Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligado e só liga depois de algumas tentativas


Posts recomendados

Fui viajar na sextas feira e meu PC ficou desligado, apenas ligado na tomada e na fonte. No sábado minha mãe desligou o estabilizador e ficou por isso mesmo cheguei hoje e fui direto ligar o PC.  E não ligava, apenas os leds da placa-mãe ligava. Eu já estava indo pegar o o multímetro pra testar a fonte, mas antes de ir buscar minha namorada veio apertar o botão, e voltou a ligar, configurei a BIOS de novo (tinha resetado a BIOS) e agora está tudo certo. Alguém sabe o que pode ter acontecido? Se eu devo me preocupar? Pode ser algum curto? SEGUE AS CONFIGS: Ryzen 3600, 16GB DE RAM 3600mhz, ASUS B450m PRIME GAMING, GAMEMAX GP  650w. Agradeço desde já.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Descarte o estabilizador. Estabilizadores são um dos maiores geradores de problemas em computadores pois não cumprem o que prometem e prejudicam o bom funcionamento da fonte (além de gerarem outros problemas).

 

Estabilizadores são mania brasileira, só no Brasil esse produto é vendido. O brasileiro tem todos seus aparelhos domésticos ligados diretamente na tomada sem nenhum problema, mas quando se trata de computador, ele teima em achar que precisa de estabilizador. Estabilizadores jamais devem ser utilizados não importa a ocasião.

Veja este artigo para entender mais sobre o assunto:

 

https://www.oficinadanet.com.br/post/10701-porque-parar-de-usar-o-estabilizador

 

Veja estes vídeos para entender mais sobre o assunto:

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV sei do perigo do estabilizador, mas creio q meu problema não seja esse, por hora, fiz umas pesquisas e há vários relatos de usuários amd com esse tipo de problema, inclusive aqueles que não utilizam estabilizador. https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1528893-placa-mãe-ASUS-prime-b450m-gaming-não-liga-possível-solução/

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei responder, mas no seu caso deve ser coincidência. Para verificar isso pegue uns saquinhos de silica-gel (vem junto de remédios, roupas, etc) e deixa dentro do gabinete. Como quebra-ganho pode deixar um pouco de arroz cru dentro de um prato no gabinete (só tem que tomar cuidado ao transportá-lo). Elas tirarão um pouco da umidade. Se puder, tente usar o computador em algum lugar com ar-condicionado.

 

Mas não deve ser isso. Parece problema de fonte. E deixe o computador ligado direto na tomada (ou nessa tomada coloque um filtro de linha BOM (aqui) e todos os aparelhos nesse filtro. Não use Benjamim!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@engfabio Bom dia Fabio, tudo bem? Agradeço desde já a atenção. Bom, logo acima eu citei um post em que os usuários de AMD reclamam deste problema, e por isso achei que seria o meu caso, porém hoje de manhã com a umidade por lá de 95% ligou sem problemas. Cara sei lá, já ia efetuar uma compra de um filtro de linha, não era algo prioritário, mas agora com esse impasse vou acelerar e adquirir o quanto antes. Se não for muito incômodo, acho que seria interessante dar uma olhada neste  post e tirar a sua conclusão sobre o caso, mesma MB mas não o mesmo processador. E também neste vídeo que mostra inúmeras pessoas com esse problema, o que me deixa muito chateado, por ter adquirido algo de performance INCRIVEL, mas ser pecante em construção e adaptação. Quando comprar o filtro de linha, atualizo esse post se continuou meu problema.

14 horas atrás, engfabio disse:

filtro de linha BOM (aqui)

Esse filtro de linha que também é da Clamper, é de boa qualidade?

14 horas atrás, engfabio disse:

silica-gel

Irei recorrer á isso também, precisa ficar exposto ou pode por no case de cabos perto da fonte?

 

14 horas atrás, engfabio disse:

Como quebra-ganho pode deixar um pouco de arroz cru dentro de um prato no gabinete

Em cima do case da fonte, né?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro de linha ver os melhores aqui. Na verdade, uso um nobreak APC 1500Va, pois onde eu moro é só o cachorro mijar no poste que acaba a luz. E também tive um computador queimado, quando uma vez acabava e voltava a luz umas 10 vezes em menos de 1 minuto.

 

Não precisa ficar encanado com umidade. Sílica-gel talvez ajude. Mas acho que não precisa. Arroz acho uma ideia meio ruim. Umidade de 95% é só na parte externa e com chuva fraca. Em São Paulo você não terá umidade interna acima de 40%~50%. Se colocar sílica-gel no saquinho pode colocar no gabinete na parte de baixo (mas longe do cooler da fonte ou do processador). Preferencialmente preso com Duréx. Se o problema fosse umidade ninguém em Manaus, Tocantins, Pará, etc poderia usar computador.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, engfabio disse:

Filtro de linha ver os melhores aqui. Na verdade, uso um nobreak APC 1500Va, pois onde eu moro é só o cachorro mijar no poste que acaba a luz. E também tive um computador queimado, quando uma vez acabava e voltava a luz umas 10 vezes em menos de 1 minuto.

Legal, entendi. Irei agilizar essa compra de filtro de linha.  

24 minutos atrás, engfabio disse:

uso um nobreak APC 1500Va

Aqui raramente cai a luz, então não acho necessário a compra de um Nobrake, né?. 

 

24 minutos atrás, engfabio disse:

Não precisa ficar encanado com umidade.

