Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

Uso uma placa-mãe z97 G45 Gaming.

A placa de rede, mas ao abrir essa parte da conexão, não mostra como Giga.

Meu cabo é cat6 e minha conexão é de 500mb.

A conexão chega normal. Mas porque esse conflito está acontecendo?

Porque aqui nessa parte, não mostra 1GBps?

ethernet.jpg

Postado
Em 11/10/2021 às 20:30, addamuss disse:

Uso uma placa-mãe z97 G45 Gaming.

A placa de rede, mas ao abrir essa parte da conexão, não mostra como Giga.

Meu cabo é cat6 e minha conexão é de 500mb.

A conexão chega normal. Mas porque esse conflito está acontecendo?

Porque aqui nessa parte, não mostra 1GBps?

O tipo de conexão não vai aparecer aí.

Sugiro não mexer nessas configurações. Deixe tudo no automático. Todos os drivers de rede dos dois lados do cabo negociam a maior velocidade possível quando a conexão é estabelecida.

Uma razão objetivo para mudar isso está logo aí abaixo na imagem que postou: configurações de VLAN que o sistema não pode adivinhar se você não explicar, configurações relativas a WOL e economia de energia pelo mesmo motivo.

Entrar nessas "configurações avançadas" em geral é só perda de tempo. 

A menos que tenha um cabo muito longo, tipo 80m e/ou que passe por regiões de grande interferência eletromagnética não vai ganhar nada com cabos Cat6 ao invés de Cat5e mais flexíveis e baratos. 

500mbits significa perto de 60MB/s de transferência e 1 PC e um site dificilmente vão trafegar algo assim. Seu PC pode não consumir, o site pode não enviar, mesmo que possa, porque é melhor atender mais gente do que oferecer tanta banda de transmissão.

O lance de conexões de gigabit por exemplo é atender mais e mais dispositivos e nem tanto atender a um computador.

Note que gigabit usa todos os 8 fios do cabo e fast ethernet apenas 4 então sempre teste criteriosamente todas as vias do seu cabo, qualquer categoria.

Um modo de ver a velocidade da conexão atual

No Windows 10 aperte o botão do windows e digite "status da rede" e tecle ENTER. nada mais. Vai ver a opção "alterar opções do adaptador" e lá vai abrir a janela com os adaptadores de rede. Clique com o botão direito e selecione "Status" e vai ver algo assim

image.png.38f6b095c230873a3d26fd733e43bb5e.png

E lá tem as velocidades das conexões. Esse PC da imagem por exemplo tem uma placa fast só para WOL, e podia estar a 10Mbits.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!