes não baixava nem a 30 mbps...tinha muita perda de pacotes, a latência era muito alta no período da noite para qualquer servidor...única coisa que eles tinham de bom era que a internet nunca caia. Em resumo parecia  um plano de 20 mbps ADSL melhorado (plus plus plus) para Youtube, netflix etc. 

 

Então fica a pergunta:  qual o critério para dizer se um provedor é bom ou ruim? O que é mais importante para você? Como está sua latência hoje? Está baixa em qualquer horário? Perda de pacotes de maneira geral para diversos servidores está baixa? Eles tem entregado mesmo os 100 mbps em diversos serviços? Quantas dispositivos conectados tem na sua casa? você realmente precisa de muita banda? Exemplo:  umas 4 TV 4k que usam youtube, netflix? 

 

Se tem muita gente usando na sua casa, você precisa fazer um controle de banda ou priorização de tráfego para não aumentar muito seu ping na rede interna? 

 

500 mbps é muita coisa! 100 mbps para um bom provedor, já pode ser tranquilo para ver netflix e jogar ao mesmo tempo sem precisar ficar restringindo outros dispositivos em casa.

 

Depois que sai de 20 para 200 mbps, nunca mais precisei fazer controle de banda. porém com 50 mbps precisei fazer algumas  vezes,  limitações (controle de banda) para não ficar com ping alto nas partidas online.

 

Se você tem 100 mbps, testa aí ué! Liga tudo que você pode (net flix, youtube, outros...) e vai jogar e abre e abre alguns prompt de comando e monitora se há aumento de latência na sua rede e com diversos ip na internet!

@Mudinhu @Mudinhu

 

 

 

@vap25 100 mbps / 8 = 12,5 MB/s.  500 mbps / 8 = 62,5 MB/s.  O problema que nem sempre os provedores entregam a banda contratada para algumas situações. você pode até entrar nesses sites de teste de velocidade e vai bater. Porém na prática, utilizando no dia a dia, não entregam!

 

Tipo podem entregar no youtube e netflix, mas para baixar jogos, as vezes eles não entregam, baixar iso de um sistema operacional etc. Eu fiquei traumatizado com alguns provedores pequenos da minha cidade com fibra ótica nos planos de 50 e 200 mbps. Pura ilusão e maior propaganda enganosa! Única vantagem era o fato de ser fibra e o serviço caia menos que ADSL, sofria menos interferência, mas mesmo assim, tem um provedor aqui de fibra ótica que tem até horário para cair! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vap25 Vai da tua necessidade.

Se te falta banda, troca.

 

E a questão do CG-NAT, em tese, não deveria provocar problemas.

Confere se tua estrutura de rede suporta mais de 100mbps. Nada adiantaria trocar o plano e teu roteador/switch/PC/video game não suportarem mais que isso.

Só pra dar parâmetro, tenho 500 em casa com a Oi, com conexão gigabit só no AP (Wifi) principal. Nos repetidores, apesar de cabeados, não passam de 40 mbbs.

Além disso, no meu quarto, tenho cabo, mas o PC não tem jeito de linkar 1000mbps pela distância e os 100mbps rodam tri bem. Não sinto muita falta. Só quando faço algum download mt grande pra pensar em levar o PC até o roteador principal e conectar com cabo.

Em complemento ao que o @LUSOM disse:

Nem todo servidor entrega tudo o que tu tens contratado. You Tube e Netflix, na pior das hipóteses, com vídeo em altíssima definição e 3D, vai bater 60Mbps.

Além disso, se utiliza HDD (e não SSD) pra armazenar teus jogos (no Xbox acho que ainda é HDD, não?), a velocidade de gravação vai ser limitada a esse (+-150Mbps).

 

Se tá bom, bom preço, tudo funcionando, mantém. Depois vai ser impossível voltar.

 

Ah, @LUSOM , testei latência dos provedores que atendem aqui na região.
Os piores disparados foram Oi e Vivo, com ao menos 20ms de diferença pra qualquer destino.

As locais é que se saíram melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@msoardi você explicou muito bem!

 

Aqui na minha cidade, também testei muitos provedores locais e depois que a OI fibrou tudo, atropelou os concorrentes. Não perdem pacote, latência baixa (sempre) e nunca cai!  Alguns provedores locais, a noite, a latência estava subindo muito. Só não testei a VIVO aqui.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente respostas senhores, agradeço muito.

Bom, moro em apartamento, o provedor local me entrega exatamente os 100/100, tenho um roteador ax1800 da Xiaomi que tem uma folga absurda de dispositivos, meu apartamento é inteligente, então são cerca de 20 dispositivos no wifi, entre tomadas, interruptores e alexa, hoje os 100Mbps me supre, mas por 30 reais a mais eu vou ter folga de banda, a Netflix é 4k por conta da tv e hoje ela roda normal, porém tem uma coisinha nova chamada Xbox Cloud que exige 15MB/s atualmente em beta e depois irá exigir mais, então estou no talo para jogar com qualidade na nuvem, não considerando que jogaria enquanto vejo outro streaming. Latência baixa, bom ping, por se tratar do mesmo provedor, acho que vou arriscar os 500Mbps, mesmo perdendo o ip real, e dor de cabeça para ficar visível, pelo provedor ser pequeno, ele deve usar aquele esquema de ip de rede para cada um, parecido com internet via rádio, minha fidelidade acaba em abril, qualquer coisa, troco para uma outra operadora que chegou na cidade, a Desktop.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!