Então o que você sugere? Recorrer a garantia da MB?

26 minutos atrás, engfabio disse:

pode colocar no gabinete na parte de baixo

Eu estava pensando em colocar na parte superior a fonte (em cima da case da fonte), colada com durex, é uma boa pedida né? Caso o Silica-Gel não dê certo, há outra recomendação?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o computador não ligar depois de um dia de chuva ou mesmo na chuva pegue um secador de cabelo e passe um pouco em cima da placa-mãe (1-2min) se o computador ligar é problema com umidade. O jeito é limpar os cristais de quartzo com alcool isoprolico e passar WD40, senão resolver coloca um pouco de arroz ou silica gel dentro do gabinete é o jeito. 

 

Placas A320 à B450 tem esse problema com umidade mas no meu trabalho peguei uma H110 com Core i3 com esse mesmo problema só ligava no ar-condicionado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me preocupo muito com esse negócio de umidade. Agora se morasse em Santos ou região....

 

Sobre filtro de linha dá uma olhada nessas informações aqui. O Clamper parece ser a melhor opção.

 

Antes de procurar a garantia (o que será complicado pois não parece ser defeito aparente) tente um filtro Clamper e atualize os drivers no Gerenciador de Dispositivo.

image.png.f432944205e3c9b1fc2fa6c0537954d8.png

 

Repita esse procedimento para todos (atualizar driver)

Como no vídeo: no filtro de linha SÓ as coisas do computador (CPU, monitor, impressora, roteador). Não coloque algo que puxe muita energia ou com motor (ex: ventilador). Como você não usa nobreak, então veja se o seu computador dá algum sinal quando liga o ferro de passar roupas, chuveiro, serra, aquecedor, etc.

 

O colega RBMA tem razão e ele conhece o problema. Siga a dica!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/10/2021 às 14:47, RBMA disse:

Quando o computador não ligar depois de um dia de chuva ou mesmo na chuva pegue um secador de cabelo e passe um pouco em cima da placa-mãe (1-2min) se o computador ligar é problema com umidade.

Você tem certeza. No fim de semana meu PC só ligou assim em dia chuvoso. Irei o quanto antes comprar silica-gel, muito obrigado RBMA. Vi em outro post que o chipset b450 é problemático, recomenda algum chipset b550? Devo parar de comprar ASUS ou só o chipset b450 é problemático deles?

 

Em 15/10/2021 às 14:47, RBMA disse:

O jeito é limpar os cristais de quartzo com alcool isoprolico e passar WD40,

Não sei o que é isso, se puder me ajudar a encontrar, agradeço.

 

Em 15/10/2021 às 14:59, engfabio disse:

 

Antes de procurar a garantia (o que será complicado pois não parece ser defeito aparente) tente um filtro Clamper e atualize os drivers no Gerenciador de Dispositivo.

Ok, Fabio. Recorrerei a garantia para revender a mb e ir pro chipset b550 logo. Não quero dor de cabeça com isso

Em 15/10/2021 às 18:41, engfabio disse:

Vi opções de desumidificadores permanentes aqui

Este link não está funcionando :(

Em 15/10/2021 às 18:41, engfabio disse:

sacos desumidificantes aqui.

Isso é melhor do que sillica-gel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math de Paula Cara estava preocupado com isso, aqui onde eu moro tenho muito problema com falta de luz, beira o absurdo. Seu post foi de grande ajuda, vou fugir da prime b450, além de faltar varias vezes, tem casos que a luz cai e volta instantaneamente umas 20 vezes em menos de 1 minuto, é um problema para qualquer maquina, mas se essa é sensível assim, sem chance. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Bruxo13 disse:

@Math de Paula Cara estava preocupado com isso, aqui onde eu moro tenho muito problema com falta de luz, beira o absurdo. Seu post foi de grande ajuda, vou fugir da prime b450, além de faltar varias vezes, tem casos que a luz cai e volta instantaneamente umas 20 vezes em menos de 1 minuto, é um problema para qualquer maquina, mas se essa é sensível assim, sem chance. 

Pois é, dê uma olhada neste vídeo também. 

4 minutos atrás, Bruxo13 disse:

@Math de Paula Cara estava preocupado com isso, aqui onde eu moro tenho muito problema com falta de luz, beira o absurdo. Seu post foi de grande ajuda, vou fugir da prime b450, além de faltar varias vezes, tem casos que a luz cai e volta instantaneamente umas 20 vezes em menos de 1 minuto, é um problema para qualquer maquina, mas se essa é sensível assim, sem chance. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math de Paula umidificadores permanenbtes https://www.magazineluiza.com.br/desumidificador-de-ar-antimofo-permanente-eos-bivolt-bivolt/p/gbhd9afe06/cp/cpde/

ou aqui

 

@Bruxo13 Tenho problema parecido. Coloquei um nobreak APC 1500Va. Antes dele perdi dois aparelhos (queimaram quando a luz foi e voltou 10 x em um minuto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, engfabio disse:

@Math de Paula umidificadores permanenbtes https://www.magazineluiza.com.br/desumidificador-de-ar-antimofo-permanente-eos-bivolt-bivolt/p/gbhd9afe06/cp/cpde/

ou aqui

 

@Bruxo13 Tenho problema parecido. Coloquei um nobreak APC 1500Va. Antes dele perdi dois aparelhos (queimaram quando a luz foi e voltou 10 x em um minuto)

Fabio, lhe agradeço grandemente pela atenção. Tenha um bom dia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!